Nunca foi tão fácil adquirir uma formação em qualquer matéria, adaptada a todas as necessidades e preços para atender a todos os formatos de orçamento. No entanto, nem sempre é fácil identificar onde encontrar a formação que melhor se adapta às necessidades de cada um, que podem variar de acordo com o objetivo que você quer alcançar e da disponibilidade de tempo, dinheiro e localização.  

Alguns profissionais, sejam empregados ou empreendedores, perguntam-se como procurar uma formação adequada para melhorarem suas carreiras. Abaixo você encontrará algumas maneiras em que você poderá fazer isso:

– Livros e e-Books:

Uma opção bastante prática para aumentar seus conhecimentos é a leitura de livros e e-books relacionados com o tema que você deseja evoluir. Se bem escolhido, um livro fornecerá uma perspectiva sobre determinada questão, além de ser uma excelente auto-formação. A maioria dos livros tem um custo moderado, tendo em vista os benefícios que eles podem lhe trazer. Por outro lado, a oferta de livros digitais, os e-books, tem se expandido amplamente e muitos títulos podem ser encontrados em formato eletrônico, com o benefício de ter o preço e o volume reduzido.  

– Blogs e vídeos:

Essas opções normalmente são gratuitas. Ou seja, não há motivo para você não aceitá-las se estiver conectado à internet boa parte do seu dia e precisar de um treinamento ou conhecimento em determinada área. 

Blogs e vídeos online são bastante recomendados para adquirir conhecimento de questões muito específicas. No entanto, eles não são os meios mais adequados para ter uma perspectiva sobre o assunto, visto que diversos autores podem ser tendenciosos. Procure boas referências para acessar bons blogs e assistir a ótimos vídeos.

Lembre-se que qualquer um pode escrever um blog ou gravar um vídeo e compartilhá-lo na internet. Por isso use de critério para analisar bons conteúdos.  

– Cursos online:

Essa tem sido uma das maiores fontes de treinamento do mundo moderno. Com o avanço da tecnologia e disponibilidade de acesso à internet, as pessoas podem estudar sem sair de casa. A vantagem dos cursos online é que, em primeiro lugar, é mais acessível para adquirir formação.  

As escolhas para realizar um curso online são vastas. Mas é aconselhável que procure referências de boas instituições para que você realmente aprenda com um determinado curso.

Por William Nascimento

A qualificação do funcionário é um investimento com retorno garantido na maioria dos casos. Gera satisfação por parte do colaborador, aumento da produtividade e crescimento da qualidade de seu serviço.

O incentivo, seja por convênio, subsidio ou por financiamento cria um relacionamento e um vínculo cada vez maior entre o colaborador e a empresa, e normalmente gera uma necessidade de permanecer com alta qualidade para que sua posição na empresa não corra riscos e seu beneficio seja perdido.

Incentivos para que o funcionário participe de cursos, treinamentos, graduações e pós-graduações sempre vão gerar uma maior produtividade, mesmo que o emprego fique mais “caro”. A mão-de-obra qualificada pode ter um desempenho superior, compensando ao empregador através dos resultados obtidos.

Por José Alberi Fortes Junior

Você acaba de concluir o MBA, a especialização ou mesmo o mestrado ou doutorado. Sai, então, em busca de oportunidades de trabalho ou de uma mudança para um emprego melhor. Entretanto, muitas empresas nem sequer tomam conhecimento de que essa pós que você lutou tanto para conseguir está no seu currículo. Fique atento a isso e não aceite a primeira oferta por empolgação ou desespero.

O mercado de trabalho dos dias atuais é um campo de batalha. Todos parecem viver num salve-se-quem-puder. Por uma série de fatores conjunturais, as empresas se aproveitam desse contexto de incerteza para contratar profissionais extremamente qualificados, mas não estão dispostas a arcar com a contrapartida salarial que tais colaboradores esperam. E como é ruim a sensação de sentir mal pago. É claro que os tempos não estão para que possamos sair por aí recusando todo e qualquer emprego apenas por soberba. Mas é minimamente justo que um profissional gabaritado receba, pelo menos, a remuneração média que o mercado está praticando para aquela função.

Saiba valorizar seu nível de qualificação dentro do mercado. Não se submeta, a não em caso de extrema necessidade, a um emprego que não valorize suas competências. Ás vezes é melhor esperar um pouco mais por uma oportunidade mais interessante do que mergulhar de cabeça na primeira coisa que aparecer.

Com a necessidade crescente de aperfeiçoamento presente hoje no mercado de trabalho, algumas vezes nos deparamos com algumas dúvidas: qual a melhor modalidade de pós para o nosso caso? Qual delas vai me trazer maior retorno em termos de progressão profissional e/ou ganhos salariais? É preciso considerar alguns fatores para se responder a essas perguntas.

De uma maneira geral, os MBA’s (Master of Business Administration) são cursos voltadas para aqueles que já estão exercendo cargos de confiança com poder decisório ou influência estratégica, como gerentes médios, supervisores e diretores. As pós-graduações latu sensu comuns estão mais focadas em áreas específicas de cada profissão, e buscam o aprofundamento e o desenvolvimento de competências mais pontuais.

Antes de se decidir pela modalidade de pós, analise a sua situação atual dentro da empresa, suas perspectivas e seus objetivos. Só então, opte por aquela que lhe realmente lhe trará benefícios concretos no futuro.