O SindusCon-SP (Sindicato da industria da Construção Cívil de SP) juntamente com a Fundação Getúlio Vargas divulgaram os números da geração de empregos na construção civil no mês de Janeiro. Foram abertas 36,2 Mil vagas de empregos diretos com carteira assinada no Brasil todo nesse período.

Um aumento de 1,07% em relação ao mês de Dezembro de 2012. Em números totais, a construção no brasil emprega 3,41 milhões de pessoas formalmente. No acumulado dos últimos 12 meses o setor apresentou um crescimento de 2,44%.

A construção na região Sudeste é quem mais emprega, do total de 3,41 milhões de trabalhadores 1,723 milhões estão na região. Em seguida vem a região Nordeste com 727,3 mil trabalhadores, a região Sul com 474,6 mil, Centro-oeste com 273,9 mil e Norte com 210,8 mil postos de trabalho ocupados.

A alta nos números no mês de janeiro já era esperada pois historicamente essa sazonalidade se repete com demissões no final de cada ano e um aumento gradual na reocupação das vagas durante o primeiro semestre. As obras de infra-estrutura do Governo Federal para a Copa de 2014 e as Olimpíadas em 2016 são os grandes responsáveis pela manutenção positiva destes índices nos últimos meses.

Por Bruno Hardt

Estão abertas 37 novas oportunidades de emprego ofertadas pela empresa do segmento da construção civil, a Racional Engenharia. Todas as chances são direcionadas para a grande São Paulo.

Os interessados podem optar pelos cargos de assistente administrativo, advogado trabalhista, técnico em edificações, comprador, mestre de obras sênior, técnico de segurança do trabalho, técnico de instalações, engenheiro coordenador de obra, engenheiro civil sênior (produção), engenheiro civil sênior (custos), orçamentista sênior, além de vagas de estágio para engenharia civil e arquitetura.

Há necessidade de apresentar experiência anterior em construção civil. O candidato também deve conter as habilidades especificas necessárias para cada cargo em questão.

Para participar desta seleção, envie o seu currículo para cristina.ara@racional.com. No campo assunto, indique a vaga requerida.

Para mais informações, acesse – racional.com.

Por Oscar Ariel

Brasileiros que estejam interessados em trabalhar fora do Brasil tem uma ótima oportunidade de alcançar seu objetivo candidatando-se às vagas disponíveis no site www.vagas.com.

35 postos de trabalho para serem preenchidos em Portugal, Argentina, Santiago, México e Angola, além de vagas na The Coca-Cola Company, que está montando uma nova equipe de contas a pagar nos Estados Unidos e Canadá com base em Buenos Aires.

A maior parte das ofertas está na construção civil, desde engenheiros até prestadores de serviços pesados. Mas, há também requisição de Gerentes, Analistas de Contas, Analistas de Recrutamento e Seleção, Supervisores e Inspetores.

As funções, como não poderia deixar de ser, exigem fluência em inglês (ou espanhol), exceto aquelas destinadas ao serviço pesado na construção. A empresa responsável pelo recrutamento destes profissionais é a Zagope Construções e Obras Públicas, com sede em Portugal. As informações sobre a empresa podem ser obtidas no site www.zagope.pt.

Por R. Oliveira

Especialistas da construção civil avaliam que os números positivos do setor devem prosseguir pelos próximos meses, repetindo sucessos dos últimos anos, porém em menor grau. A Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016 devem estimular as atividades pelo segmento.

A Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib) e o Ministério do Trabalho e Emprego estabeleceram termo de colaboração técnica, no dia 25 de fevereiro, no intuito de estimular ações para a melhoria da qualidade da mão-de-obra da construção no setor infraestrutural.

A intenção do projeto é qualificar, num prazo de quatro anos, aproximadamente 100 mil profissionais maiores de 16 anos em áreas como pinturas de obras e estruturas metálicas, instalações de tubulação, solda, montagem de armações de metal e madeira, entre outros.

Na visão de Carlos Lupi, ministro de Trabalho e Emprego, caso não exista esse tipo de prioridade, o desenvolvimento do Brasil pode ser danificado e a contratação de pessoal ao setor da construção pode cair devido à falta de qualificação. Avalia, portanto, que a parceria é significativa, pois a associação sabe das carências do ramo.

Por Luiz Felipe T. Erdei

Fonte: Agência Brasil

A empresa de Recursos Humanos, terceirização de serviços, recrutamento e seleção a Quality Corp está com seleção em aberto visando preencher diversas vagas na área de construção civil.

vagas disponíveis para cargos como engenheiro civil, arquiteto de projetos, coordenador de marketing, assistente de projetos, assistente de contratos, técnico em edificações, entre outras vagas.

A empresa busca no mercado, profissionais que tenham experiência anterior em qualquer uma das funções na área de construção civil.

Os currículos encaminhados caso não sejam selecionados poderão participar posteriormente de outros processos pois ficam no banco de dados da empresa por um determinado período.

Para participar do processo basta encaminhar currículo para seloi@qualitycorp.com.br.

Por R.D.

Engajada no ramo de trabalhos com segurança, meio ambiente e saúde, a empresa APS Associados está oferecendo 88 vagas para emprego. As chances são para atuação em grandes empresas dos Estados de São Paulo, Pará, Espírito Santo e Minas Gerais, as quais contêm projetos na área de construção civil. 

Ainda no mês de dezembro de 2010 serão selecionados os novos trabalhadores para cargos como: técnico de segurança do trabalho, engenheiro de segurança do trabalho, técnico do meio ambiente, instrutores para treinamento, aparelhador, médico do trabalho, médico plantonista, enfermeiro, técnico em enfermagem, auxiliar de enfermagem, psicólogo do trabalho, pedagogo do trabalho, motoristas socorristas, técnico em informática, auxiliar administrativo e digitadores.

Para se candidatar você deve ter experiência na área desejada de três anos e disponível para mudança de cidade e Estado. Caso queria concorrer, envie seu currículo para – cv@apsbr.com.br – e no campo assunto especifique o cargo e o Estado onde mora.

Por Oscar Ariel

A Goldfarb, uma das maiores empresas do Brasil no ramo de comercialização de construção de imóveis e projetos residenciais, está com processo de seleção devido a grande demanda de imóveis.

A empresa dispõe de vagas como: ADMINISTRATIVO DE OBRAS, MESTRE DE OBRAS E ENGENHEIRO CIVIL.

Como requisitos é necessário experiência anterior em construção civil comprovada.

A empresa dispõe como benefícios vale-transporte, vale-refeição, seguro de vida, assistência médica, assistência odontológica, entre outros benefícios.

Para participar deste processo de seleção o candidato deverá encaminhar currículo para o seguinte endereço curriculos.obra@goldfarb.com.br.

Os currículos selecionados passarão por uma análise e posteriormente os selecionados serão comunicados do processo de seleção eliminatório.

Por R.D.

Foram abertas pelo Centro de Apoio ao Trabalho (CAT) de São Paulo, mais de quinhentas oportunidades profissionais para o setor de construção civil.

A maior parte das vagas são para a zona sul da cidade, mas também há oportunidades para as outras regiões. 

Os salários oferecidos variam de R$ 900 a R$ 3 mil e dentre as funções disponibilizadas estão eletricista, gesseiro, marceneiro, encanador, ajudante de obra, acabador de mármore e granito, soldador, pedreiro, pintor de alvenaria, dentre outras.

Exige-se ensino fundamental completo e experiência mínima de seis meses na função.

Os interessados deverão comparecer em uma das unidades do CAT mais próxima de seu domicílio, levando identidade, carteira profissional e CPF.

Mais informações podem ser obtidas através do telefone 156.

Por Elizabeth Preático

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva tem exaltado o número de empregos criados pelo Brasil neste ano, que somente em seu primeiro trimestre contabilizou a geração de quase 1,5 milhão de postos de trabalho com carteira assinada. Carlos Lupi, ministro do Trabalho e Emprego, talvez seja um dos mais otimistas políticos da atualidade (juntamente ao ex-sindicalista), fato constatado por meio de seus últimos discursos.

Mais uma vez com pensamentos altamente positivos, Lupi relacionou a geração de empregos. Segundo artigo enunciado pelo portal de Economia UOL, o ministro estimou nesta sexta-feira, 27 de agosto, que 2,5 milhões de vagas formais, isto é, com carteira de trabalho assinada, serão instituídas, principalmente por parte da construção civil, embora admita que o setor de serviços deverá ser aquele que melhor trará resultados quantitativos.

Para Lupi, a taxa média no número de desempregados pelo Brasil, calculada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), alcançará índice recorde em 2010, inferior a 7%. Em julho, por exemplo, o percentual ficou em 6,9%, a segunda menor percentagem da série iniciada em 2002.

Por Luiz Felipe T. Erdei

 A APS Associados está à procura de 40 profissionais para atuar em projetos de construção civil nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Maranhão e Pará.

A empresa, que atua no setor de segurança, saúde e meio ambiente, vai selecionar 21 técnicos de segurança do trabalho; quatro gerentes de segurança do trabalho; dois médicos do trabalho; cinco especialistas em enfermagem do trabalho; três auxiliares administrativos para arquivo, prontuários e recepção; um assistente social; um psicólogo e dois motoristas para ambulância.

Para todas as oportunidades são requisitos: experiência de no mínimo três anos na função e disponibilidade para mudar de cidade ou estado.

Os interessados devem enviar currículo para o endereço de e-mail cv@apsbr.com.br, informando o cargo pretendido e o estado em que vive no campo “Assunto”.

Por Beatriz Farrugia

A empresa Racional Energia está selecionando candidatos para preencher 70 vagas abertas nos estados de Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo.

As oportunidades são para os cargos de Assistente Técnico, Comprador, Coordenador de Obras, Engenheiro Civil, Gerente de Obra, Mestre de Obra, Técnico de Segurança do Trabalho, entre outras. De acordo com a empresa, a remuneração oferecida varia de R$ 1,5 mil a R$ 16 mil.

Para se candidatar às vagas da Racional Energia os profissionais devem ter experiência na área de Construção Civil. Os currículos dos interessados devem ser enviados para o e-mail: recrutamento.rh@racional.com .

Mais informações sobre a seleção no site: www.racional.com .

Por Luana Neves

A cidade de Moreno, na Região Metropolitana do Recife deverá ganhar três novas empresas nos próximos meses. Juntas, elas deverão abrir cerca de 1.800 novos postos de trabalho, o que levou a Prefeitura da cidade a realizar um processo de cadastramento de trabalhadores interessados em participar dos processos seletivos que deverão ser realizados.

Quem tiver interesse em se cadastrar para concorrer às vagas para a área de construção civil deverá se dirigir ao prédio do antigo SESI, no centro da cidade, onde funciona atualmente a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social. Quem reside no distrito de Bonança deve procurar a sede da Secretaria Distrital, naquela localidade.

As inscrições são para as seguintes funções: servente, pedreiro, eletricista, serralheiro, encanador, soldador, carpinteiro, torneiro mecânico, montador, pintor, técnicos em edificações e mestre de obras.

Só serão cadastrados trabalhadores que comprovem residência no município, através de contas de água, energia elétrica ou extratos de cartões de crédito. Também deverão apresentar cópias dos documentos de identidade (RG) e CPF. O cadastramento acontecerá somente até a próxima segunda-feira, dia 31 de maio.

Por Alexandre de Souza Acioli

O estudo mensal confeccionado entre o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) relata que o nível de emprego no segmento da construção civil do país teve elevação de 6% nos três primeiros meses deste ano, com a contratação de mais de 157 mil trabalhadores com registro em carteira.

O portal de notícias G1, origem deste artigo, informou em 7 de maio, sexta-feira, que o nível empregatício ascendeu aproximadamente 1,8% em março ante o segundo mês do ano, correspondendo, portanto, ao emprego de 45.704 trabalhadores formais.

O Estado de São Paulo, em particular, teve crescimento assinalado no nível de emprego em 1,65% no terceiro mês deste ano, quase 11,7 mil contratações. O número de pessoas atuantes atingiu, então, 721.170, recorde na série histórica, segundo retrata o G1.

Acesse mais informações no G1.

Por Luiz Felipe T. Erdei

Arquitetos, engenheiro civil e encarregado de obras podem se alegrar pois a companhia de loteamentos de alto padrão, a Alphaville Urbanismo está com vagas para esses cargos e formações.

As cidades disponíveis para trabalho são em São Paulo (SP), Mossoró (RN), Caruaru (PE), Salvador (BA), Brasília (DF), Campina Grande (PB) e Manaus (AM). Os requisitos básicos para participar é ter disponibilidade de viagem e para trabalhar em outra cidade.

As inscrições devem ser feitas diretamente no site www.alphaville.com.br/contato acessando o link “Trabalhe Conosco”. Não há prazo de inscrição e as vagas são para início imediato.

Fonte: G1

Por Rafaela Ometto.

Apesar da Crise Financeira Mundial, a área de Construção Civil não pára!

Não se pode reclamar de desaquecimento, e as oportunidades nessa área surgem a cada novo dia.

“É necessário dedicação, e muita vontade de aprender. Tendo isso, o profissional consegue se estabelecer.”

Existe até curso gratuito para Servente de Obra, promovido pelo Serviço Social da Indústria.