Como Descobrir o Número do PIS pelo CPF

Saiba aqui como descobrir o número do PIS pelo CPF.

Todo trabalhador que possui Carteira de Trabalho, automaticamente possui um número de PIS. O Programa de Integração Social (PIS) é um programa que possibilita ao trabalhador,o recebimento de Seguro Desemprego, abono salarial e Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O número do PIS é um número atribuído a quem trabalha na área privada, enquanto o PASEP é para o funcionário público. Quando o trabalhador tem sua carteira assinada pela empresa contratante, o seu número de PIS é cadastrado no benefício, juntos aos órgãos de arrecadação. E é por este código, que é único e imutável, que se tem acesso às contribuições sociais, podendo assim realizar saques e conferir datas e outras informações.

O problema é que a maioria das pessoas acaba perdendo o número do PIS, ficando assim impedidas de realizar consultas e saques. Talvez o maior problema que envolva a perda deste número, relaciona-se ao recebimento do abono. Este benefício é uma ajuda de custo anual, destinada aos trabalhadores que recebem até dois salários mínimos federais, que tenham trabalhado no ano base (anterior) por no mínimo trinta dias, sendo eles consecutivos ou não, mas devidamente registrados, que estejam cadastrados no Programa de Integração Social, por mais de cinco anos. O abono é pago de acordo com a data de nascimento do trabalhador.

Desta forma, é disponibilizado para consulta o Calendário do PIS, que permite saber a partir de quais dias o abono estará disponível para saque.

Não ter o número em mãos, significa não saber a data para saque e uma possível perda do abono. Muitas pessoas deixaram de se beneficiar sem ao menos saber que teriam direito ao popularmente chamado “14º salário”.

Muita gente que não têm esse número, não sabe como consegui-lo. Pensa-se que é preciso ir a uma agência para acessá-lo. Mas pela internet mesmo é possível descobrir o número do PIS pelo CPF. Para isso basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. Acesse o site da Data Preve (https://www5.dataprev.gov.br/cnisinternet/faces/pages/index.xhtml).
  2. Na guia “ Inscrição”, clique em “filiado” e preencha com o número do CPF e os demais campos do formulário.
  3. Se ocorrer algum “erro”, clique em “ignorado” (ao lado do nome da mãe) e repita a operação.

Pronto. O número do PIS/ NIT/PASEP (PIS e NIT são a mesma coisa) será gerado e visualizado na parte de cima na tela.

Agora que você conseguiu descobrir o número do PIS pelo CPF, anote-o e guarde em um lugar seguro, para assim tê-lo sempre que precisar.

Sirlene Fátima Oliveira Justo