Essa é mais uma chance para jovens que desejam uma oportunidade no mercado de trabalho e estão em busca de qualificação profissional. Foi anunciada recentemente pelo Ensino Social Profissionalizante (Espro) do estado de São Paulo a abertura de um total de 60 vagas destinadas para o programa de formação profissional.

O foco desse projeto é voltado para jovens com idade entre 15 e 29 anos. Desta vez, as chances são para a zona norte da cidade de São Paulo.

– Sobre o programa

O programa em si oferece aos participantes um curso que tem como objetivo a parte comportamental do profissional. Isso acaba também por envolver aspectos importantes, como o desenvolvimento de um espírito empreendedor, além de posturas compatíveis com que vem sendo pedido pelo mercado de trabalho.

Com o decorrer do curso os profissionais terão a oportunidade de aprenderem técnicas administrativas, marketing pessoal, comportamentos de rotinas organizacionais. Temas como comunicação, cidadania, lógica e ética também serão abordados.

A Espro ressalta que essa é mais uma chance para o jovem que alimenta o desejo de aprimorar seus conhecimentos para poder estar mais apto a concorrer para as vagas que surgirem no mercado.

Vale destacar também o fato de que os cursos em questão são gratuitos. Nele também estão inclusos o material didático a ser utilizado pelo aluno e o uniforme. O horário dos cursos vai das 8h até às 12h. No turno vespertino os cursos acontecem entre 13h e 17h.

– Inscrições

Os candidatos interessados em aproveitar alguma das oportunidades apontadas poderão se inscrever na unidade Itaguassu, local onde o curso será ministrado. O endereço da mesma é o seguinte: Avenida Penha Brasil, n°2.770, Vila Nova Cachoeirinha. No momento da inscrição os candidatos deverão estar portando cópia do RG e do CPF.

O horário de atendimento aos interessados será feito de segunda a sexta-feira entre os horários de 8h30 às 16h30. Também haverá atendimento nos sábados, porém, entre 9h e 15h.

O período de recebimento das inscrições permanecerá em aberto entre os dias 25 de outubro de 2014 e 1° de novembro de 2014.

Por Denisson A. Soares

Hoje em dia, as empresas estão cada vez mais exigentes no que diz respeito ao recrutamento de pessoas para preencher os postos de trabalho em aberto. Perante a esta situação, muitas pessoas tem perdido a chance de ingressar em empresas boas pelo fato de não estarem profissionalmente preparadas para os desafios referidos ao novo cargo.

Este assunto tem gerado muitas dúvidas e uma delas é relativa à que tipo de curso é mais frutífero para o atendimento das necessidades do mercado de trabalho: um curso livre ou um curso técnico. Bem, nem sempre a resposta é fácil. Para você decidir qual curso fazer, deverá ponderar quais os benefícios de cada um.

Os cursos livres são rápidos e fundamentados em ideias práticas, isto é, são cursos de aperfeiçoamento e são especialmente dirigidos às pessoas que desejam aprender de forma objetiva novas aptidões para enfrentar os revezes de um novo posto.

Precisa-se salientar que esta modalidade de curso raramente confere certificados, sendo emitidos para os seus participantes somente comprovante de participação no curso. Outros benefícios dos cursos livres é que eles não exigem escolaridade e a duração depende de você, de quanto tempo disponibiliza aos seus estudos.

Os cursos técnicos são mais abrangentes e com certeza possuem mais credibilidade perante o empregador. Os cursos desta modalidade tem duração entre dois e três anos e são dirigidos à pessoas que tenham concluído ensino médio.

Também há cursos que aceitam participantes que estiverem cursando ensino médio, assim, o estudante pode aperfeiçoar-se para o mercado ao mesmo tempo que conclui os seus estudos regulares. Uma das grandes vantagens de fazer um curso técnico é que eles não são dirigidos somente aos jovens, pessoas de mais idade podem assistir cursos técnicos, eles favorecem quem está à procura de novos horizontes laborais e também quem está procurando uma recolocação no mercado de trabalho.

Como foi visto, ambos tipos de curso podem trazer maiores possibilidades de emprego e de realização pessoal, no entanto, você é quem deve decidir qual se adequa mais a sua realidade profissional e quanto tempo dispõe para estudar.

A demanda das empresas, no que diz respeito ao setor de recursos humanos, gira em torno à profissionais capacitados na sua área de atuação, por isso, seja qual for a sua escolha, saiba que estará sendo visto com bons olhos, pois investir em um curso de formação significa que o trabalhador está interessado pelo seu desenvolvimento profissional.

Por Melina Mariel Menezes Pereda

Com o intuito de promover a capacitação de profissionais para uma das áreas com maior demanda na Copa do Mundo e na Olimpíada, o Senac de São Paulo está oferecendo vagas para cursos de capacitação de cozinheiros e garçons.

As inscrições podem ser feitas pelo site da instituição até o dia 10 de fevereiro.

Ao todo, há 316 vagas e 26 turmas serão abertas para a capacitação de garçons e 16 para a de cozinheiro.

As aulas acontecem em cidades do interior, como Campos do Jordão.

Além da disponibilidade para frequentar as aulas nas cidades em que elas são oferecidas, os candidatos precisam ter mais de 18 anos, renda familiar de no máximo dois salários mínimos e disponibilidade para residir nos hotéis-escola onde os cursos são oferecidos.

Mais informações no site do Senac.

Por Camila Porto de Camargo

Com vistas ao atendimento das demandas decorrentes da Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil, o Projeto Fábrica Gastronômica objetiva qualificar profissionais na área de culinária para trabalharem como ajudantes de cozinha.

Em função disto, estão abertas 80 oportunidades para realização de cursos de capacitação profissional na área, para moradores de São Paulo, promovidos pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho de São Paulo, juntamente com o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de São Paulo.

Os interessados deverão se inscrever nesta quarta e quinta-feira, (25 e 26 de agosto), no Centro de Apoio ao Trabalho (CAT) da Luz, que fica localizado na Avenida Prestes Maia, 913/919. Os selecionados receberão também um auxílio no valor de R$357 mensais. Importante salientar que 10% das vagas são reservadas para moradores de rua.

Por Elizabeth Preático

Fontes: G1

Estão abertas Inscrições para o Curso de Capacitação de Secretários para o Setor Público, na Fundação Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro (CEPERJ).

Para técnico em secretariado, assistente, assessor, auxiliar – administrativo e recepcionista, que deseje aprimorar competências técnicas e comportamentais, essa é uma excelente oportunidade.

O Curso terá a duração de 30 horas, e possibilitará, ao profissional interessado, adequar-se às exigências do mercado de trabalho. Afinal, em um mundo globalizado e extremamente competitivo, quanto mais especializado estiver, maiores serão as chances de êxito e destaque.

Inscrições podem ser realizadas através do endereço: www.fesp.rj.gov.br/isape.

Mais detalhes, no site da Fundação: www.ceperj.rj.gov.br

Por Gegislene R. A. Dias