Para encarar o novo desafio, é preciso saber lidar com os colegas de trabalho e com as novas responsabilidades, para mostrar que será capaz de enfrentá-lo.

Não existe uma regra que você possa seguir para lidar bem com a mudança de cargo, mas há algumas dicas que certamente vão lhe ajudar a enfrentar este novo desafio, por exemplo, estar preparado para esta mudança. É importante que você saiba que isso não acontece somente com você, qualquer profissional que for colocado diante de um novo desafio terá que se mostrar capaz de enfrentá-lo.

A questão se agrava quando um funcionário é promovido a chefe do seu setor, ou seja, antes ele recebia ordens, juntamente com seus colegas, agora será ele quem dará as tais ordens e isso, em um primeiro momento, vai lhe afastar dos antigos colegas de trabalho porque a grande maioria vê isso como uma "traição" e tem ainda aqueles colegas que se sentirão injustiçados, pois se consideram mais preparados do que você para assumir o posto de chefe.

Agora é hora de você aprender a lidar com cada um destes colegas.

Para isso não existe nada melhor que o diálogo e o tempo. Com o diálogo você irá transmitir aos seus colegas de trabalho que a amizade criada ali não terminou. Agora é diferente porque você assumiu um novo posto, tem novas responsabilidades, terá um contato mais direto com a diretoria, mas continua sendo a mesma pessoa solidária e amiga de todos. E com o tempo, você mostrará a eles que estas suas palavras não são apenas um discurso bonito, mas que de fato, você está ali para somar, para que todos possam formar uma equipe que consiga os melhores resultados possíveis.

É bom você compreender logo que, ao mudar de cargo dentro de uma empresa, sua função não será apenas a de delegar ordens, mas também de saber ouvir os seus colegas que por terem uma convivência maior e melhor com você, poderão ter mais liberdade também para lhe passarem as reclamações e sugestões. Mostre-se pronto para ouvir a todos e se interesse pelo que cada um tem a dizer.

Ao assumir um novo cargo, nada de querer tomar atitudes precipitadas só para mostrar que colocar você ali foi a escolha certa! Claro que você está motivado a trabalhar ainda mais, agora que conquistou um novo posto na empresa, mas cuidado para não acabar se prejudicado ao agir por impulso.

Ao chegar a um novo cargo, você estará diante de novos colegas de trabalho e justamente por isso não saberá ainda em quem pode ou não confiar, não conhece as características pessoais de cada um, então o melhor a fazer é tratar a todos de forma igual, pois só com o tempo você poderá ir descobrindo aos poucos como lidar com cada pessoa que agora faz parte do seu novo círculo de amizades dentro da empresa. Dar tempo ao tempo e ficar 100% focado na nova função é o melhor a ser feito, assim você poderá lidar com muito mais segurança nesta nova etapa profissional.

Por Russel