Recentemente foi aberto pela Colmeia – Instituição a Serviço da Juventude (SP), o período de recebimento das inscrições dos candidatos interessados em participar da seleção para os cursos de turismo, barista e cumin que são oferecidos pela Instituição.

De acordo com as informações divulgadas até o momento, as oportunidades (o número total de vagas não foi informado) são destinadas para jovens que tenham idade entre 15 e 18 anos. A carga horária dos cursos em questão serão de 320 horas.

A Colmeia também não estabeleceu um prazo limite para a realização das inscrições. De qualquer forma os candidatos interessados em participar poderão se inscrever via internet por meio do seguinte endereço eletrônico: www.colmeia.org.br.

Quem optar por se inscrever presencialmente poderá se dirigir para a Rua Marina Cintra, nº 97, Jardim Europa, em São Paulo (SP). A Colmeia disponibilizou o telefone (11) 3881-1545 para que os interessados possam sanar suas dúvidas em relação a essa oportunidade.

A previsão é de que o início dos cursos citados ocorra no dia 26 de maio de 2014. A informação é de que os mesmos serão realizados de segunda a sexta-feira tanto na parte da manhã quanto no turno da tarde.

A instituição informa também que os alunos participarão tanto de aulas práticas quanto teóricas com o objetivo de serem preparados para o mercado de trabalho por meio de encaminhamentos feitos para diversas empresas dos mais variados setores.

Os candidatos inscritos nestes cursos terão direito a material didático (apostila) de forma gratuita, material de apoio, camiseta do curso e também certificado. Já o curso em si é completamente gratuito e realizado em uma parceria conjunta com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (FUMCAD).

A instituição foi fundada no ano de 1942 pela então educadora Marina Cintra. O nome de batismo, Colmeia – Instituição a Serviço da Juventude, foi criado para passar a ideia de um espírito de trabalho, união e cooperação.

A missão da instituição é proporcionar aos jovens meios de realização pessoal e profissional por meio de orientação e desenvolvimento de suas potencialidades.

Por Denisson Soares

O Centro de Belas Artes do Estado de Alagoas (Cenart) abriu vagas de cursos gratuitos para quem deseja obter qualificações ligadas às artes como: mímica, artes plásticas, música, teatro, dança, entre outras manifestações artísticas.

Os cursos são totalmente de graça e as inscrições podem ser feitas até o dia 1º de fevereiro de 2013, pessoalmente, na sede do próprio Cenarte, que fica no endereço Pça. Mal. Floriano Peixoto, s/n, Centro, Maceió, AL.

Para que a inscrição seja feita com sucesso, o candidato deve preencher a ficha de cadastro, levar uma foto 3×4 e cópias do RG, CPF e comprovante de residência, além de escolher na ficha qual o curso deseja fazer.

Caso o candidato seja menor de idade, deve levar uma declaração dos pais ou responsável. O Cenarte está com 452 vagas distribuídas para os cursos acima. Para maiores informações, também pode ligar para (82)3315-7889.

O objetivo da Cenart é qualificar pessoas, apaixonas pelas artes, para trazerem mais cultura para o estado de Alagoas ou ainda levar para o Brasil e para o mundo, as propostas de uma arte mais bela e humanizada.

Caso você more em Alagoas, faça a sua inscrição e garanta seu lugar em uma das artes mais belas do mundo.

Por Michele de Oliveira
   

 

Se preparar para aquela vaga de emprego que você tanto deseja é um dos passos mais importantes para permanecer no mercado de trabalho. A Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) está com vagas abertas para cursos profissionalizantes gratuitos que serão oferecidos em todos municípios da Bahia.

São 23 mil vagas de cursos profissionalizantes, oferecidos gratuitamente, que estarão com inscrições abertas apenas pelo site www.senai.fieb.org.br, voltados para as áreas de indústria. No entanto, devido a parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec), os cursos serão ampliados para calçados, comunicação visual, mineração, moveis, petróleo e gás, rede de computadores, segurança do trabalho, desenho de construção civil.

A FIEB, que também é responsável por entidades como CIEB, o SESI, o SENAI, o IEL, ainda não informou quando começará o período de inscrições e nem quando serão iniciadas as aulas dos cursos técnicos, mas, sempre acesse o site acima para obter estas e outras informações.

Os cursos da FIEB são totalmente gratuitos e para o ano de 2013. Muitas serão as oportunidades para lhe preparar para o exigente e competitivo mercado de trabalho.  

Por Michele de Oliveira

O SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) está com as inscrições abertas para um Processo Seletivo que terá o intuito de selecionar profissionais para os Cursos de Aprendizagem Industrial. Ao todo, estão sendo oferecidas mais de 3 mil vagas em 19 municípios da Bahia.

Os interessados poderão se inscrever até o dia 23 de maio, através do site da UniBrasil Vestibulares.

Os candidatos às vagas deverão ter no mínimo o ensino fundamental completo. Também é requisito que o interessado nos cursos tenha idade entre 14 e 21 anos.

Não será cobrada taxa de inscrição e os cursos são completamente gratuitos, com provas sendo aplicadas no dia 3 de junho.

As aulas começarão logo no mês seguinte e uma das vantagens destes cursos, além de sua gratuidade, é que os estudantes aprovados poderão ter um emprego garantido como jovens aprendizes, graças à parceria do SENAI com diversas indústrias que farão as contratações.

As 3.082 vagas nos cursos gratuitos do SENAI da Bahia serão divididas em 83 turmas.

No site da FIEB (www.fieb.org.br) é possível encontrar a lista completa cursos oferecidos.

Por Russel

Criado no ano de 2008, o Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQ) é uma boa oportunidade para quem está desempregado e quer uma chance para se preparar melhor para o mercado de trabalho. Feito pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo, o PEQ oferece aos profissionais cursos de forma presencial, sendo ministrados 5 vezes pela semana, com 4 a 5 horas ao dia. Eles têm uma carga horária total de 230 horas, sendo que a duração do curso varia entre 2 e 3 meses.

O PEQ é voltado para as pessoas que estão sem emprego e pertencem à faixa etária dos 30 até 59 anos. Todos que participam têm o direito de uma bolsa auxílio no valor de R$ 210 e também auxílio transporte de R$ 120. Outros benefícios que o participante terá direito são o lanche e o material didático. A bolsa somente será oferecida caso a pessoa não receba o seguro-desemprego e nem benefícios da Previdência Social.

Para esta próxima empreitada será oferecida aos profissionais os cursos de logística básica e alimentador de linha de produção. Eles serão ministrados no período vespertino, das 13:00 às 17:30.

As inscrições para o Programa Estadual de Qualificação Profissional poderão ser feitas a partir do dia 26 de setembro de 2011, no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), das 08:00 até às 16:00. Para o preenchimento do seu cadastro de matrícula, compareça com CPF, RG e Carteira de Trabalho.

Os endereços para as inscrições, assim como todas as informações importantes sobre o PEQ, você encontra no site www.peq.sp.gov.br ou no portal www.emprego.sp.gov.br.

A Prefeitura de Santo André, cidade da Grande São Paulo, está com inscrições abertas para qualificação gratuita nos cinco Centros Públicos de Formação Profissional (CPFP).

Os participantes terão opções de cursos em diversas áreas, entre elas, marcenaria, construção civil, indústria, panificação, elétrica, informática, e estética, totalizando quase 30 modalidades de cursos de aprendizagem nos turnos da manhã, da tarde e da noite. Além disso, a Prefeitura firmou parceria com diversas escolas profissionalizantes, entre elas, a rede Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).

Todos os cursos de qualificação são destinados aos moradores do município que tenham Ensino Fundamental completo ou incompleto.

O cadastramento deve ser feito em um dos CPFPs ou no Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda, localizado na Avenida Artur de Queirós, 72 – Casa Branca.

Os endereços dos CPFPs são:

CPFP Armando Mazzo:

Rua Carnaúba, s/nº – Príncipe de Galles

Telefone: 4990-1836

CPFP Júlio de Grammont:

Avenida Rangel Pestana, s/nº – Jardim Cristiane

Telefone: 4425-6964

CPFP João Amazonas:

Rua Antônio Sebastião Esquariza, s/nº – Bairro Capuava

Telefone: 4975-2222

CPFP Valdemar Mattei:

Avenida Artur de Queirós, 399 – Casa Branca

Telefone: 4438-5228

CPFP Miguel Arraes:

Rua Tamarutaca, 175 – Vila Guiomar

Telefone: 4992-3397

Por Natália Melo

Se você possui mais de 16 anos e esta desempregado no momento, compareça em um dos postos do CAT (Centro de Apoio ao Trabalho) e cadastre-se para cursos profissionalizantes gratuitos que são oferecidos pela Prefeitura de São Paulo, mas apresse- se, pois as inscrições vão até 15 de julho.

No total, há 4 mil vagas disponíveis que são dirigidas exclusivamente para moradores da capital. O grau de escolaridade exigido é o ensino médio, mas pode estar em curso.

Os cursos oferecidos são de atendimento e organização de eventos, de atendimento de comércio varejista, informática para o mercado de trabalho, auxiliar de rotinas administrativas e de departamento pessoal. Todos terão carga horária de 200 horas, reforço de português, matemática e informática e possuem previsão de início para setembro de 2011.

Além do curso, serão oferecidos aos participantes auxílio transporte, lanche e material didático.

Os interessados devem portar, no momento do cadastramento, documentos pessoais (RG, CPF e carteira profissional), comprovante de endereço e de escolaridade.

Por Natália Melo

A Oi Kabum!, Escola de Arte e Tecnologia, abriu inscrições para a seleção de 90 jovens (de baixa renda do Rio de Janeiro) interessados em frequentar gratuitamente os cursos oferecidos pela entidade.

A escola faz parte de um projeto, criado pela parceria firmada entre a empresa de telecomunicações Oi e a ONG CECIP (Centro de Criação da Imagem Popular), e tem o objetivo de formar profissionais no campo das artes e tecnologias.

Os pré-requisitos para participar são: idade entre 16 e 21 anos; ter concluído ou estar cursando o ensino médio, em escola pública ou como bolsista em colégio particular; residir na cidade do Rio de Janeiro; ter noções básicas de informática; e possuir renda familiar de até um salário mínimo por pessoa.

Os selecionados irão estudar disciplinas nas áreas de Arte Digital, Computação Gráfica, Fotografia, História da Arte e Tecnologia, Oficina da Palavra, Vídeo, Web, Design e Design Sonoro, entre outras, durante 18 meses.

As aulas serão ministradas na sede da escola, que fica na Rua Visconde de Pirajá, 54, Ipanema, de segundas às sextas-feiras, das 8 horas às 12 horas.

As inscrições podem ser feitas até o dia 4 de julho, através do site www.oifuturo.org.br.

Por André Gonçalves

Estudantes com idades de 16 a 26 anos podem participar do curso de informática do Centro de Integração Empresa-Escola do RS (CIEE-RS).

O curso, gratuito, faz parte do Programa Cidadania e Talento e inicia dia 15 de março de 2011, na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Para participar o é necessário estar estudando no Ensino Médio em escolas públicas.

As vagas estão disponíveis nos Centros de Capacitação da Avenida Borges de Medeiros, 328; da Rua Dom Pedro II, 861 e no Centro da Escola Almirante Barroso, que fica na Rua Capitão Coelho, 95.

Inscrições e maiores informações através do telefone (51) 3363-1084 ou através do e-mail carlas@ciee-rs.org.br.

Por E.S.

Com o intuito de promover a capacitação de profissionais para uma das áreas com maior demanda na Copa do Mundo e na Olimpíada, o Senac de São Paulo está oferecendo vagas para cursos de capacitação de cozinheiros e garçons.

As inscrições podem ser feitas pelo site da instituição até o dia 10 de fevereiro.

Ao todo, há 316 vagas e 26 turmas serão abertas para a capacitação de garçons e 16 para a de cozinheiro.

As aulas acontecem em cidades do interior, como Campos do Jordão.

Além da disponibilidade para frequentar as aulas nas cidades em que elas são oferecidas, os candidatos precisam ter mais de 18 anos, renda familiar de no máximo dois salários mínimos e disponibilidade para residir nos hotéis-escola onde os cursos são oferecidos.

Mais informações no site do Senac.

Por Camila Porto de Camargo

Todo e qualquer curso pode incrementar um currículo. Cada pessoa escolhe aqueles que melhor lhe apetecem, mas em muitas ocasiões é interessante buscar temas fora da compreensão individual, justamente por possibilitar a abertura de leques ao histórico profissional – e pessoal, consequentemente.

O Acessa SP, no intuito de contribuir para a formação do ser, acaba de anunciar a disponibilidade de 14 minicursos que podem ser realizados via internet, em casa, ou nas 612 unidades do Acessa SP, espalhadas em vários locais da cidade.

Sem custo algum, os interessados podem escolher entre os temas: “Como preparar um currículo”, “Consumidor: você tem direitos”, “Etiqueta na Internet”, “Doce sem açúcar”, “Segurança pessoal”, “Como fazer uma horta”, “As doenças do sexo: DSTs e Aids”, “Como fazer nós de gravata”, “Dengue, uma guerra a ser vencida”, “Controle suas finanças pessoais”, “Como cuidar do automóvel”, “Como cuidar de crianças”, “Técnicas de textura em parede” e “Como jogar xadrez”.

Para realizar a inscrição, o cidadão deve acessar o endereço minicursos.acessasp.sp.gov.br. Ao final de cada minicurso, o estudante deve responder um questionário no intuito de absorver o conteúdo abordado.

Por Luiz Felipe T. Erdei

Fonte: Secretaria Estadual de Gestão Pública – SP

Quanto mais qualificada é a pessoa, maiores são as chances de um emprego melhor, estável e com boa remuneração. No intuito de fomentar tal ideia é que o instituto Euvaldo Lodi, de Mato Grosso do Sul (IEL/MS), divulgou o calendário deste ano com cursos gratuitos de educação a distância.

Integrante do Programa de Capacitação de Estudantes, o sistema proporciona os cursos “Marketing Pessoal”, “Conheça a Empresa”, “Prepare-se para o Mercado”, “Construa sua Carreira” e “Aprenda com o Estágio”. Para efetivar as inscrições é necessário acessar o site do instituto.

Segundo Clara Rosana Piva, líder do Programa de Estágio do IEL/MS, as matrículas devem ser realizadas entre 7 de fevereiro e 11 de março para a primeira turma. Já para a segunda turma, o prazo de inscrições transcorre de 4 de abril a 6 de maio. A terceira turma será composta pelos matriculados entre 6 de junho e 8 de julho e a quarta, diferentemente, entre 8 de agosto e 9 de setembro. O período para a quinta e última turma vai de 10 de outubro a 30 de novembro.

Clara assegura que os cursos a distância em questão compõem o melhor conteúdo para o bom desenvolvimento do currículo do cursando, com módulos virtuais autoinstrucionais voltados a estudantes de todos os níveis (médio, técnico e superior).

Para outras informações, entre em contato com o instituto pelo telefone (67) 3389-9026.

Por Luiz Felipe T. Erdei

Fonte: CNI

A FGV, Fundação Getúlio Vargas, é uma Instituição voltada ao ensino de qualidade, a distância e com materiais didáticos gratuitos. Diversos cursos de atualização são oferecidos gratuitamente a todos, sem distinção de escolaridade. Cursos na área de Gestão, Administração, Comunicação, Marketing, Ciência de Tecnologia, Recursos Humanos e outros, são gratuitos e podem ser acessados a qualquer hora através da página www5.fgv.br/fgvonline.

A Fundação também possui  cursos de Nível Superior e Pós-graduação. Ao final, são oferecidos aos concluintes um diploma de graduação tecnológica. As inscrições são feitas através da Internet, bem como as aulas, sendo que as provas e atividades práticas, em aulas presenciais, nos pólos indicados.

Para acessar a página dos cursos de Graduação, clique aqui.

Por Monique Mota

As Oficinas Culturais do Estado de São Paulo junto com a Secretaria de Cultura oferecem gratuitamente para o público em geral mais de 24 mil vagas para mais de 700 cursos. A programação repleta de novidades conta com aulas de teatro, dança, circo, literatura, audiovisual, cinema, música, artes plásticas, entre outros.

O foco destes cursos é a formação de público específico para as artes, além de capacitar e incentivar indivíduos que trabalham espontaneamente com cultura artística, buscando uma colaboração para pesquisas e experimentações nas diversas linguagens.

As Oficinas Culturais do Estado estão localizadas em pontos estratégicos da cidade e do interior. Os interessados deverão efetuar a inscrição diretamente nas oficinas e observar os critérios de seleção de cada atividade. A programação completa com os locais de inscrição está disponível no site www.oficinasculturais.org.br.

Por Thatiane Ferrari

O site de compras coletivas Imperdível, em parceria com o Hotmail, irá oferecer dois cursos gratuitos de informática. Um deles é de treinamento em Excel básico e o outro de Planejamento e Gestão de Carreira. Após a conclusão os formandos receberão certificado, o que pode enriquecer seus currículos.

Para participar dos cursos é necessário ser usuário do Hotmail, quem ainda não possui uma conta pode fazê-la de graça no site www.windowslive.com.br, e estar cadastrado no site Imperdível (www.imperdivel.com.br). O cadastro no site de compras também é gratuito.

O prazo para se inscrever vai até o dia 22 de outubro de 2010. Os cursos tem duração de 30h (Excell) e 40h (Planejamento e Gestão de Carreiras) e acontecerão de maneira online.

Maiores informações podem ser obtidas no site oficial do Imperdível.

Por Thiago Martins

O Projeto Ampliar promovido pelo Secovi-SP (Sindicato da Habitação de São Paulo) está oferecendo a participantes com idade entre 16 a 28 anos nove cursos gratuitos. Entre os cursos ofertados estão os de assistente de cabeleireiro, manicure, auxiliar de escritório, auxiliar de vendas, auxiliar de contabilidade, informática básica, recepcionista e empreendedorismo. Os participantes receberão certificado de participação ao final de cada curso comprovado pelo Senai.

Os cursos serão realizados nas unidades da Avenida Brigadeiro Luiz Antonio, no bairro Bela Vista e no Jardim São Bernardo, na região do Grajaú. Se você não quer perder essa oportunidade, compareça a unidade do Projeto da Avenida Brigadeiro Luiz Antonio munido de documentos pessoais, comprovante de residência e de escolaridade.

Para maiores informações, ligue para o (11) 5591-1246 5591-1383.

Por Camila Porto de Camargo

Fonte: IG

Os empresários brasileiros de inúmeros setores reclamam sobre a falta de mão de obra qualificada no Brasil, problema intrínseco, dizem alguns, à expansão pela qual o país atravessa na atualidade. O problema direto aos residentes na nação é a falta de competitividade ante especialistas do exterior. Governo e entidades específicas atuam separadamente para suprir essa carência, bem como algumas empresas.

Bom exemplo é o emplacado pela Dídio Pizza, rede de pizzarias com várias unidades que atende consumidores somente por meio do sistema delivery. Recentemente, estabeleceu parceria com a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), do Bairro do Ipiranga, para abrir um curso totalmente gratuito voltado a mulheres que almejam ser pizzaiolas.

A Dídio admite que a finalidade é estimular o ingresso no mercado de trabalho por mulheres que deixaram suas profissões para se dedicarem aos filhos, à casa, e que agora querem retornar às atividades. Adriana Rios, nutricionista da rede, assegura completo treinamento para atuação na cozinha de uma pizzaria, em várias de suas etapas.

O curso será iniciado em 4 de outubro e terá duração de 5 dias. As quatro mulheres que melhor responderem às expectativas terão a oportunidade de estagiar, na prática, na própria Dídio. Saiba mais informações no site da rede.

Por Luiz Felipe T. Erdei

Fonte: Canal Executivo UOL

Conhecimentos em informática são imprescindíveis para quem está a procura de um primeiro emprego. A empresa Microsoft, gigante do setor de tecnologia, está realizando mais uma edição do programa 'Students to Business'.

No programa são oferecidos diversos cursos gratuitos nas áreas de criação de sites, infra-estrutura e desenvolvimento de softwares. Quem concluir o curso pode ser contratado com estagiário por umas das empresas que fazem parceria com a Microsoft.

Os cursos acontecem nos Centros de Inovação da empresa espalhados por 20 cidades do Brasil. Saiba quais aqui. As inscrições podem ser feitas até o dia 19 de setembro no site www.programas2b.com.br.

Mais informações aqui

Por Thiago Martins

Estarão abertas no período de 08 de setembro a 01 de outubro deste ano, as inscrições para o processo seletivo que visa o preenchimento de 195 vagas para artistas-aprendizes, da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco – uma escola sem fins lucrativos ligada ao governo de São Paulo, que oferece cursos gratuitos.

Estão sendo oferecidas vagas para os cursos de cenografia e figurino, atuação, iluminação, dramaturgia, humor, técnicas de palco e sonoplastia, cada um com 25 vagas, além de 20 vagas para o curso de direção.

Os candidatos precisam ter no mínimo 18 anos até o prazo final de inscrição e ensino médio concluído. Para o curso de direção, necessitam ainda ter cinco anos de experiência na área teatral. As inscrições podem ser feitas através do endereço www.vunesp.com.br.

Por Elizabeth Preático

Fonte: G1

Com o intuito de suprir o número de oportunidades de emprego que serão criados com o início da exploração do Pré-Sal, a Petrobras realizará o Programa de Mobilização da Insdústria de Petróleo e Gás Natural (Prominp).

O Prominp irá oferecer 28 mil vagas, para maiores de 18 anos, em cursos gratuitos de capacitação de níveis básico, médio, técnico e superior. Os cursos irão acontecer em 13 estados do Brasil. Saiba todos aqui. Os candidatos inscritos receberão ajuda de custo, com valores entre R$ 300 e R$ 900, durante o curso.

Interessados devem realizar suas inscrições nos sites www.prominp.com.br ou www.cesgranrio.org.br. O prazo para se inscrever se encerra no dia 12 de setembro de 2010. As taxas custam entre R$ 24 e R$ 60. Mais informações no site oficial do Prominp.

Por Thiago Martins