Organizadora será a Fundação Carlos Chagas e as inscrições podem ser feitas até o dia 9 de dezembro de 2016.

A Fundação Carlos Chagas está disponibilizando edital e informações sobre uma grande oportunidade de estágio para quem está em busca de uma chance em sua área. Trata-se do concurso público relacionado ao Programa de Estágios do ano de 2016 da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, popularmente conhecido com a Sabesp.

Com inscrições abertas até o dia 9 de dezembro de 2016, o programa traz cargos para a região de Campinas, no Estado de São Paulo, com o total de cinco cargos, sendo esses para as seguintes cidades: Morungaba, Hortolândia, Paulínia e Monte Mor.

Para se inscrever, basta entrar no site da organizadora, no endereço eletrônico http://www.concursosfcc.com.br/. Com vagas para estudantes de ensino médio regular, técnico e superior, as funções exigem alguns pré requisitos por parte dos participantes. São eles: idade mínima de 16 anos e, ainda, estar matriculado em 2017 em alguma instituição de ensino privada ou pública.

A remuneração possui um valor atrativo, dependendo essa da própria formação do estagiário. Sendo assim, a bolsa auxílio é de R$ 812 para pessoas com ensino médio regular e R$ 1 mil para quem está cursando um curso superior. Além desses valores, ainda é oferecido pela Sabesp alguns outros benefícios para o estagiário, como vale transporte, férias, seguro para acidentes pessoais na empresa, assistência médica e, por último, vale refeição.

Para visualizar o edital, clique aqui e saiba mais, como locais de prova e outras informações detalhadas sobre o processo. Sobre a prova objetiva que irá selecionar os estagiários da Sabesp, a aplicação dessa ocorrerá no dia 5 de fevereiro do ano de 2017.

Após selecionados, o estágio irá durar por no máximo dois anos, com possibilidade de efetivação. A carga horária é de seis horas por dia e de trinta horas por semana.

Quem é a Sabesp

Uma empresa brasileira, a Sabesp é aquela que possui a concessão dos serviços públicos que são relacionados ao saneamento básico no Estado de São Paulo. Controlando a gestão da companhia está o Governo do Estado, que possui a maior fatia como acionista da companhia.

Sendo assim, a mesma é a responsável pelo fornecimento de água e pelo tratamento e coleta de esgotos, ocorrendo esse em 365 municípios. Além disso, a Sabesp ainda oferece consultorias para outros sobre o uso racional da água, priorizando o planejamento e a gestão eficiente dos recursos.

Kellen Kunz

Seleção disponibiliza 7.500 vagas de nível médio. Vagas são para o cargo de Agente de Pesquisas e Mapeamento.

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) anunciou na terça-feira (07/06) que realizará um processo seletivo simplificado para a contratação de 7.500 pessoas para o cargo de Agente de Pesquisas e Mapeamento. O contrato tem duração de um ano, podendo ser prorrogado no máximo até três anos. Essas vagas são destinadas para pessoas com nível médio, com salário de R$ 1.250,00, além de auxílio para transporte e alimentação.

As inscrições têm início no dia 21/06 e seguem até o dia 19/07. A taxa de inscrição é de R$ 30,00. A provedora deste processo seletivo simplificado é a Fundação Cesgranrio. Os contratados vão atuar em 550 municípios do país, em 26 estados e no Distrito Federal. A prova objetiva está prevista para ocorrer no dia 04/09/2016, já a divulgação do resultado final será no dia 03/10/2016. A inscrição deve ser realizada no site da Fundação Cesgranrio (www.cesgranrio.org.br).

O Agente de Pesquisas e Mapeamento realizará visitas domiciliares e em estabelecimentos comerciais, indústrias, órgãos públicos, dentre outros lugares com o objetivo de coletar dados para posteriormente realizar pesquisas que tenham natureza estatística. O contratado ainda agendará entrevistas e, em seguida, registrará todos os dados em questionário de papel ou então por meio eletrônico. Além disso, o Agente de Pesquisas e Mapeamento poderá dirigir o veículo do IBGE, desde que possua habilitação. O objetivo é levantar dados estatísticos para o órgão.

As exigências para o cargo são: ter capacidade auditiva para realizar comunicação verbal com o intuito de coletar dados, acuidade visual para preencher os questionários (seja impresso ou por meio eletrônico), agilidade para cumprir suas funções, dentre outras atribuições que podem ser consultadas no edital do certame. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais, com oito horas diárias. O contratado será avaliado nos primeiros três meses do início dos trabalhos e, também, nos três últimos meses do contrato temporário. Em cumprimento ao Decreto nº 5.296, de 2 de dezembro de 2014, são reservadas 5% do total de vagas para pessoas com deficiência. Haverá ainda vagas destinadas às pessoas pretas ou pardas, num total de 20%, de acordo com a Lei nº 12.990, de 9 de junho de 2014.

A prova objetiva, que será de caráter eliminatório e classificatório, terá 60 questões, com cada uma valendo um ponto, num total de 60 pontos. A prova terá duração de 4 horas, sendo das 13h às 17h. Mais informações sobre este processo seletivo simplificado você confere no edital nº 02/2016, acessando o site do IBGE (www.ibge.gov.br).

Rodolfo Merino

Vagas oferecidas são para a área de educação. Os salários podem chegar a R$3.666,54

A FURG, Universidade Federal do Rio Grande, localizada no estado do Rio Grande do Sul divulgou informações sobre o novo concurso, o qual será regido pelo edital de número 5/2016. O processo de seleção tem como objetivo realizar a seleção de profissionais técnicos administrativos na área da Educação, para exercer suas atividades nas unidades dos municípios de Rio Grande, São Lourenço do Sul, Santo Antônio da Patrulha e Santa Vitória do Palmar.

O referido edital disponibilizará no total 13 vagas, para contratação de forma imediata. As mesmas estão dispostas entre os cargos de Psicólogo Escolar, Engenheiro Mecânico, Técnico em Laboratório (Biologia, Automação Industrial, Biotério, Eletrônica, Botânica, Ótica e Informática), Técnico em Edificações, Técnico em Refrigeração e Técnico de Tecnologia da Informação. Os candidatos selecionados que vierem a ser contratados farão jus a um vencimento básico inicial que oscila entre R$ 2.175,17 e R$ 3.666,54.

Os candidatos que possuem interesse em participar da concorrência para uma das vagas citadas acima terão possuir formação em nível médio, técnico ou superior, de acordo com o cargo a ser pleiteado pelo mesmo. Os interessados terão de realizar suas inscrições por meio da internet, neste endereço eletrônico: http://progep.furg.br/bin/edital/index.php, as quais iniciaram no dia 23 de maio e perduram até o dia 1º de junho de 2016.

Para que a inscrição seja efetiva será necessário recolher uma taxa que varia de acordo com a escolaridade exigida pelo cargo, sendo R$ 70,00 para o cargo de nível D, onde exige nível médio/técnico ou médio e R$ 110,00 para os cargos de nível E, que exige nível superior.

O processo público de seleção será composto por uma prova objetiva escrita, a qual será aplicada no município de Rio Grande, e está prevista para ser aplicada no dia 03 de julho de 2016.

O edital deste concurso público foi publicado no DOU – Diário Oficial da União datado de 13/02/2016, acessível através deste link: http://goo.gl/xiCa0Q.

O acesso das informações é de inteira responsabilidade dos candidatos, que devem acessar todas as informações atualizadas, assim como os editais, os quais estão disponíveis no próprio endereço eletrônico da Universidade Federal do Rio Grande (http://progep.furg.br/bin/edital/index.php).

FILIPE R SILVA

São mais de 100 vagas distribuídas entre todos os níveis de escolaridade. Confira!

A prefeitura da cidade de Itaberaba, localizada no estado da Bahia informou que irá realizar concurso público regido pelo edital de número 01/2016. O certame tem como finalidade selecionar profissionais para 103 oportunidades para vagas de cargo público em caráter efetivo. O concurso será planejado e executado sob a responsabilidade da empresa SOLUÇÃOGOV (Consultoria em Gestão Pública). Os candidatos aprovados que vierem a ser contratados terão direito a uma remuneração básica mensal que varia entre R$ 880,00 e R$ 8.480,39 para cumprimento de uma carga horária que oscila entre 20 e 40 horas por semana.

Os cargos disponíveis são para todos os níveis de escolaridade e estão distribuídas entre as oportunidades de Fonoaudiólogo, Fisioterapeuta, Assistente Social, Procurador Classe 2, Engenheiro Civil, Contador, Terapeuta Ocupacional, Auditor-Fiscal, Agente de Tributos, Auxiliar Administrativo, Agente de Trânsito, Guarda Municipal, Copeiro, Auxiliar de Serviços Gerais, Motorista Categoria B, Coveiro, Pintor, Vigilante, Encanador e Professores para as disciplinas de, Inglês, Matemática, Português, Educação Física e 1º ao 5º ano.

Os candidatos que possuem interesse em concorrer a uma das vagas terão de se inscrever no período compreendido entre os dias 19 de maio e 03 de junho de 2016, por meio do endereço eletrônico da banca organizadora, que pode ser acessado por esse link: solucaogov.com.br. Para que ocorra a efetivação da inscrição é preciso realizar o pagamento de uma taxa no valor de R$ 55,00 ou R$ 100,00 conforme o cargo a ser preenchido.

Para selecionar os inscritos a banca irá aplicar uma prova objetiva escrita, a qual irá ocorrer, provavelmente, no dia 19 de junho de 2016. Além desta avaliação será aplicado também um exame psicológico. Para os candidatos que pleitearão ao cargo de guarda municipal, além destes dois testes haverá também o teste de aptidão física.

Este processo público de seleção terá uma validade de dois anos, contabilizados a partir da data de publicação do resultado final e pode ser prorrogada, uma única vez, pelo mesmo período, de acordo com as necessidades da Administração Publica.

Para mais informações, os candidatos poderão acessar os editais e suas respectivas atualizações por meio do portal da SOLUÇÃOGOV: http://concursos.solucaogov.com.br/informacoes/28/.

FILIPE R SILVA

Certame oferece 180 vagas e as inscrições podem ser feitas até o dia 30 de maio de 2016.

A FAB (Força Aérea Brasileira) publicou por meio do DEPENS (Departamento de Ensino da Aeronáutica) o edital de número 10/2016, que divulga a abertura do Exame Nacional de Admissão para o CPCAR (Curso Preparatório de Cadetes do Ar). Serão disponibilizadas ao todo 180 vagas, onde 160 serão para o sexo masculino e as outras 20 são para o sexo feminino. A previsão para início da formação é para o mês de janeiro de 2017 e 3 anos é o tempo de duração do curso.

Para participar da seletiva é necessário se enquadrar em alguns requisitos necessários, como não possuir menos de 14 anos, nem ter 19 anos de idade completos até o dia 31 de dezembro de 2017, além de até a data de início do Curso para concluir o ensino fundamental do Sistema Nacional de Ensino.

Os interessados no curso deverão realizar suas inscrições no período compreendido entre 12 de maio e 30 de maio de 2016, até às 15 horas. As inscrições devem ser realizadas através do site ingresso.afaepcar.aer.mil.br e efetivadas mediante o pagamento da taxa de R$ 60

A seleção ocorre a nível nacional e para ser selecionado é preciso ser aprovado em todas as etapas do processo, que são: Prova Escrita; Inspeção de Saúde; Exame de Aptidão Psicológica; Teste de Avaliação do Condicionamento Físico e Validação Documental.

As avaliações escritas serão aplicadas nas cidades de Recife (PE), Belém (PA), Natal (RN), Rio de Janeiro, Salvador (BA), Belo Horizonte, São Paulo, Barbacena (MG), Pirassununga (SP), Curitiba (PR), Campo Grande (MS), Porto Alegre (RS), Manaus (AM), Brasília, Porto Velho (RO) e Boa Vista (RR).

A prova escrita irá ocorrer, provavelmente, dia 24 de julho de 2016, o local e horário deverão ser informados com antecedência. O concurso está sob a responsabilidade da EJA, Junta Especial de Avaliação. Os candidatos selecionados estarão aptos a se matricular no Curso Preparatório de Cadetes do Ar, para o ano de 2017, que será realizado na cidade de Barbacena (MG), na EPCAR – Escola Preparatória de Cadetes do Ar.

Assim que os alunos concluírem o Curso receberão certificados de conclusão do CPCAR e também do Ensino Médio, concorrendo ao número de vagas no primeiro ano do Curso de Formação de Oficiais Aviadores da Academia da Força Aérea.

FILIPE R SILVA

Há vagas para homens e mulheres, os salários podem chegar a R$ 5.867,62

A Polícia Militar da Paraíba, conhecida pela sigla PMPB publicou por meio do edital de concurso público de número 001/2016 CFO PM-2017, que irá realizar a seleção de alunos para o CFO – Curso de Formação de Oficiais da corporação, tendo inicio em 2017. Segundo o edital, serão ofertadas ao todo 30 vagas, onde 5 são para o sexo feminino e 25 são para os candidatos do sexo masculino.

Entre os requisitos exigidos, é necessário possuir no mínimo 1,65 m de altura, para o sexo masculino, e 1,60m para o sexo feminino, além de ter 18 anos completos até o dia 31 de dezembro de 2017 e no máximo 30, também ter concluído o ensino médio ou equivalente.

O salário básico inicial poderá oscilar entre R$ 2.194,54 e R$ 5.867,62, conforme o grau hierárquico, que pode ser Cadete 1º, 2º e 3º ano, Aspirante a Oficial PM e por fim 2º Tenente PM.

Para participar da seletiva o candidato deverá, obrigatoriamente, estar inscrito para o ENEM, o Exame Nacional do Ensino Médio do ano de 2016, a inscrição acontece até o dia 20 de maio de 2016.

Após realizar a inscrição no ENEM, os candidatos deverão se inscrever para o concurso público, por meio do site da PMPB, o www.pm.pb.gov.br. Os interessados deverão efetuar a mesma no período compreendido entre os dias 04 de julho e 08 de agosto de 2016, mediante ao pagamento de uma taxa de inscrição no valor de R$ 50.

O documento publicado informa que o processo terá em sua composição cinco etapas: onde a primeira será Intelectual, representada pelas Provas Escritas do ENEM 2016, a segunda fase é o exame psicológico, a terceira etapa é o exame de saúde, o exame de aptidão física será a quarta e por ultimo a avaliação social.

Ao ingressar no Curso de Formação de Oficiais PM o aluno será graduado como Cadete do CFO PM, e assim que termina-lo com bom aproveitamento, o mesmo será declarado Aspirante-a-Oficial PM. Depois de passar por um estágio probatório de seis meses, será promovido a 2º Tenente, ingressando assim no QBC, o Quadro de Oficiais Combatentes da Polícia Militar do Estado da Paraíba.

FILIPE R SILVA

Certame oferece 800 vagas para Guarda-Vidas por Tempo Determinado em São Paulo.

O Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, através do Grupamento de Bombeiros Marítimo, declarou abertas as inscrições para o processo de seleção simplificado com a finalidade de prover 800 vagas para GVTD, conhecido como Guarda-Vidas por Tempo Determinado. Os futuros servidores farão jus a um provimento inicial de R$ 968,00 por mês.

O concurso simplificado é dirigido pelo edital de nº GBMar-001/600/2015 e as oportunidade estarão dividas da seguinte forma, com suas respectivas localidades e quantidade de vagas:  Ilha Comprida (60), Iguape (20), Peruíbe (50), Bertioga (60), São Sebastião (60), Ilha Bela (15), Itanhaém (90), Mongaguá (90), Praia Grande (100), Caraguatatuba (25), Ubatuba (60), Guarapiranga – São Paulo (50), São Vicente (30), Santos (20) e também para a represa Billings na cidade de São Bernardo do Campo (20).

Os requisitos mínimos necessários são: ter concluído o ensino fundamental ou equivalente, possuir idade superior ou igual a 18 anos e por fim possuir aptidão física específica, a qual será posta a prova através de testes que serão realizados sob supervisão técnica do Corpo de Bombeiros. 

As inscrições poderão ser realizadas através da internet até o último minuto do dia 1º de dezembro de 2015, neste endereço eletrônico: www.ccb.policiamilitar.sp.gov.br, onde poderão ser encontradas mais informações sobre este certame. Também será possível realizá-la pessoalmente, nas unidades do Corpo de Bombeiros que estão divulgadas no edital, no horário entre 9h e 18h.

O processo de seleção simplificado terá em sua composição as seguintes fases: deferimento da inscrição, de acordo com a análise da documentação e atestado médico, realização de avaliações de habilidades físicas, que tem por finalidade por a prova da capacidade física do futuro servidor nas atividades de salvamento aquático e investigação social.

A avaliação de habilidades técnica tem data prevista de realização no dia 2 de dezembro de 2015, iniciando às 10 horas. O local deverá ser informado logo após o termino das inscrições.

O processo seletivo terá validade de seis meses.

Por Filipe da Silva

O Banco do Brasil está com inscrições abertas para o processo seletivo para o cargo de Escriturário para vários estados da federação, tais como: Santa Catarina, Roraima, Maranhã, Ceará, Paraná, entre outros.

Para concorrer ao cargo, o candidato deve possuir o Ensino Médio e realizar a inscrição no período de 22/12/2014 e 19/01/2015, por meio do endereço eletrônico da Fundação CESGRANRIO (www.cesgranrio.org.br). Conforme o edital, para inscrição é necessário informar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e Registro Geral (RG). O valor da taxa de inscrição é de R$ 40,00.

O cargo de Escriturário no Banco do Brasil tem remuneração inicial no valor R$ 2.227,26, com jornada de trabalho de 30 horas semanais. Além disso, a instituição oferece vale-transporte, auxílio-creche, ajuda de alimentação, entre outros benefícios.

Segundo o edital, as atribuições de Escriturário no Banco do Brasil, compreendem atendimento ao público, atuação no caixa, redação de correspondência em geral, controles estatísticos, entre outras.

O presente certame será composto de três etapas, sendo a primeira de caráter eliminatório e classificatório, e as demais de caráter eliminatório.  A 1° etapa será a aplicação de uma prova, a 2° etapa constituir-se-á numa Redação, e na terceira etapa serão realizadas as perícias médicas e procedimentos admissionais, lembrando que essa última etapa também é eliminatória.

A avaliação da 1° etapa do processo seletivo do Banco do Brasil para o cargo de escriturário, contará com 70 questões, sendo 45 de conhecimentos específicos e 25 de conhecimentos básicos. O conteúdo programático para a avaliação de conhecimentos básicos versará com as seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Atualidades do Mercado Financeiro. Já os conhecimentos específicos, terão como disciplina: cultura organizacional, técnicas de venda, atendimento, Língua Inglesa, Domínio Produtivo da Informática e Conhecimentos Bancários.

Para acessar o Edital completo, bem como realizar a inscrição, acesse  www.cesgranrio.org.br.

Por Thiago José Fernandes

A Caixa Econômica tem um programa bastante interessante, que é o programa de Aprendizagem. Ele tem como objetivo fornecer capacitação de jovens através de conhecimentos teóricos e práticos, desenvolvendo habilidades para desempenhar uma profissão, além de promover a inclusão social para os que estão em situação de vulnerabilidade sócioeconômica.

Este projeto é um incentivo para o jovem carente da periferia e um incentivo a mais para que ele se capacite profissionalmente em serviços bancários e administrativos, estimulando a prática da cidadania através de valores éticos e profissionais.    

Para participar, é importante que o aprendiz freguente a escola, esteja matriculado no curso de Aprendizagem e tenha freguência comprovada na escola.

O programa Aprendizagem da CEF engloba os seguintes programas: Adolescente Aprendiz e Jovem Aprendiz.

O Adolescente Aprendiz capacita e forma profissionais para as exigências do mercado de trabalho. Os requisitos são: ter idade entre 14 e 16 anos incompletos, renda familiar de até 50% do salário mínimo percapta, escolaridade mínima 9º ano do ensino fundamental ou EJA. 

Terá remuneração de 1 salário mínimo por mês, auxílio-alimentação, vale-transporte, férias, FGTS 2%. Há entidades conveniadas para realizarem a seleção e contratação de adolescentes.

Para maiores informações, acesse http://www14.caixa.gov.br/portal/acaixa/home/trabalhe_caixa/aprendizagem/.

Estes programas ajudam a combater o desemprego, capacitam o jovem aprendiz e o coloca em um bom nível social, dando a ele a possibilidade de trabalhar em uma empresa do Governo, conceituada. E ao conseguir uma colocação, ele adquire conhecimentos, referência e se posiciona socialmente.

Essa 1ª iniciação o dará uma boa base em termos de conhecimentos, habilidades e capacitação, além de abrir futuras oportunidades no mercado de trabalho.

É importante que as empresas ofereçam oportunidade ao jovem aprendiz, fazendo com que ele vislumbre novos horizontes e oportunidades e tenha o sonho de se iniciar no mercado de trabalho.

Ele aprenderá a ter responsabilidade, sociabilização, esforço e interatividade e o seu sucesso dependerá de sua força de vontade, assim poderá alcançar progresso no aspecto social e no trabalho.

Cabe aos pais, escola e professores darem total apoio e incentivo ao jovem, para que ele trilhe o caminho certo e possa vir á ter um futuro promissor.      

Por Marisa Torres

Uma das principais modalidades de oferta de vagas de emprego é o concurso público. Vale destacar que esta é a única forma de ingresso no serviço público brasileiro, seja ele municipal, estadual ou federal. É importante destacar que a demanda por vagas de emprego nesta área é bastante grande, com isso, o número de candidatos em concursos públicos se torna enorme, haja vista as boas oportunidades que surgem no serviço público brasileiro.

E se você está em busca de boas oportunidades, saiba que a maior empresa brasileira, a Petrobras, deu início ao processo seletivo com edital de n° 1/2014. O certame tem por finalidade a contratação imediata de profissionais de níveis médio e superior, além disso, o certame também visa à formação de cadastro de reserva que ao todo soma 7.425 oportunidades. Além disso, também existem reservas de vagas para candidatos afrodescendentes e pessoas com necessidades especiais.

Dentre os cargos disponíveis neste certame os grandes destaques são: Administrador Júnior, Técnico Químico de Petróleo Júnior e Engenheiro de Equipamentos Júnior (Eletrônica). Uma informação muito importante é que os convocados serão lotados em diferentes polos da Petrobras, tudo irá depender da necessidade de cada polo. O salário inicial varia de R$ 1.721,05 a R$ 4.929,01, deverá ser levado em consideração o cargo exercido.

Caso esteja interessado na oportunidade aqui destacada, saiba que o período de inscrições terá o seu início no dia 25 de setembro de 2014 e término em 20 de outubro do mesmo ano. O procedimento de inscrição deve ser realizado por meio da internet, para isso, é necessário acessar o site oficial Cesgranrio. Para que sua inscrição seja totalmente efetivada é necessário efetuar o pagamento de uma taxa no valor de R$ 40,00 ou R$ 58,00, deve ser levado em consideração o cargo almejado pelo candidato.

O processo seletivo terá como base avaliação de qualificação técnica dos candidatos através de prova objetiva. Caso seja aprovado o candidato será convocado para as demais fases do certame. Para ter acesso as demais informações basta clicar aqui.

Por Bruno Henrique

Mais um Programa de Estágio está aberto, sendo essa a grande oportunidade que você esperava para começar bem a sua carreira profissional.

Nesse momento quem está realizando as novas contratações é a empresa Cemig, que é uma das mais importantes companhias energéticas do Brasil.

O objetivo dessa empresa é encontrar jovens talentos para agregar ainda mais qualidade em se quadro de colaboradores.

Para se candidatar ao Programa de Estágio é preciso estar cursando o ensino superior em uma das seguintes áreas: Administração de Empresas, Economia, Engenharia (de Produção, Civil, de Telecomunicações ou Elétrica), Comércio Exterior, Recursos Humanos, Sociologia, Psicologia, Ciências Contábeis, Direito, entre outros cursos do mesmo gênero.

Os candidatos precisam ter também conhecimentos no Pacote Office e inglês intermediário.

Os contratados vão receber uma bolsa-auxílio compatível com o mercado, além de benefícios como são vale transporte, vale refeição, assistência médica, seguro de vida, participação nos lucros, assistência odontológica, entre outros.

Saiba que as vagas estão sendo oferecidas para as pessoas que possam atuar nas cidades de Belo Horizonte, Contagem, Governador Valadares, Igarapé, Ipatinga, Lavras, Sete Lagoas e Uberlândia.

O estágio será feito de segunda a sexta-feira, tendo a opção de trabalhar 4 ou 6 horas por dia.

Se você tem fácil acesso a uma dessas cidades e tem interesse em se inscrever para o Programa de Estágio da Cemig, acesse o site www.estagioiel.com.br e faça agora mesmo o cadastro do seu currículo.

Depois de se inscrever, você deverá aguardar o contato do setor de recursos humanos para fazer o agendamento da entrevista.

O processo seletivo vai ser composto por dinâmicas, provas, redação e entrevista pessoal.

Observação: Vale ressaltar que essas vagas e informações poderão ser alteradas sem nenhum tipo de aviso prévio.

Por Josiane Fernandes de Jesus

No Estado de Minas Gerais, a CEMIG (Companhia que fornece energia no Estado) abriu seleção para estágios em 2014.

Aos que desejam se cadastrar será um total de 224 vagas, que estão  divididas da seguinte maneira: Para nível Médio Técnico foram destinadas 101 vagas e para nível superior foram destinadas 123 vagas. Será um estagio onde a carga horária terá duração de 4 horas por dia, e será concluído em 10 meses a iniciar em Fevereiro (o mês de inicio do estágio é apenas uma previsão).

Os aprovados em exercício terão direito a vale transporte e porcentagem de vencimentos básicos de acordo com o nível da função ocupada.

Os cadastros tiveram início na data 20 de novembro e se encerram na data 08 de dezembro de 2013.

Para se inscrever é só entrar no site: www.fiemg.com.br/iel, desde que o candidato esteja matriculado, no último ou pelo menos penúltimo ano do curso (nível superior) e no último ano ou concluído o curso (nível médio técnico). Todos deverão ser reconhecidos pelo MEC (Ministério da Educação).

As vagas estão disponíveis para os seguintes cursos:

Nível superior: Ciências da Computação, Ciências Econômicas, Comunicação Social/Jornalismo, Administração, Ciências da Computação, Ciências Econômicas, Direito, Economia, Engenharia ambiental,  Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Comunicação Social/Jornalismo, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Energia, Engenharia de Produção, Engenharia Eletrônica, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, dentre outras.

Nível técnico: Agrícola, Agrimensura, Automação Industrial, Contabilidade,  Edificações, Elétrica, Administração, Eletroeletrônica, Eletromecânica, Eletrotécnica, Eletrônica, Estradas, Gerencial, Gestão da Qualidade, Informática, Mecânica,  Química e Segurança do Trabalho.

No momento da inscrição o candidato irá realizar uma prova via internet sobre conhecimentos gerais e atualidades, os que tiverem maior pontuação serão notificados a enviar (também via internet) os documentos comprobatórios. Assim que tais documentos forem averiguados pela Cemig, os aprovados serão avaisads do horário para a entrevista técnica com o gestor da mesma contratante.

Por Igor Lima

Chegou o momento certo para conseguir uma nova oportunidade de trabalho, pois o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Artur Nogueira, que fica localizado no Estado de São Paulo, acabou de fazer a divulgação da abertura de novas vagas de trabalho.

No total estão sendo oferecidas cerca de 88 novas oportunidades de trabalho, sendo elas direcionadas para candidatos de todos os níveis de escolaridade.

As vagas que estão sendo oferecidas são para atuar nos cargos de Acabador de Mármore e Granito, Armador, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Linha de Produção, Carpinteiro, Mecânico de Manutenção de Máquina de Costura, Meio Oficial de Serralheiro, Operador de Produção, Operador de Retroescavadeira, Representante Técnico de Vendas Industrial, Torneiro Mecânico e Vendedor.

Os contratados vão receber um salário compatível com o mercado, além de benefícios como vale transporte, vale refeição, assistência médica, seguro de vida, participação de lucros, assistência odontológica, entre outros.

Se você tem interesse em uma das vagas, compareça pessoalmente ao PAT de Artur Nogueira, que fica na Rua 13 de Maio, 19, Centro.

Saiba que é preciso levar os seguintes documentos: RG ou CNH (Carteira de Habilitação), CPF, comprovante de endereço, comprovante de escolaridade e carteira de trabalho. O atendimento acontece das 08:00 às 17:00.

Por Josiane Fernandes de Jesus

O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) acaba de abrir vagas para seu mais novo processo de credenciamento de profissionais. O certame tem a finalidade de cadastrar prestadores de serviço nas áreas de consultoria e instrutoria.

As chances contemplam as seguintes áreas do conhecimento: Recursos Humanos, Empreendedorismo, Serviços Financeiros, Hotelaria, Educação, Marketing e Vendas, Contabilidade, Comércio Exterior, Gestão da Produção e Qualidade, Planejamento Empresarial, Legislação, Inovação, Sustentabilidade, Desenvolvimento Setorial, Desenvolvimento Territorial, Associativismo e Cooperativismo, Agronegócios e Políticas Públicas.

De acordo com o Sebrae, a remuneração será variável, podendo oscilar de R$ 60,00 a R$ 300,00 por hora/aula trabalhada. Os valores dependerão diretamente da formação do instrutor/consultor, bem como da área de atuação.

Para concorrer às vagas, os interessados em participar do processo seletivo devem preencher o formulário de candidatura na página do Sebrae Nacional. A data limite para se inscrever é o dia 18 de fevereiro de 2013. Os documentos para credenciamento devem ser postados até o dia 19 de fevereiro.

Para obter mais informações sobre o credenciamento, acesse o site www.fapetec.org.

Por Larissa Mendes de Oliveira

Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística colocou os profissionais das áreas de comunicação como um grupo que recebe os maiores salários no Brasil.

O estudo denominado “Pesquisa Anual de Serviços” (PAS) aponta que dentro do setor de serviços o segmento representou 26,9% da receita, com um ganho de 36,3%, em relação a 2010, quando a média, somando todas as áreas do segmento comunicação e informação, foi de 5,8 salários mínimos.

É uma boa notícia em um mercado com tantas incertezas, como a falta de regulamentação do diploma de Jornalismo, e também com a crise internacional que, pouco a pouco, atinge os meios de comunicação. A mídia que mais bem remunera é a telecomunicação. De acordo com o estudo, a área tem uma média de 6,3 salários mínimos. As informações foram publicadas na última quarta-feira (26/09) pela Agência Brasil.

De acordo com Ana Carla Magni, pesquisadora do Instituto, a área também foi fundamental na geração de novos empregos. Ao todo, 10,6 milhões de profissionais ingressaram no setor. Ela também explica que a razão para a alta salarial é a necessidade de pessoas capacitadas, com alto conhecimento sobre a área e que precisam estar atualizadas diariamente com o mundo.

Em termos de ocupação, o destaque ficou com a área de serviços profissionais, como as áreas administrativas. Neste caso, a pesquisadora explica que para essas áreas há uma necessidade de contratar mais pessoas. Mas ela enfatiza o crescimento da comunicação: "apresenta uma média salarial mais alta”.

Por Paulo B.

Fonte: Portal Comunique-se

O nível de desemprego do mês de março fechou em 6,2%, uma alta de 0,5 ponto percentual se comparado a fevereiro. Os dados foram calculados e divulgados pelo IBGE na quinta-feira (26/04). De acordo com o Instituto, a taxa de desocupação ficou estável em março em relação ao mesmo mês do ano passado.

O total de brasileiros desocupados ficou em 1,5 milhão de pessoas, sofrendo alta de 8,8% se comparado a fevereiro. Em relação ao ano passado, a taxa também se manteve estável. Já o total de ocupados fechou o mês em 22,6 milhões de brasileiros, registrando estabilidade se comparado fevereiro. O número de empregados, no entanto, cresceu 1,6% (ou 367 mil pessoas a mais) quando comparado a março do ano passado.

O setor privado manteve o mesmo número de trabalhadores com carteira assinada na relação março e fevereiro. Na relação março de 2012 e março de 2011, a alta foi de 3,7%, sendo 394 mil novas vagas de trabalho com carteira assinada.

Já a renda média dos ocupados ficou em R$ 1.728,40, tendo sido o valor mais alto desde março de 2002. Em relação a fevereiro, o crescimento do rendimento foi de 1,6% e, quando comparado a março do ano passado, a alta foi de 5,6%.

Por Matheus Camargo

Fonte: IBGE

A chamada taxa de desocupação, que avalia o nível de desemprego no Brasil, ficou em 5,7% em fevereiro, segundo dados do IBGE de quinta-feira (22/03). O resultado foi considerado positivo pelos analistas do Instituto, já que este foi o menor índice para o mês desde o início da série histórica, que começou em março de 2002.

Outro ponto positivo foi o fato de a taxa não ter praticamente se modificado em relação a janeiro, quando fechou em 5,5%. Já na comparação com fevereiro do ano passado houve queda, passando de 6,4% para os 5,7% registrados neste ano.

Além disso, o IBGE mostrou que a população desocupada chegou a 1,4 milhão de pessoas e ficou estável no confronto com janeiro. Comparando com fevereiro de 2011, o recuo foi de 8,6%, o que significa menos 130 mil pessoas desempregadas. Já a população ocupada, que totalizou 22,6 milhões, não sofreu variações em relação a janeiro e aumentou 1,9% se comparado a fevereiro do ano passado. Em números absolutos, isto representa 428 mil ocupados nos últimos 12 meses.

O total de pessoas com carteira assinada também ficou no mesmo patamar de janeiro, sendo de 11,2 milhões de pessoas, segundo o IBGE, e teve crescimento de 5,4%, sendo um aumento de 578 mil postos de trabalho.

Já a remuneração dos ocupados ficou na média de R$ 1.699,70, considerado o valor mais alto já registrado em toda a série histórica da avaliação. O valor é 1,2% superior na comparação com janeiro. Quanto ao poder de compra, houve elevação de 4,4% em relação a fevereiro do ano passado.

Por Matheus Camargo

Fonte: IBGE

Estudantes do ensino médio começam a pensar em qual caminho seguir e o que fazer depois de formados. Mas, enquanto esse tempo não chega, muitos se preocupam com o mercado de trabalho. Uma das alternativas é ser um jovem aprendiz em grupos que abrem vagas para quem está nesse ciclo da vida.

É o caso da Caixa Econômica Federal que iniciou um processo seletivo para seu Programa Adolescente Aprendiz. Ao todo, a instituição bancária pretende selecionar 3 mil jovens em todo o Brasil.

Os selecionados receberão salário de R$ 622,00, além de benefícios como auxílio-alimentação e vale-transporte. A jornada é de quatro horas por dia.

As chances são para pessoas que tenham idades entre 14 anos e meio e 16 anos incompletos. É preciso estar, no mínimo, na nona série do ensino fundamental. Também é necessário que a família tenha até meio salário mínimo de renda por pessoa.

Os classificados terão contratos com a duração de dois anos e as atividades visam à capacitação em funções como escriturário, office boy e auxiliar de escritório.  Outro objetivo do programa é incluir os jovens socialmente com o mercado e capacitar profissionalmente nos serviços referentes ao banco.

Para se candidatar, os interessados devem entrar em contato com as organizações que estão responsáveis pela seleção como o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), no site www.ciee.org.br e pelo telefone (11) 3040-9800; CIPS: ssocial@cipsbauru.com.br e (14) 3879-6961; AVAPE: www.avape.org.br e (11) 4334-8200; e RASC: www.rasc.com.br e (14) 3879-3183

Por Paulo Talarico

O IBGE divulgou que no mês de dezembro de 2011 o desemprego diminuiu para 4,7% nas seis principais regiões metropolitanas do país.

O Instituto, que faz a Pesquisa Mensal de Emprego (PME) desde março de 2002, constatou que a taxa de desemprego em dezembro foi a menor em todos esses anos de pesquisa. A média de desemprego do ano de 2011 ficou em 6%, o que em percentual pode parecer pouco, mas quer dizer que 1,4 milhão de pessoas ficaram sem trabalhar por falta de oferta de emprego.

A boa noticia é que de 2010 para 2011 houve um aumento de 2% na quantidade de pessoas ocupadas, somando cerca de 22,5% de brasileiros trabalhando.

A média da renda anual ficou em R$ 1.625,46 para cada trabalhador (quase o triplo do salário mínimo) e o rendimento familiar de cada pessoa da casa aumentou em 3,8% se comparado com 2010.

Em relação ao número de trabalhadores que tem carteira assinada, a soma foi de 11,2 milhões de pessoas, um aumento de 6% comparado com 2010. Sendo assim, 48,5% dos trabalhadores apresentam carteira assinada do total de ocupados.

Por Jéssica Posenato

Fonte: IBGE

Sondagem divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) relacionou estabilidade no índice de desocupação do mês passado, para 6,4% – em janeiro, a taxa registrada foi de 6,1%. No confronto com fevereiro de 2010, o dado é negativo, uma vez que nessa ocasião constatou-se margem de 7,4%.

O IBGE aponta expansão de 6% da população desocupada em fevereiro, ao todo 1,5 milhão de cidadãos, em relação a janeiro. Sobre o período análogo do ano passado, a taxa arrefeceu 12,4%.

Estabilidade também foi observada se destacada a população ocupada em fevereiro, 22,2 milhões de pessoas, ante o primeiro mês de 2011. Na base comparativa anual, porém, acréscimo de 2,4%, ou 515 mil indivíduos com algum tipo de ocupação.

Em sua página na internet, o instituto diagnosticou 10,7 milhões de habitantes com registro em carteira de trabalho em fevereiro no setor privado, avanço de 1,7% sobre janeiro. Em detrimento ao segundo mês de 2010, crescimento de 6,9%, ou 687 mil vagas de trabalho.

Por outro lado, se os números do emprego apresentam estabilidade em alguns pontos, há alta em outros, como por exemplo, o rendimento médio real que decaiu 0,5% na relação mensal, mas pulou 3,7% na base de relação anual.

Por Luiz Felipe T. Erdei