O município de Rio Grande, localizado no estado do Rio Grande do Sul, tem sido um celeiro de qualificações profissionais e boas oportunidades de emprego através do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), uma instituição reconhecida por formar pessoas preparadas para os desafios do mercado.

Para este ano de 2013, o Senac do Rio Grande está com dezenas de vagas disponíveis para os cursos de técnico de enfermagem e técnico em segurança do trabalho, uma oportunidade de se preparar na teoria e na prática para o seu futuro emprego. As inscrições para o curso de técnico em enfermagem serão feitas até 18 de fevereiro de 2013, devendo ser feita na sede do próprio Senac, em Rio Grande.

O candidato deve levar cópias do RG, CPF, comprovante de residência, de conclusão do ensino médio e ficha de inscrição devidamente preenchida. O mesmo processo vale para quem quer fazer o curso de técnico em segurança do trabalho, cujo período de inscrições vai até dia 18 de fevereiro.

As aulas estão previstas para começar dia 18 de fevereiro e seguirão até o mês de agosto. Os investimentos para cada um dos cursos, tanto de enfermagem quanto de segurança do trabalho, são de 21 x de R$ 258,00, quantia que vale à pena porque ter uma qualificação Senac é porta de emprego aberta garantida.

Faça logo a sua isncrição e tenha um lugar no mercado de trabalho  Maiores informações acesse o site portal.senacrs.com.br/site/unidades.asp?unidade=8.

Por Michele de Oliveira

Se preparar para aquela vaga de emprego que você tanto deseja é um dos passos mais importantes para permanecer no mercado de trabalho. A Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) está com vagas abertas para cursos profissionalizantes gratuitos que serão oferecidos em todos municípios da Bahia.

São 23 mil vagas de cursos profissionalizantes, oferecidos gratuitamente, que estarão com inscrições abertas apenas pelo site www.senai.fieb.org.br, voltados para as áreas de indústria. No entanto, devido a parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec), os cursos serão ampliados para calçados, comunicação visual, mineração, moveis, petróleo e gás, rede de computadores, segurança do trabalho, desenho de construção civil.

A FIEB, que também é responsável por entidades como CIEB, o SESI, o SENAI, o IEL, ainda não informou quando começará o período de inscrições e nem quando serão iniciadas as aulas dos cursos técnicos, mas, sempre acesse o site acima para obter estas e outras informações.

Os cursos da FIEB são totalmente gratuitos e para o ano de 2013. Muitas serão as oportunidades para lhe preparar para o exigente e competitivo mercado de trabalho.  

Por Michele de Oliveira

O SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) está com as inscrições abertas para um Processo Seletivo que terá o intuito de selecionar profissionais para os Cursos de Aprendizagem Industrial. Ao todo, estão sendo oferecidas mais de 3 mil vagas em 19 municípios da Bahia.

Os interessados poderão se inscrever até o dia 23 de maio, através do site da UniBrasil Vestibulares.

Os candidatos às vagas deverão ter no mínimo o ensino fundamental completo. Também é requisito que o interessado nos cursos tenha idade entre 14 e 21 anos.

Não será cobrada taxa de inscrição e os cursos são completamente gratuitos, com provas sendo aplicadas no dia 3 de junho.

As aulas começarão logo no mês seguinte e uma das vantagens destes cursos, além de sua gratuidade, é que os estudantes aprovados poderão ter um emprego garantido como jovens aprendizes, graças à parceria do SENAI com diversas indústrias que farão as contratações.

As 3.082 vagas nos cursos gratuitos do SENAI da Bahia serão divididas em 83 turmas.

No site da FIEB (www.fieb.org.br) é possível encontrar a lista completa cursos oferecidos.

Por Russel

A Oi Kabum!, Escola de Arte e Tecnologia, abriu inscrições para a seleção de 90 jovens (de baixa renda do Rio de Janeiro) interessados em frequentar gratuitamente os cursos oferecidos pela entidade.

A escola faz parte de um projeto, criado pela parceria firmada entre a empresa de telecomunicações Oi e a ONG CECIP (Centro de Criação da Imagem Popular), e tem o objetivo de formar profissionais no campo das artes e tecnologias.

Os pré-requisitos para participar são: idade entre 16 e 21 anos; ter concluído ou estar cursando o ensino médio, em escola pública ou como bolsista em colégio particular; residir na cidade do Rio de Janeiro; ter noções básicas de informática; e possuir renda familiar de até um salário mínimo por pessoa.

Os selecionados irão estudar disciplinas nas áreas de Arte Digital, Computação Gráfica, Fotografia, História da Arte e Tecnologia, Oficina da Palavra, Vídeo, Web, Design e Design Sonoro, entre outras, durante 18 meses.

As aulas serão ministradas na sede da escola, que fica na Rua Visconde de Pirajá, 54, Ipanema, de segundas às sextas-feiras, das 8 horas às 12 horas.

As inscrições podem ser feitas até o dia 4 de julho, através do site www.oifuturo.org.br.

Por André Gonçalves

As Oficinas Culturais do Estado de São Paulo junto com a Secretaria de Cultura oferecem gratuitamente para o público em geral mais de 24 mil vagas para mais de 700 cursos. A programação repleta de novidades conta com aulas de teatro, dança, circo, literatura, audiovisual, cinema, música, artes plásticas, entre outros.

O foco destes cursos é a formação de público específico para as artes, além de capacitar e incentivar indivíduos que trabalham espontaneamente com cultura artística, buscando uma colaboração para pesquisas e experimentações nas diversas linguagens.

As Oficinas Culturais do Estado estão localizadas em pontos estratégicos da cidade e do interior. Os interessados deverão efetuar a inscrição diretamente nas oficinas e observar os critérios de seleção de cada atividade. A programação completa com os locais de inscrição está disponível no site www.oficinasculturais.org.br.

Por Thatiane Ferrari