Certame oferece 180 vagas e as inscrições podem ser feitas até o dia 30 de maio de 2016.

A FAB (Força Aérea Brasileira) publicou por meio do DEPENS (Departamento de Ensino da Aeronáutica) o edital de número 10/2016, que divulga a abertura do Exame Nacional de Admissão para o CPCAR (Curso Preparatório de Cadetes do Ar). Serão disponibilizadas ao todo 180 vagas, onde 160 serão para o sexo masculino e as outras 20 são para o sexo feminino. A previsão para início da formação é para o mês de janeiro de 2017 e 3 anos é o tempo de duração do curso.

Para participar da seletiva é necessário se enquadrar em alguns requisitos necessários, como não possuir menos de 14 anos, nem ter 19 anos de idade completos até o dia 31 de dezembro de 2017, além de até a data de início do Curso para concluir o ensino fundamental do Sistema Nacional de Ensino.

Os interessados no curso deverão realizar suas inscrições no período compreendido entre 12 de maio e 30 de maio de 2016, até às 15 horas. As inscrições devem ser realizadas através do site ingresso.afaepcar.aer.mil.br e efetivadas mediante o pagamento da taxa de R$ 60

A seleção ocorre a nível nacional e para ser selecionado é preciso ser aprovado em todas as etapas do processo, que são: Prova Escrita; Inspeção de Saúde; Exame de Aptidão Psicológica; Teste de Avaliação do Condicionamento Físico e Validação Documental.

As avaliações escritas serão aplicadas nas cidades de Recife (PE), Belém (PA), Natal (RN), Rio de Janeiro, Salvador (BA), Belo Horizonte, São Paulo, Barbacena (MG), Pirassununga (SP), Curitiba (PR), Campo Grande (MS), Porto Alegre (RS), Manaus (AM), Brasília, Porto Velho (RO) e Boa Vista (RR).

A prova escrita irá ocorrer, provavelmente, dia 24 de julho de 2016, o local e horário deverão ser informados com antecedência. O concurso está sob a responsabilidade da EJA, Junta Especial de Avaliação. Os candidatos selecionados estarão aptos a se matricular no Curso Preparatório de Cadetes do Ar, para o ano de 2017, que será realizado na cidade de Barbacena (MG), na EPCAR – Escola Preparatória de Cadetes do Ar.

Assim que os alunos concluírem o Curso receberão certificados de conclusão do CPCAR e também do Ensino Médio, concorrendo ao número de vagas no primeiro ano do Curso de Formação de Oficiais Aviadores da Academia da Força Aérea.

FILIPE R SILVA