Toda empresa é uma grande equipe. Mesmo com setores que visam resultados individuais, o funcionário que pensa como um todo, leva vantagem, pois os resultados finais também vêm da mesma forma.

Quem pensa em equipe além de ser bem visto pela chefia, demonstra que pensa como líder, que pensa como empresa.

Claro que, cada um deve fazer sua parte para colaborar com o rendimento final. Mas, a equipe mostra a diferença quando unida.

Os resultados aparecem, e sendo um bom funcionário, você se destaca dentro da mesma.

Por José Alberi Fortes Junior

Nas equipes de trabalho atuais, é preciso estar atento para que cada membro não fique sobrecarregado ou com excesso de trabalho. É fundamental que cada um saiba sua função e possa colaborar o máximo possível para o sucesso do grupo. Se você tem o papel de lider, não há maneira melhor de conseguir isso do que ser um facilitador.

Facilitador no ambiente corporativo é aquele que não entrega soluções prontas para os problemas e desafios do dia a dia, mas sim motiva e instiga os demais a encontrar caminhos por si mesmos.

Resolver tudo sozinho não estimula a criatividade das pessoas; pelo contrário, só a poda. E não há nada melhor que ver uma equipe dando as mãos e se esforçando para superar obstáculos e obter crescimento.

Ajude a sua equipe a pensar por si mesma fornecendo estímulos adequados. Você verá que o resultado será muito compensador.

Está aí uma questão complicada no mundo corporativo: promessas não cumpridas. Um projeto não entregue no prazo, um produto ou serviço que chega com atraso, uma tarefa que precisa de prazo extra para ser cumprida. Isso acontece, muitas vezes, porque as pessoas são displicentes ou “querem dar o passo maior do que a perna”.

Antes de prometer qualquer coisa a alguém, é preciso se certificar de que você dispõe do tempo e dos meios para cumprir com sua palavra no prazo.

É essencial também não subestimar a rapidez com que o tempo passa e ter um planejamento de execução das etapas ou atividades. Se por acaso ocorrerem imprevistos, é fundamental comunicar com o máximo de antecedência que a promessa não poderá ser cumprida. Isso atenua os efeitos negativos da frustração da expectativa.

Habitue-se a prometer só aquilo que realmente você pode cumprir. Seja realista ao se comprometer com as pessoas e mantenha sempre sua credibilidade.

Em empresas dos mais diversos ramos de atividade, há uma tendência cada vez maior no trabalho desenvolvido através de projetos. Cada projeto representa um novo desafio. Nesse contexto, o trabalho em equipe assume um papel fundamental. Nenhum projeto pode ter sucesso se não tiver uma equipe afinada por trás dele.

Não só no trabalho, mas em outras áreas da vida, o trabalho em grupo facilita muito as coisas. Um grupo em que todos estão conscientes de suas funções e comprometidos em desempenhá-las da melhor forma possível certamente será vencedor seja num projeto ou nas atividades organizadas de uma maneira mais tradicional.

Se a equipe trabalha bem, cada membro dela pode se focar melhor em suas atribuições e não há excesso ou falta de serviço para ninguém.

Seja participando dela ou coordenando uma equipe, se você fizer o máximo para cumprir a sua parte, todos serão beneficiados e você estará desenvolvendo uma das equipes mais valorizadas pelo mercado atual.

Você trabalha (ou mantém) negócios com parentes?

Muitas são as pessoas que trabalham em conjunto com esposa, filha, tio, primo, etc. Isso é bom ou ruim?

Depende. É necessário muita disciplina na hora de optar por trabalhar ao lado de parentes.

Muitas vezes pela proximidade da relação, os assuntos do trabalho acabam se tornando os assuntos domésticos. Para quem trabalha com a esposa (ou marido), é fundamental que os assuntos de serviço não adentrem o lar depois do período de trabalho. Caso contrário, a relação pode ser desgastada desnecessariamente.

É essencial que exista uma boa divisão de tarefas, de forma que o resultado final seja uma somatória de ambos.

Muitos falam que empresas familiares acabam encontrando o fracasso bem cedo, mas não é verdade. Tendo uma boa disciplina, certamente os negócios familiares podem ter excelentes resultados.