Estão abertas até o dia 24 de agosto as inscrições para o Programa Leitorado, que irá selecionar leitores brasileiros em universidades estrangeiras. A iniciativa é da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e tem o objetivo de promover a língua portuguesa, cultura e literatura nacionais nas instituições participantes no exterior.

O Edital pode ser acessado por através do link: www.capes.gov.br.

Para concorrer a uma das vagas, o candidato precisa ter no mínimo 18 anos, experiência no ensino de língua portuguesa, linguística, literatura e cultura brasileira para estrangeiros, falar inglês fluentemente e possuir diploma de Nível Superior. Demais condições e requisitos podem ser conferidos no edital citado acima.

As inscrições podem ser feitas a partir do preenchimento do Formulário de Inscrição online, seguido da entrega digital dos documentos solicitados em edital.

Os selecionados receberão auxílio financeiro mensal e passagem aérea de ida e de volta. O contrato terá vigência de 12 meses. As atividades começam ainda neste semestre. Informações adicionais podem ser obtidas pelos contatos: cpro@capes.gov.br, leitorados@itamaraty.gov.br e telefone (61) 3411-8503.

Por Alberto Vicente