Calendário PIS 2017

Confira aqui o Calendário do PIS 2017.

Quem estava aguardando a divulgação do novo calendário referente ao pagamento do PIS 2016/2017 já poderá fazer as consultas via internet. O benefício começou a ser pago aos trabalhadores que tem direito ao mesmo no dia 28 de julho deste ano. De acordo com as informações divulgadas, para 2016/2017 há a previsão de que algo em torno dos 22,3 milhões de trabalhadores tenham o direito de receber o benefício. É importante destacar que o pagamento do benefício já está seguindo as novas regras que foram implementadas a partir da Medida Provisória 665.

Segundo as informações disponibilizadas no site oficial do Governo Federal, o Abono Salarial relacionado ao calendário 2016/2017 deverá ser custeado por uma verba que deverá chegar a casa dos R$ 14,8 bilhões.

Períodos para o recebimento do benefício

Os trabalhadores que nasceram entre os meses de julho e dezembro poderão fazer a retirada do benefício ainda este ano.

Em contrapartida, aqueles que nasceram entre janeiro e junho só começarão a ter seus benefícios pagos a partir do primeiro trimestre do ano que vem.

Prazo limite para o recebimento

Se por qualquer motivo que seja o trabalhador não fizer a retirada do seu pagamento na data prevista no calendário, ele poderá fazer em outro momento. Porém, há uma ressalva nesse ponto, o pagamento do benefício será feito até a data limite do dia 30 de junho de 2017. Depois desta data o recurso não estará mais disponível para retirada.

Rendimento

Caso o saque do PIS não seja feito, o valor será automaticamente incorporado ao chamado saldo de quotas. Após o final do período de pagamento (30 de junho) ocorrerá uma atualização do saldo. Entretanto, os rendimentos somente poderão ser retirados a partir de sua disponibilização no próximo calendário. É importante que o trabalhador entenda que os rendimentos irão oscilar de acordo o saldo já constante na conta do PIS que estiver vinculada ao trabalhador.

Sobre o benefício

O PIS é resultado da união dos fundos que são compostos com os recursos do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP).

Essa junção ocorreu no ano de 1975 por ocasião da Lei Complementar de n° 26 (11/09/1975).

Para consultar o Calendário PIS 2017 clique aqui.

Para verificar a Tabela de Valores referente ao benefício clique aqui.

Maiores informações e possíveis dúvidas podem ser tiradas por meio do atendimento da Caixa Econômica Federal: www.caixa.gov.br.

Por Denisson Soares