Hoje em dia, as empresas estão cada vez mais exigentes no que diz respeito ao recrutamento de pessoas para preencher os postos de trabalho em aberto. Perante a esta situação, muitas pessoas tem perdido a chance de ingressar em empresas boas pelo fato de não estarem profissionalmente preparadas para os desafios referidos ao novo cargo.

Este assunto tem gerado muitas dúvidas e uma delas é relativa à que tipo de curso é mais frutífero para o atendimento das necessidades do mercado de trabalho: um curso livre ou um curso técnico. Bem, nem sempre a resposta é fácil. Para você decidir qual curso fazer, deverá ponderar quais os benefícios de cada um.

Os cursos livres são rápidos e fundamentados em ideias práticas, isto é, são cursos de aperfeiçoamento e são especialmente dirigidos às pessoas que desejam aprender de forma objetiva novas aptidões para enfrentar os revezes de um novo posto.

Precisa-se salientar que esta modalidade de curso raramente confere certificados, sendo emitidos para os seus participantes somente comprovante de participação no curso. Outros benefícios dos cursos livres é que eles não exigem escolaridade e a duração depende de você, de quanto tempo disponibiliza aos seus estudos.

Os cursos técnicos são mais abrangentes e com certeza possuem mais credibilidade perante o empregador. Os cursos desta modalidade tem duração entre dois e três anos e são dirigidos à pessoas que tenham concluído ensino médio.

Também há cursos que aceitam participantes que estiverem cursando ensino médio, assim, o estudante pode aperfeiçoar-se para o mercado ao mesmo tempo que conclui os seus estudos regulares. Uma das grandes vantagens de fazer um curso técnico é que eles não são dirigidos somente aos jovens, pessoas de mais idade podem assistir cursos técnicos, eles favorecem quem está à procura de novos horizontes laborais e também quem está procurando uma recolocação no mercado de trabalho.

Como foi visto, ambos tipos de curso podem trazer maiores possibilidades de emprego e de realização pessoal, no entanto, você é quem deve decidir qual se adequa mais a sua realidade profissional e quanto tempo dispõe para estudar.

A demanda das empresas, no que diz respeito ao setor de recursos humanos, gira em torno à profissionais capacitados na sua área de atuação, por isso, seja qual for a sua escolha, saiba que estará sendo visto com bons olhos, pois investir em um curso de formação significa que o trabalhador está interessado pelo seu desenvolvimento profissional.

Por Melina Mariel Menezes Pereda

Se preparar para aquela vaga de emprego que você tanto deseja é um dos passos mais importantes para permanecer no mercado de trabalho. A Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) está com vagas abertas para cursos profissionalizantes gratuitos que serão oferecidos em todos municípios da Bahia.

São 23 mil vagas de cursos profissionalizantes, oferecidos gratuitamente, que estarão com inscrições abertas apenas pelo site www.senai.fieb.org.br, voltados para as áreas de indústria. No entanto, devido a parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec), os cursos serão ampliados para calçados, comunicação visual, mineração, moveis, petróleo e gás, rede de computadores, segurança do trabalho, desenho de construção civil.

A FIEB, que também é responsável por entidades como CIEB, o SESI, o SENAI, o IEL, ainda não informou quando começará o período de inscrições e nem quando serão iniciadas as aulas dos cursos técnicos, mas, sempre acesse o site acima para obter estas e outras informações.

Os cursos da FIEB são totalmente gratuitos e para o ano de 2013. Muitas serão as oportunidades para lhe preparar para o exigente e competitivo mercado de trabalho.  

Por Michele de Oliveira

Para atender a demanda por profissionais qualificados na indústria de petróleo e gás nos próximos anos, foram abertas inscrições para um processo seletivo que vai oferecer 11.671 chances em cursos gratuitos.

O Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (PROMINP)  está com inscrições abertas e as oportunidades são para diversas regiões do Brasil.

As vagas estão distribuídas em 14 Estados. Ao todo são 630 chances para curso superior, 3.706 para o nível médio / técnico e o básico com 7.335 chances. Do total, há 63 oportunidades reservadas para pessoas com deficiência.

No Estado de São Paulo serão 1.021 chances em cursos, para profissionais com nível básico, como o de encanador industrial, lixador, pintor industrial, caldeireiro, montador de andaimes, montador, soldador de tubulação e soldador de estrutura. Outro curso interessante para o Estado paulista é o de Eletricista Montador, para pessoas com nível médio.

As inscrições vão até o dia 12 de abril e devem ser feitas pelo site: www.prominp.com.br, no qual é possível ter acesso a mais informações sobre as chances.  As taxas variam de R$ 25,00 a R$ 63,00 e a seleção será feita pela Fundação Cesgranrio.

Por Paulo Talarico

O Projeto Ampliar está com inscrições abertas para 70 vagas remanescentes em cursos profissionalizantes até o dia 12 de agosto de 2011 e por estar em vésperas de início dos cursos, a escola tem pressa pelo preenchimento das vagas.

Há vagas em cursos em diversas áreas como, por exemplo, 10 vagas no grupo de maquiagem profissional, 24 vagas na turma de informática básica, 12 vagas em formação de manicure e 24 vagas para aulas de motivação.

Os interessados precisam ter Ensino Médio completo ou estar em andamento e idade entre 16 e 24 anos, com exceção para o curso de maquiagem profissional onde o candidato deve ter entre 18 e 28 anos.

As inscrições podem ser feitas no site www.projetoampliar.org.br ou na unidade localizada na Avenida Brigadeiro Luiz Antônio, 2344 – 8º andar (Próximo ao metrô Brigadeiro), onde será necessário portar cópia e original de RG, CPF, comprovante de endereço e declaração de escolaridade.

Por Natália Melo

Se você possui mais de 16 anos e esta desempregado no momento, compareça em um dos postos do CAT (Centro de Apoio ao Trabalho) e cadastre-se para cursos profissionalizantes gratuitos que são oferecidos pela Prefeitura de São Paulo, mas apresse- se, pois as inscrições vão até 15 de julho.

No total, há 4 mil vagas disponíveis que são dirigidas exclusivamente para moradores da capital. O grau de escolaridade exigido é o ensino médio, mas pode estar em curso.

Os cursos oferecidos são de atendimento e organização de eventos, de atendimento de comércio varejista, informática para o mercado de trabalho, auxiliar de rotinas administrativas e de departamento pessoal. Todos terão carga horária de 200 horas, reforço de português, matemática e informática e possuem previsão de início para setembro de 2011.

Além do curso, serão oferecidos aos participantes auxílio transporte, lanche e material didático.

Os interessados devem portar, no momento do cadastramento, documentos pessoais (RG, CPF e carteira profissional), comprovante de endereço e de escolaridade.

Por Natália Melo

A FAETEC – Fundação de Apoio à Escola Técnica da cidade do Rio de Janeiro está com 320 vagas abertas para cursos profissionalizantes gratuitos. As aulas são nas áreas de operador de telemarketing, montagem e manutenção de computadores, auxiliar de escritório e promotor de vendas. 

As inscrições podem ser feitas até a próxima sexta-feira, dia 13 de agosto de 2010, nos Centros de Educação Tecnológicas e Profissionalizantes (CETEP) dos bairros de Quintino e Jacarépaguá. Saiba os endereços aqui. Interessados devem se inscrever no local onde frequentará as aulas.

Para efetuar as inscrições os candidatos devem comparecer aos locais, , portando documentação, foto 3×4 e comprovante de escolaridade. O material didático também é gratuito. Mais informações aqui.

Por Thiago Martins

Estão sendo oferecidos em Guarulhos-SP cursos de capacitação e profissionalização visando o carnaval do próximo ano. A iniciativa é da Prefeitura local, que tem parceria com o Ministério do Trabalho e com a Liga Guarulhense das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos (Liesg).

Dentre as áreas disponibilizadas estão confecção de instrumentos, costura, marcenaria, cenografia entre outras. As inscrições deverão ser feitas até o dia 03 de setembro deste ano, na Secretaria de Cultura ou na Associação dos Servidores Municipais de Guarulhos, de segunda a sexta, das 08h às 17h.

Os cursos terão aulas práticas e teóricas, com diversas opções de horários, e as aulas tem início previsto para o próximo dia 08 de setembro. Além do certificado, os participantes também receberão auxílio-transporte e lanche.

Por Elizabeth Preático

Fontes: G1, Guarulhos Agora

Prorrogado o prazo para a realização de 10 mil inscrições para cursos gratuitos na Prefeitura de São Paulo. Dentre os cursos ofertados, 5 mil são na área de computação e telecomunicação, 3 mil na área de administração e 2 mil no setor de alimentação.

Ministrado nos períodos da manhã, tarde e noite, as capacitações profissionais estão sendo oferecida para operadores de telemarketing, operador de microcomputador, assistente de vendas, helpdesk, auxiliar de escritório, arquivista, office boy/girl, almoxarife, atendente de lanchonete, chapista, cozinheiro auxiliar e repositor de mercadorias.

Inscreva-se até o dia 10 de agosto de 2010 pelo site www.projovemsp.com.br ou pessoalmente nas unidades do Centro de Apoio ao Trabalho (CAT) dos bairros de Interlagos, Itaquera, Lapa, Santana e Luz. Garanta já a sua vaga e programe o início das aulas para o dia 23 de agosto de 2010.

Por Camila Porto de Camargo