Seleção disponibiliza 7.500 vagas de nível médio. Vagas são para o cargo de Agente de Pesquisas e Mapeamento.

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) anunciou na terça-feira (07/06) que realizará um processo seletivo simplificado para a contratação de 7.500 pessoas para o cargo de Agente de Pesquisas e Mapeamento. O contrato tem duração de um ano, podendo ser prorrogado no máximo até três anos. Essas vagas são destinadas para pessoas com nível médio, com salário de R$ 1.250,00, além de auxílio para transporte e alimentação.

As inscrições têm início no dia 21/06 e seguem até o dia 19/07. A taxa de inscrição é de R$ 30,00. A provedora deste processo seletivo simplificado é a Fundação Cesgranrio. Os contratados vão atuar em 550 municípios do país, em 26 estados e no Distrito Federal. A prova objetiva está prevista para ocorrer no dia 04/09/2016, já a divulgação do resultado final será no dia 03/10/2016. A inscrição deve ser realizada no site da Fundação Cesgranrio (www.cesgranrio.org.br).

O Agente de Pesquisas e Mapeamento realizará visitas domiciliares e em estabelecimentos comerciais, indústrias, órgãos públicos, dentre outros lugares com o objetivo de coletar dados para posteriormente realizar pesquisas que tenham natureza estatística. O contratado ainda agendará entrevistas e, em seguida, registrará todos os dados em questionário de papel ou então por meio eletrônico. Além disso, o Agente de Pesquisas e Mapeamento poderá dirigir o veículo do IBGE, desde que possua habilitação. O objetivo é levantar dados estatísticos para o órgão.

As exigências para o cargo são: ter capacidade auditiva para realizar comunicação verbal com o intuito de coletar dados, acuidade visual para preencher os questionários (seja impresso ou por meio eletrônico), agilidade para cumprir suas funções, dentre outras atribuições que podem ser consultadas no edital do certame. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais, com oito horas diárias. O contratado será avaliado nos primeiros três meses do início dos trabalhos e, também, nos três últimos meses do contrato temporário. Em cumprimento ao Decreto nº 5.296, de 2 de dezembro de 2014, são reservadas 5% do total de vagas para pessoas com deficiência. Haverá ainda vagas destinadas às pessoas pretas ou pardas, num total de 20%, de acordo com a Lei nº 12.990, de 9 de junho de 2014.

A prova objetiva, que será de caráter eliminatório e classificatório, terá 60 questões, com cada uma valendo um ponto, num total de 60 pontos. A prova terá duração de 4 horas, sendo das 13h às 17h. Mais informações sobre este processo seletivo simplificado você confere no edital nº 02/2016, acessando o site do IBGE (www.ibge.gov.br).

Rodolfo Merino

Há vagas para todos os níveis de escolaridade e a remuneração varia entre R$ 950,00 a R$ 8 mil.

A Prefeitura Municipal de Quedas do Iguaçú (PR) está com inscrições abertas para o preenchimento de vagas em certame público. Quem tiver interesse em trabalhar na Prefeitura de Quedas do Iguaçú deverá preencher uma ficha de inscrição no site do Instituto Brasil até o dia 7 de junho. A taxa de inscrição varia de acordo com o nível de escolaridade, sendo de R$ 40,00 para ensino fundamental, R$ 80,00 para nível médio e R$ 120,00 para superior. Para se candidatar clique aqui.

A prova objetiva deverá ser aplicada no dia 19 de junho na cidade de Quedas do Iguaçú e contará com questões de português, conhecimentos gerais, legislação e conhecimentos específicos. Confira abaixo a listagem das vagas disponíveis e mais informações podem ser conferidas no edital do certame.

Arquiteto: Uma vaga disponível. Necessário ter ensino superior completo em Arquitetura com registro em conselho de classe. A remuneração é de R$ 4.694,00 para jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Assistente Social: Uma vaga disponível. Necessário ter ensino superior completo em Serviço Social com registro em conselho de classe. A remuneração é de R$ 2.350,00 para jornada de trabalho de 30 horas semanais.

Auxiliar de Enfermagem: Uma vaga disponível. Necessário ter ensino médio completo e curso de auxiliar em enfermagem. A remuneração é de R$ 1.260,00 para jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Auxiliar de Saúde Bucal: Uma vaga disponível. Necessário ter ensino médio completo e curso de auxiliar em saúde bucal. A remuneração é de R$ 1.260,00 para jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Cuidador Social: Uma vaga disponível. Necessário ter ensino médio completo. A remuneração é de R$ 1.074,00 para jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Fonoaudiólogo: Uma vaga disponível. Necessário ter ensino superior completo em Fonoaudiologia com registro em conselho de classe. A remuneração é de R$ 2.350,00 para jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Médico Clínico Geral: Uma vaga disponível. Necessário ter ensino superior completo em Medicina com registro em conselho de classe. A remuneração é de R$ 8.000,00 para jornada de trabalho de 20 horas semanais.

Médico Ginecologista/Obstetra: Uma vaga disponível. Necessário ter ensino superior completo em Medicina com especialização Ginecologia/Obstetrícia. A remuneração é de R$ 8.000,00 para jornada de trabalho de 20 horas semanais.

Técnico em Enfermagem: Uma vaga disponível. Necessário ter ensino médio completo e curso técnico em enfermagem. A remuneração é de R$ 1.400,00 para jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Técnico em Saúde Bucal: Uma vaga disponível. Necessário ter ensino médio completo e técnico em saúde bucal. A remuneração é de R$ 1.400,00 para jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Vigia: Duas vagas disponíveis + 1 para pessoas com deficiência. Necessário ter ensino fundamental completo. A remuneração é de R$ 950,00 para jornada de trabalho de 40 horas semanais.

WILLIAM FLORIANO

A previsão é de que o edital de abertura seja publicado ainda este ano. Os salário passam de 3 mil

O Ministério da Fazenda deve publicar um  edital para a realização de concurso público em breve. O Órgão já fez a solicitação para o Ministério do Planejamento visando ao preenchimento de 5 mil vagas, para a função de assistente técnico-administrativo. Apesar da crise econômica, a expectativa é que o documento seja publicado ainda este ano.

Para concorrer ao cargo de assistente técnico administrativo, é necessário ter, pelo menos, ensino médio e a remuneração inicial é de R$ 3,4 mil. A carga horária de trabalho é de 40 horas semanais e há vários benefícios como, por exemplo, auxílio alimentação de R$ 458,00 e auxílio saúde de R$ 205,00, entre outros.

A banca ainda não está definida, mas a expectativa é que a organizadora escolhida seja a Escola de Administração Fazendária (ESAF). O último certame foi em 2014 e na ocasião contou com 1026 vagas para o cargo de assistente. Além disso, a seleção contemplou um total de 263.770 inscritos em todo o Brasil.

Como os concursos públicos são, extremamente, concorridos, o candidato deve ter tempo para se preparar. O estudo inclui não só a formação da base para o conhecimento, mas, também, revisão e muita resolução de exercício.

É normal ter dúvidas entre disciplinas como português e raciocínio lógico. O interessado em conquistar uma vaga no setor público deve ter tempo para sanar as dúvidas, conhecer os pontos fortes e fracos.

Por meio de um estudo antecipado, o candidato pode planejar a carga horária de cada disciplina. Ou seja, ele pode organizar os estudos, manter o foco e, assim, ter uma preparação melhor.

Um dos maiores aliados de todo o concurseiro é o tempo. Quando o edital é publicado, geralmente, há poucos meses até a prova. Neste sentido, é um tempo curto até o dia do certame. Desta forma, dificilmente, a pessoa vai conseguir estudar todo o conteúdo programático.

O planejamento deve incluir estudo teórico, revisão e muitos exercícios. Além disso, a pessoa deve ter o hábito de medir o percentual de acerto em cada disciplina. Depois destas dicas, que tal começar a estudar para o concurso do Ministério da Fazenda? Boa sorte e muito sucesso!

Por Babi

Seleção é para os cargos de Técnico em Regulação, Analista Administrativo e Especialista em Regulação. Salários chegam a R$ 11 mil.

Para quem estava aguardando a publicação do edital da Agência Nacional de Aviação (ANAC), as notícias são ótimas, haja vista que na última segunda-feira, dia 07 de dezembro, o órgão publicou oficialmente no Diário Oficial da União o edital que regula este certame. No total, o órgão está disponibilizando 150 vagas, sendo que este quantitativo está distribuído entre vagas para cargos que exigem nível médio e superior, ainda há previsão de reserva de 12 vagas para pessoas portadoras de deficiências e 31 destinadas às pessoas negras e pardas, conforme preconiza a lei nº 12.990/2014.

As provas objetivas deste concurso serão aplicadas nas capitais de todos os estados do país, inclusive em São Paulo, contudo, o local de trabalho de todos os servidores que posteriormente forem aprovados será a cidade de Brasília (DF), local onde fica a sede da agência.

Para o cargo de Técnico Administrativo serão disponibilizadas 15 vagas e para o cargo de Técnico em Regulação de Aviação Civil outras 45 vagas, ambos os cargos mencionados acima exigem que os candidatos interessados possuam no mínimo o segundo grau completo, sendo que as remunerações mensais destes cargos são de R$ 5.689,52 e R$ 5.957,52, respectivamente.

Já para os candidatos que possuem formação em nível superior serão disponibilizadas 25 vagas para o cargo de Analista Administrativo, cargo este que tem uma remuneração mensal de R$ 11.071,29.

O outro cargo de nível superior disponibilizado neste concurso público é o de Especialista em Regulação de Aviação Civil, o qual é subdividido em diversas áreas e possui como remuneração mensal R$ 11.974,49.

As inscrições deste concurso público já podem ser feitas e ficarão abertas até o dia 04 de janeiro de 2016, os interessados em participar deste processo seletivo devem fazer as suas inscrições através do portal eletrônico www.esaf.fazenda.gov.br e as taxas de inscrição custam R$ 150 para os cargos em nível superior e R$ 90 para os cargos de nível médio.

Por Adriano Oliveira

O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) acaba de abrir vagas para seu mais novo processo de credenciamento de profissionais. O certame tem a finalidade de cadastrar prestadores de serviço nas áreas de consultoria e instrutoria.

As chances contemplam as seguintes áreas do conhecimento: Recursos Humanos, Empreendedorismo, Serviços Financeiros, Hotelaria, Educação, Marketing e Vendas, Contabilidade, Comércio Exterior, Gestão da Produção e Qualidade, Planejamento Empresarial, Legislação, Inovação, Sustentabilidade, Desenvolvimento Setorial, Desenvolvimento Territorial, Associativismo e Cooperativismo, Agronegócios e Políticas Públicas.

De acordo com o Sebrae, a remuneração será variável, podendo oscilar de R$ 60,00 a R$ 300,00 por hora/aula trabalhada. Os valores dependerão diretamente da formação do instrutor/consultor, bem como da área de atuação.

Para concorrer às vagas, os interessados em participar do processo seletivo devem preencher o formulário de candidatura na página do Sebrae Nacional. A data limite para se inscrever é o dia 18 de fevereiro de 2013. Os documentos para credenciamento devem ser postados até o dia 19 de fevereiro.

Para obter mais informações sobre o credenciamento, acesse o site www.fapetec.org.

Por Larissa Mendes de Oliveira

A Procuradoria Geral do Estado da Bahia está com 21 vagas de emprego temporárias para a função de assistente de procuradoria. O processo é válido por 1 ano para candidatos que tenham completado o ensino médio ou técnico de escolaridade. Dessas 21 vagas, 1 será destinada a portadores de necessidades especiais. O salário é de R$ 895,15, mais R$ 243,48 de gratificação.

Se você se interessou, faça a sua inscrição pelo site da Consultec no http://www.consultec.com.br/ até o dia 8 de junho de 2010. O valor da taxa de inscrição é de R$ 25,00. A prova objetiva será realizada no dia 20 de junho de 2010.

Por: Camila Porto de Camargo