Presente nas empresas mais do que se pode imaginar, o coletivismo pode abrir caminhos na trajetória laboral das pessoas.

A maioria das pessoas vive o cotidiano como se estivesse ligado no piloto automático, dificilmente prestando atenção aos mínimos detalhes e às mudanças que vêm ocorrendo no dia a dia corporativo.

No geral, as pessoas estão tão ocupadas com os seus afazeres que não possuem muito tempo para pensar nas diferenças sutis que vêm causando grandes mudanças no mundo dos negócios.

Hoje em dia, fala-se no termo coletivismo, embora pareça ser algo bem diferenciado do que estamos vivendo nas empresas, este termo está mais vivo que nunca nas ações e projetos que muitas delas empreendem.  

Ter empatia poderia ser um bom adjetivo para considerar, já que por diversos motivos as companhias e empresas com especial importância no mercado como para formar opinião estão fundamentando muitas das usas decisões na valorização do coletivo, isto é, uma visão mais holística e integrada à parte externa da organização. Estas mudanças na vida e na sobrevivência dos negócios e das empresas têm tido reflexo nos sentimentos que estão aflorando nos trabalhadores, sendo muito mais fácil de ver o altruísmo, a inteligência emocional, a motivação, se comparado com os sentimentos e atitudes dominantes em outras épocas.  

A questão de ter outra visão além do lucro virou uma forma de mostrar que a empresa não está presa aos antigos conceitos e que está pronta para evoluir e fazer com que as pessoas também se desenvolvam. O uso do coletivismo na vida profissional das pessoas é fantástico para que elas possam ficar mais abertas às mudanças, possam ser mais empáticas entendendo melhor os outros e colocando-se no lugar de seus colegas, ficar por dentro das inovações em diferentes áreas, enfim, o coletivismo pode abrir caminhos na sua trajetória laboral.  

Além das empresas, o simples fato da colaboração mútua que vem embutida no coletivismo, transforma meras ações singelas em possibilidades de crescimento e fomentam a evolução da sociedade como é o caso do Social Good Brasil que ocorre em Florianópolis, o Cajuína Valey na cidade de Teresina (PI).

Fora do país um evento que reúne muitas startups é o Hereeast, este é um ótimo projeto em que as empresas que estão iniciando a sua aventura inovadora podem mostrar o seu trabalho para a comunidade.  

Por Melina Menezes