Várias vezes já atendemos clientes irritados, com diversas reclamações, que não querem ouvir e principalmente que só sabem xingar.

Clientes descontrolados por algum problema, tem sua razão, porém o que o funcionário não pode fazer, em hipótese alguma, é “ceder” a essa pressão.

Manter o controle é indispensável nessas situações.

Lembre-se sempre que o cliente está passando por algum problema e quer ser ouvido e principalmente que essas reclamações e xingamentos não são para você, nunca é pessoal e sim para a empresa

Conseguindo separar essa diferença, além de um ótimo atendimento, o funcionário poderá até mesmo reverter a situação e fidelizar o cliente.

Por José Alberi Fortes Junior

Você trabalha num mesmo departamento há muitos anos. Agora, a companhia decidiu reorganizá-lo e sua rotina de trabalho vai mudar sensivelmente. Muitas pessoas reagem de maneira negativa frente a um evento como esse. Mas isso não precisa ser assim. É preciso enxergar além e usar as mudanças em favor próprio.

Num mundo que se altera a cada dia, todos estão cercados por mudanças. Elas ocorrem na economia do país, em casa e também no trabalho. A capacidade de adaptação dos indivíduos a essas mudanças é o que determina a reação deles a elas.

Como um verdadeiro “camaleão”, o profissional de hoje precisa estar preparado e ter maturidade para enfrentar qualquer novidade que possa aparecer. Torcer o nariz ou revoltar-se não contribui em nada para ajudar a inserção no novo cenário.

Encare de forma positiva as mudanças que se apresentarem a você no trabalho. Esforce-se o máximo que puder para adaptar-se o mais rápido possível. Isso só conta pontos a seu favor.