Ter um bom relacionamento com o chefe traz benefícios para toda a empresa. Além de ser essencial para um bom trabalho em equipe.

Ter um bom relacionamento com o chefe no trabalho traz vantagens não apenas para o próprio funcionário, mas para a empresa como um todo, pois o ambiente fica harmonioso, a produtividade aumenta e tudo flui da melhor forma possível, porém, na maioria das vezes não é fácil se aproximar do seu superior, mas com alguns conselhos relativamente simples, você poderá aos poucos ir se aproximando do seu chefe e até mesmo conquistar sua confiança!

Mas primeiro é de fundamental importância que você entenda que ter um relacionamento com seu chefe não significa se tornar amigo pessoal dele, aliás, isso nem é aconselhável. O mais indicado é que vocês tenham uma relação puramente profissional e todos os assuntos fiquem restritos apenas ao que diz respeito em relação ao trabalho.

O primeiro passo para se aproximar de seu chefe é procurar ver as coisas pelos olhos dele, ou seja, é aquela antiga história de tentar entender o lado da outra pessoa. O seu chefe é tão pressionado quanto você, ou até mais, para conseguir melhores resultados na empresa. Enquanto você se preocupa apenas com o seu trabalho, ele precisa se preocupar com o trabalho de todos que estão sob sua responsabilidade e não é fácil manter o bom humor sob esta pressão toda.

Tendo que ficar atento a tantas coisas ao mesmo tempo, é mais natural que ele passe por você e esqueça de dar um bom dia, ou simplesmente fazer um gesto com a cabeça, pois ele pode ter acabado de ser chamado à atenção e está focado em alguns problemas, então procure entender que as preocupações do seu chefe são muitas e isso já vai facilitar bastante o convívio de vocês dentro da empresa.
Se o seu chefe tem tantas preocupações, tantos problemas a serem resolvidos, nada mais natural do que ele precisar de algum suporte, então lhe ofereça sua ajuda e mesmo que no momento ele se recuse, deixe claro que você está ali à disposição e que sempre que ele precisar, pode contar com você.
Exponha isso de forma séria, demonstrando que não há interesses profissionais por trás de sua gentileza.
E mesmo que ele recuse sua ajuda uma, duas, várias vezes, mostre-o que você está ali, sempre pronto para ajudá-lo quando ele precisar.

Nunca se esqueça de dar um feedback ao seu chefe sobre todo o trabalho realizado, por mais simples que possa ser a tarefa que ele tenha lhe pedido para realizar, pois isso mostrará que você está atento ao que ele diz, que cumpre as obrigações assumidas e que é um funcionário no qual ele poderá confiar.

Por Russel

Muitas pessoas parecem ficar tomadas pelo medo quando precisa tratar algo em particular com o chefe, seja porque ele representa uma figura punitiva ou simplesmente pela ansiedade que a situação pode causar. Se você é um desses, então preste atenção nas dicas a seguir:

1. Tenha sempre em mente o que quer falar:

Não basta apenas precisar falar em particular com o seu chefe, é preciso ter em mente o assunto claramente sobre o que quer falar. Nesse momento, você deve ser o mais claro e objetivo possível. Não tente contornar a situação se algo não sair como planejado, por exemplo. Fale sobre o que pretende sobre algo e passe todos os detalhes sobre ele. É importante que você vá por etapas, como se estivesse em uma reunião. Diga quais são as vantagens e desvantagens do assunto que estiver tratando com ele, afinal, você o chamou para conversar, então precisa ser importante.

2. Aproveite o momento para resolver assuntos pendentes:

Aproveite essa conversa que você estiver com ele para tratar de alguns assuntos pendentes, caso você tenha. Não é preciso falar de coisas particulares, mas se for assuntos relacionados à empresa ou ao seu trabalho, esse pode ser o melhor momento. Fale sobre as suas expectativas a respeito da sua função, da sua carreira, e diga o que precisa ser acrescentado para melhorar sua performance no trabalho e nas atividades. Coloque em ênfase a sua produtividade e o trabalho em equipe, caso essa última opção for viável a você.

3. Marque horário:

Jamais entre sem bater na sala do seu chefe, por exemplo. Marque um horário em que ele possa estar à sua inteira disposição. De preferência, marque do meio da semana em diante, e nunca às segundas-feiras, por exemplo, pois no início de semana, é comum ele estar cheio de tarefas para resolver. Preze sempre por sua disponibilidade, e sempre pergunte também sobre qual dia da semana seria melhor para vocês conversarem.

Por Daniela Almeida da Silva

Por mais que alguns gestores afirmem que a "equipe é o retrato de seu gestor", ainda credito que somente acontece isso quando o gestor tem um tempo para lidar com a equipe e tem a liberdade para moldar sua equipe, evitando trabalhar com quem não apresenta afinidades e também desligar quem não tem interesse.

Afinal, não existe modo de ajustar e transmitir o jeito de trabalho caso o perfil do empregado não seja o ideal em uma empresa, e este apresente irresponsabilidade, falta de vontade e desmotivação.

O chefe tenta cativar a todos, mas mesmo assim a equipe pode não corresponder ao seu perfil, caso os integrantes não tenham sido por ele escolhidos nem por ele treinados.

Por José Alberi Fortes Junior