Essa é mais uma chance para jovens que desejam uma oportunidade no mercado de trabalho e estão em busca de qualificação profissional. Foi anunciada recentemente pelo Ensino Social Profissionalizante (Espro) do estado de São Paulo a abertura de um total de 60 vagas destinadas para o programa de formação profissional.

O foco desse projeto é voltado para jovens com idade entre 15 e 29 anos. Desta vez, as chances são para a zona norte da cidade de São Paulo.

– Sobre o programa

O programa em si oferece aos participantes um curso que tem como objetivo a parte comportamental do profissional. Isso acaba também por envolver aspectos importantes, como o desenvolvimento de um espírito empreendedor, além de posturas compatíveis com que vem sendo pedido pelo mercado de trabalho.

Com o decorrer do curso os profissionais terão a oportunidade de aprenderem técnicas administrativas, marketing pessoal, comportamentos de rotinas organizacionais. Temas como comunicação, cidadania, lógica e ética também serão abordados.

A Espro ressalta que essa é mais uma chance para o jovem que alimenta o desejo de aprimorar seus conhecimentos para poder estar mais apto a concorrer para as vagas que surgirem no mercado.

Vale destacar também o fato de que os cursos em questão são gratuitos. Nele também estão inclusos o material didático a ser utilizado pelo aluno e o uniforme. O horário dos cursos vai das 8h até às 12h. No turno vespertino os cursos acontecem entre 13h e 17h.

– Inscrições

Os candidatos interessados em aproveitar alguma das oportunidades apontadas poderão se inscrever na unidade Itaguassu, local onde o curso será ministrado. O endereço da mesma é o seguinte: Avenida Penha Brasil, n°2.770, Vila Nova Cachoeirinha. No momento da inscrição os candidatos deverão estar portando cópia do RG e do CPF.

O horário de atendimento aos interessados será feito de segunda a sexta-feira entre os horários de 8h30 às 16h30. Também haverá atendimento nos sábados, porém, entre 9h e 15h.

O período de recebimento das inscrições permanecerá em aberto entre os dias 25 de outubro de 2014 e 1° de novembro de 2014.

Por Denisson A. Soares

A Fundação Sérgio Contente informou recentemente que ainda se encontra com vagas sendo disponibilizadas para o curso de informática da maturidade, que está sendo realizado na sede da mesma e que foi inaugurado no último mês.

De acordo com as informações divulgadas, ainda há uma oferta de 320 vagas. Ressaltando que no início foram abertas 2 mil chances para o segundo semestre de 2014.

Quem ainda não se inscreveu e quer aproveitar mais essa oportunidade de aprimorar os conhecimentos na área de informática poderá se inscrever até o dia 29 de agosto de 2014.

As inscrições estão sendo recebidas sempre às sextas no horário de 09h até às 16h30 na própria sede da fundação. O endereço da mesma é na rua Tijuco Preto, 269, no bairro do Tatuapé.

Esse curso de informática é voltado para pessoas que tenham mais de 60 anos de idade. Esses candidatos deverão se apresentar no local indicado portando cópias do CPF, RG e também comprovante de residência para efetuarem as inscrições.

Conforme as informações divulgadas pela Fundação Sérgio Contente, a previsão é de que as aulas sejam iniciadas no mês de setembro.

Durante a realização dos cursos, os alunos da maturidade terão acesso a aulas que tratarão de programas de mensagens instantâneas, populares atualmente, como é o caso dos softwares para troca de e-mails, Facebook e YouTube, dentre outros.

Também conhecerão as funcionalidades de diversos outros recursos, como o Movie Maker, Skype, Photoshop, Webcam, download de músicas e vídeos, manipulação de arquivos além de gravações em CD e DVD.

Desde o ano de 2012 a fundação disponibiliza e mantém lan houses voltadas para a terceira idade. Nesses locais, pessoas que tenham mais de 60 anos podem fazer uso dos computadores gratuitamente além da possibilidade de participarem de oficinas.

Atualmente, a fundação mantém em funcionamento duas unidades. Uma situada na Mooca e a outra na Penha.

Para saber mais acesse www.fundacaosergiocontente.com.br.

Por Denisson A. Soares

O Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) iniciou a divulgação de 220 opções de cursos técnicos propagadas em 13 áreas tecnológicas, dentre as quais são evidenciadas categorias no eixo “Militar”. São designados aos alunos que obtenham interesse em se formar nessa classificação, e adquirir maior conhecimento em relação à área especificada.

Interligado a progressão de tecnologias de interesse da Marinha do Brasil e da Aeronáutica, os cursos que estão direcionados a essa classe é agregado por atividades desenvolvidas designadamente ao desempenho de atuação dos participantes, que irão contribuir com o apoio, preparo e emprego concernente as Forças Armadas.

A estrutura curricular dos 34 cursos destinados a este eixo compreende-se pelos saberes e tecnologias conectados a aspectos de segurança e defesa, exaltando primordialmente a ética, raciocínio lógico que advém da agilidade, inteligência e persuasão, além de normas técnicas e de segurança e escrita de documentos técnicos.

O intuito é construir o fortalecimento em relação à missão constitucional atribuída as Forças Armadas, implicada na proteção e defesa da Pátria, aquisição dos poderes constitucionais e cumprimento integral da lei e da ordem.

O estudante que se propor a partilhar do contexto informado terá participação direta com atividades que englobam operações, logística, manutenção, suprimento, armazenamento, informações, controle do espaço aéreo, domínio aéreo de operações navais e terrestres, imprescindíveis ao direcionamento das atividades militares.

Os cursos técnicos serão oferecidos apenas a aqueles que se classificarem, e integrarem a equipe das Forças Armadas através de concurso público.

É evidente que as capacitações ofertadas aos alunos pertinentes ao programa são impostas de acordo com as regras que foram atribuídas ao catálogo nacional de cursos técnicos. Desta maneira, cada nomenclatura, carga horária e perfil apresentado são padronizados, com o objetivo de aplicar uma melhor qualificação no âmbito de ensino e propiciar aos interessados maior probabilidade de aceitação no mercado de trabalho.

Alguns cursos integrados a conjunção militar são especificados, sendo eles descritos abaixo.

Técnico em comunicações navais, onde os mesmos irão aprender como ativar equipamentos e conduzi-los em relação à transmissão e recepção navais. Após o recebimento de certificado, explicitando sua aptidão para executar as tarefas propostas poderão manipular e usar procedimentos de instalação, operação e manutenção de equipamentos que são respectivamente associados à área.

Técnico em controle de tráfego aéreo: A formação propiciará suporte teórico adquirido de acordo com aulas ministradas e interesse do aluno, e prático para melhor desempenho na defesa aeroespacial do Brasil. Serão apresentadas técnicas de controle do tráfego de aeronaves civis e militares, em pouso e decolagem, além de concretizarem manobras na pista.

E por fim técnico em mergulho, que deixará o profissional apto em mergulho e desempenhar técnicas de inspeção de obras vivas de navios, e manutenção orientada concernente aos equipamentos utilizados para atuação da tarefa estabelecida, e, por conseguinte a operação de equipamentos de fotografia e filmagem submarina.

Por Lorena de Oliveira

O Ampliar, programa de capacitação e profissionalização de jovens e adolescentes que estão em situação de risco social, está oferecendo cursos gratuitos para quem quiser se tornar um assistente de cabeleireiro ou maquiador(a). 

Os interessados em concorrer á qualquer uma das 36 oportunidades disponíveis deverão possuir idade entre 18 e 28 anos, além de possuir renda familiar total de até três salários mínimos por mês e cursar ou já ter concluído o ensino médio ou o ensino fundamental.   

As inscrições para a iniciação do curso deverão serem realizadas, pessoalmente, onde os candidatos deverão comparecerem em período comercial de segunda á sexta-feira, na unidade Brigadeiro da ONG, situada na Avenida  Brigadeiro Luiz Antonio, N° 2.344, 8º andar, São Paulo, SP, e os candidatos ainda deverão levar cópias e originais dos seguintes principais documentos: RG, CPF, comprovante de residência recente, comprovante de escolaridade e comprovante de renda familiar.  

O curso para formação de Assistente de Cabeleireiro está com um número total de 24 vagas abertas, sendo que deste número total, 12 serão para o período da manhã e as outras 12 para o período da tarde, e as aulas ocorrerão no período de segunda a sexta-feira, a cada trimestre.  

Para o curso de Maquiagem, os candidatos concorrentes a uma das 12 oportunidades no período da manhã, deverão realizar uma redação como um processo obrigatório de avaliação. Os candidatos que forem selecionados serão convocados para uma entrevista pessoal com profissionais da Payot, em parceira com o Programa Ampliar. As aulas ocorrerão sempre de terça e sexta-feira.

Para obter mais informações, o candidato deverão acessar o seguinte endereço eletrônico: http://ampliar.org.br/, e mantenha-se informado sobre as próximas turmas. Será possível, inclusive, realizar um cadastro prévio nos cursos do interesse do candidato, que estão com as vagas todas preenchidas. 

Todos os candidatos receberão certificados de conclusão dos cursos, assinado por seus devidos profissionais orientadores, para isto, é necessário possuir boa frequência. 

Por Daniela Almeida da Silva

O Via Rápida Emprego, programa criado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, com o objetivo de fornecer capacitação profissional básica à população, está com as inscrições abertas para os cursos que serão ministrados no segundo semestre de 2011. São 30 mil vagas em todo o território paulista, das quais 6.480 para a capital e sua região metropolitana. A idade mínima para participar é de 16 anos. Ser alfabetizado e residente no estado são outros pré-requisitos.

O programa oferece cerca de 130 cursos gratuitos, focados nas áreas de prestação de serviços, comércio, construção civil e indústria, que têm duração entre 30 a 90 dias, com aulas de segunda a sábado.

Além de se qualificar para conseguir uma melhor oportunidade no mercado de trabalho, os participantes terão direito a auxílio-transporte, no valor de R$ 120 mensais, e vão ganhar o material didático. Para quem está desempregado e não conta com seguro desemprego ou outro benefício previdenciário, será oferecida uma bolsa-auxílio de R$ 210.

O cadastro pode ser realizado pelo site www.viarapida.sp.gov.br e também nos postos do Poupatempo e Acessa SP

De acordo com a Secretaria, critérios como renda, idade e escolaridade serão usados na seleção.

Por André Gonçalves

A Oi Kabum!, Escola de Arte e Tecnologia, abriu inscrições para a seleção de 90 jovens (de baixa renda do Rio de Janeiro) interessados em frequentar gratuitamente os cursos oferecidos pela entidade.

A escola faz parte de um projeto, criado pela parceria firmada entre a empresa de telecomunicações Oi e a ONG CECIP (Centro de Criação da Imagem Popular), e tem o objetivo de formar profissionais no campo das artes e tecnologias.

Os pré-requisitos para participar são: idade entre 16 e 21 anos; ter concluído ou estar cursando o ensino médio, em escola pública ou como bolsista em colégio particular; residir na cidade do Rio de Janeiro; ter noções básicas de informática; e possuir renda familiar de até um salário mínimo por pessoa.

Os selecionados irão estudar disciplinas nas áreas de Arte Digital, Computação Gráfica, Fotografia, História da Arte e Tecnologia, Oficina da Palavra, Vídeo, Web, Design e Design Sonoro, entre outras, durante 18 meses.

As aulas serão ministradas na sede da escola, que fica na Rua Visconde de Pirajá, 54, Ipanema, de segundas às sextas-feiras, das 8 horas às 12 horas.

As inscrições podem ser feitas até o dia 4 de julho, através do site www.oifuturo.org.br.

Por André Gonçalves

Estão abertas as inscrições para o curso gratuito de eletricista instalador predial no Senai Marechal Rondon, na cidade de Porto Velho, em Rondônia. Estão sendo ofertadas pela instituição 10 vagas para o público feminino.

Para participar, as mulheres devem ter 18 anos ou mais, e nível de escolaridade superior a 7° série do fundamental. Esta é uma boa oportunidade para as mulheres entrarem neste meio que é muito conhecido por ter homens como a maioria dos trabalhadores.

Para efetuar o seu cadastramento no curso é necessário acessar ao site – www.ro.senai.br – ou ainda pedir mais informações pelos telefones (69) 3211 9504 ou 9261 8269.

No ato da matrícula devem ser levados todos os documentos pessoais, além de um comprovante de residência. As aulas serão ministradas no horário das 13h30 até às 18h30. As vagas ficarão em aberto até que todas sejam preenchidas.

Participe!

Por Oscar Ariel

Que tal participar de um curso de Empreendedorismo e ainda concorrer a um estágio sem sair de casa? O programa Escola Net de Qualificação Profissional está com inscrições abertas para o curso de ensino à distância Jovem Empreendedor. O objetivo do programa é capacitar 2.750 alunos do ensino superior dos cursos de Administração, Economia, Contabilidade e integrantes das Associações Comerciais do Distrito Federal (DF).

A iniciativa da Secretaria de Trabalho do Distrito Federal (Setrab) é gratuita e possui em duas etapas, a duração de seis meses. A primeira é a realização do curso e a segunda a possibilidade para os 136 melhores estudantes de um estágio nas Agências do Trabalhador. O certificado de conclusão valerá como atividades complementares nas universidades.

Para realizar a sua inscrição, basta acessar o site

O Senai-SP está com inscrições abertas para preencher 4,6 mil vagas para 33 cursos técnicos gratuitos nas áreas de tecnologia e industrial.

As aulas, que serão ministradas em 29 cidades do estado de São Paulo, têm início no primeiro semestre do ano que vem e duração de cerca de dois anos, incluindo estágio supervisionado, que é obrigatório.

A seleção será feita por meio da aplicação de uma prova de múltipla escolha, contendo 60 questões referentes ao conteúdo apresentado no Ensino Médio.

Para participar, é preciso ter Ensino Médio completou ou em curso, com previsão de formatura prevista para até o início do curso. Os candidatos também devem pagar uma taxa de R$37.

Os interessados devem se inscrever pelo site do Senai-SP, www.sp.senai.br.

Por BFF

O site de compras coletivas Imperdível, em parceria com o Hotmail, irá oferecer dois cursos gratuitos de informática. Um deles é de treinamento em Excel básico e o outro de Planejamento e Gestão de Carreira. Após a conclusão os formandos receberão certificado, o que pode enriquecer seus currículos.

Para participar dos cursos é necessário ser usuário do Hotmail, quem ainda não possui uma conta pode fazê-la de graça no site www.windowslive.com.br, e estar cadastrado no site Imperdível (www.imperdivel.com.br). O cadastro no site de compras também é gratuito.

O prazo para se inscrever vai até o dia 22 de outubro de 2010. Os cursos tem duração de 30h (Excell) e 40h (Planejamento e Gestão de Carreiras) e acontecerão de maneira online.

Maiores informações podem ser obtidas no site oficial do Imperdível.

Por Thiago Martins

O Projeto Ampliar promovido pelo Secovi-SP (Sindicato da Habitação de São Paulo) está oferecendo a participantes com idade entre 16 a 28 anos nove cursos gratuitos. Entre os cursos ofertados estão os de assistente de cabeleireiro, manicure, auxiliar de escritório, auxiliar de vendas, auxiliar de contabilidade, informática básica, recepcionista e empreendedorismo. Os participantes receberão certificado de participação ao final de cada curso comprovado pelo Senai.

Os cursos serão realizados nas unidades da Avenida Brigadeiro Luiz Antonio, no bairro Bela Vista e no Jardim São Bernardo, na região do Grajaú. Se você não quer perder essa oportunidade, compareça a unidade do Projeto da Avenida Brigadeiro Luiz Antonio munido de documentos pessoais, comprovante de residência e de escolaridade.

Para maiores informações, ligue para o (11) 5591-1246 5591-1383.

Por Camila Porto de Camargo

Fonte: IG

Para quem mora em São Paulo e deseja uma melhor capacitação profissional para ingresso no mercado de trabalho eis que surge uma grande oportunidade. A prefeitura abre nesta segunda-feira, dia 14 de junho, as inscrições para cursos gratuitos de capacitação profissional. São 8.072 vagas para os cursos de operador de telemarketing, auxiliar de escritório, vendedor de comércio varejista e atendente de lanchonete.

Os cursos terão início no dia 1º de julho, em todas as regiões da cidade, com duração de 50 dias em 200 horas de aulas, de segunda  a sábado. Há opções de horários nos três turnos. Para se inscrever é necessário estar desempregado e cursando o ensino fundamental ou médio. O curso fornece auxílio transporte, lanche e material didático.

O período de inscrições vai até o dia 28 de junho, os interessados devem comparecer a uma unidade do Centro de Apoio ao Trabalho (CAT) munido de carteira de trabalho e cópias do RG ou certidão de nascimento, CPF e comprovantes de escolaridade e residência.

Por Mauro Tavares