Essa é mais uma chance para jovens que desejam uma oportunidade no mercado de trabalho e estão em busca de qualificação profissional. Foi anunciada recentemente pelo Ensino Social Profissionalizante (Espro) do estado de São Paulo a abertura de um total de 60 vagas destinadas para o programa de formação profissional.

O foco desse projeto é voltado para jovens com idade entre 15 e 29 anos. Desta vez, as chances são para a zona norte da cidade de São Paulo.

– Sobre o programa

O programa em si oferece aos participantes um curso que tem como objetivo a parte comportamental do profissional. Isso acaba também por envolver aspectos importantes, como o desenvolvimento de um espírito empreendedor, além de posturas compatíveis com que vem sendo pedido pelo mercado de trabalho.

Com o decorrer do curso os profissionais terão a oportunidade de aprenderem técnicas administrativas, marketing pessoal, comportamentos de rotinas organizacionais. Temas como comunicação, cidadania, lógica e ética também serão abordados.

A Espro ressalta que essa é mais uma chance para o jovem que alimenta o desejo de aprimorar seus conhecimentos para poder estar mais apto a concorrer para as vagas que surgirem no mercado.

Vale destacar também o fato de que os cursos em questão são gratuitos. Nele também estão inclusos o material didático a ser utilizado pelo aluno e o uniforme. O horário dos cursos vai das 8h até às 12h. No turno vespertino os cursos acontecem entre 13h e 17h.

– Inscrições

Os candidatos interessados em aproveitar alguma das oportunidades apontadas poderão se inscrever na unidade Itaguassu, local onde o curso será ministrado. O endereço da mesma é o seguinte: Avenida Penha Brasil, n°2.770, Vila Nova Cachoeirinha. No momento da inscrição os candidatos deverão estar portando cópia do RG e do CPF.

O horário de atendimento aos interessados será feito de segunda a sexta-feira entre os horários de 8h30 às 16h30. Também haverá atendimento nos sábados, porém, entre 9h e 15h.

O período de recebimento das inscrições permanecerá em aberto entre os dias 25 de outubro de 2014 e 1° de novembro de 2014.

Por Denisson A. Soares

Já estão abertas as inscrições para o Programa de Capacitação Profissional da Fiat Automóveis. A empresa está oferecendo 30 oportunidades para o Curso de Consultor Automotivo de Vendas. O curso, que será realizado na cidade de São Paulo, é destinado a jovens que possuam entre 18 e 24 anos.

As vagas são voltadas para jovens de baixa renda. Após o curso, que possui duração de três meses, os jovens têm a oportunidade de atuar em concessionárias parceiras do Programa.

Para participar da seleção, é necessário ter concluído o ensino médio.

Os interessados têm até o dia 21 de dezembro para se inscrever na Rede Cidadã, em dias úteis, das 10:00 às 15:00. É necessário que os interessados estejam munidos de original e cópia do CPF, RG, comprovante do término do ensino médio, comprovante de residência e comprovante de renda familiar. Os homens devem apresentar também a carteira de reservista.

A seleção será composta de seis etapas: análise socioeconômica, teste escrito (português, matemática e redação), teste psicológico, dinâmica, entrevista e visita domiciliar.

Durante o período do curso, os jovens terão direito a uniforme, material de estudo, alimentação, vale transporte e cesta básica.

As aulas ocorrerão no Senai Conde José Vicente de Azevedo, Zona Sul de São Paulo.

Por Rafaela Fusieger

Jovens interessados em se qualificar profissionalmente têm uma boa oportunidade no Instituto Colmeia. Em parceria com a empresa automotiva Fiat, a instituição abriu inscrições para Curso de formação na área automotiva. Ao todo são 30 vagas e os participantes também recebem um certificado do SENAI.

As aulas são do curso-consultor automotivo e destinadas a jovens de 18 a 24 anos com baixa renda. Os candidatos devem ter concluído o Ensino Médio e o Instituto busca por pessoas que não estejam trabalhando atualmente. O objetivo do programa é oferecer acesso ao mercado de trabalho.

As atividades do Insituto Colmeia  são compostas por temas como marketing pessoal, ética, cidadania, educação financeira, direitos trabalhista, estrutura organizacional, empregabilidade, comunicação e identidade para a formação humana dos alunos.

Além disso, os pariticpantes farão aulas práticas e teóricas sobre o setor automotivo, aplicado pelo SENAI. A Fiat entra com o conteúdo sobre vendas.

Os selecionados terão 400 horas de curso, em aulas que acontecerão de segunda a sexta feira das 7h:30 às 16h:30, durante um período de três meses.

Os interessados devem se inscrever comparecendo à Rua Marina Cintra, n° 97, Jardim Europa, São Paulo, na unidade do instituto Colméia, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h. Para mais detalhes o contato é o telefone: (11) 3881-1545.

Por Paulo Talarico