Como Descobrir o Número do PIS pelo CPF

Saiba aqui como descobrir o número do PIS pelo CPF.

Todo trabalhador que possui Carteira de Trabalho, automaticamente possui um número de PIS. O Programa de Integração Social (PIS) é um programa que possibilita ao trabalhador,o recebimento de Seguro Desemprego, abono salarial e Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O número do PIS é um número atribuído a quem trabalha na área privada, enquanto o PASEP é para o funcionário público. Quando o trabalhador tem sua carteira assinada pela empresa contratante, o seu número de PIS é cadastrado no benefício, juntos aos órgãos de arrecadação. E é por este código, que é único e imutável, que se tem acesso às contribuições sociais, podendo assim realizar saques e conferir datas e outras informações.

O problema é que a maioria das pessoas acaba perdendo o número do PIS, ficando assim impedidas de realizar consultas e saques. Talvez o maior problema que envolva a perda deste número, relaciona-se ao recebimento do abono. Este benefício é uma ajuda de custo anual, destinada aos trabalhadores que recebem até dois salários mínimos federais, que tenham trabalhado no ano base (anterior) por no mínimo trinta dias, sendo eles consecutivos ou não, mas devidamente registrados, que estejam cadastrados no Programa de Integração Social, por mais de cinco anos. O abono é pago de acordo com a data de nascimento do trabalhador.

Desta forma, é disponibilizado para consulta o Calendário do PIS, que permite saber a partir de quais dias o abono estará disponível para saque.

Não ter o número em mãos, significa não saber a data para saque e uma possível perda do abono. Muitas pessoas deixaram de se beneficiar sem ao menos saber que teriam direito ao popularmente chamado “14º salário”.

Muita gente que não têm esse número, não sabe como consegui-lo. Pensa-se que é preciso ir a uma agência para acessá-lo. Mas pela internet mesmo é possível descobrir o número do PIS pelo CPF. Para isso basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. Acesse o site da Data Preve (https://www5.dataprev.gov.br/cnisinternet/faces/pages/index.xhtml).
  2. Na guia “ Inscrição”, clique em “filiado” e preencha com o número do CPF e os demais campos do formulário.
  3. Se ocorrer algum “erro”, clique em “ignorado” (ao lado do nome da mãe) e repita a operação.

Pronto. O número do PIS/ NIT/PASEP (PIS e NIT são a mesma coisa) será gerado e visualizado na parte de cima na tela.

Agora que você conseguiu descobrir o número do PIS pelo CPF, anote-o e guarde em um lugar seguro, para assim tê-lo sempre que precisar.

Sirlene Fátima Oliveira Justo

A promessa de bons negócios durante a Copa do Mundo de 2014 tem transitado pela cabeça de micro e pequenos empresários. As possibilidades de ganhos variam de setor para setor, mas o de Tecnologia da Informação (TI) poderá ser um dos mais beneficiados antes, durante e após o evento.

O “Mapa de Oportunidades para as Micro e Pequenas Empresas nas Cidades-Sede” lançado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) como pedido do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) aponta que nessa área são 105 as oportunidades, desde criação de aplicativos e assistência técnica a manutenção, projetos e suporte.

No desenvolvimento de softwares destacam-se, por exemplo, soluções para bares, hotéis, restaurantes e outros nas áreas de saúde e turismo. Em relação à manutenção, suporte e assistência técnica, os micro e pequenos empresários poderão investir na qualificação de seus trabalhadores e atender a uma série de exigências mínimas e burocráticas para o negócio dar certo, tais como alvará de funcionamento, Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, ou CNPJ, e estar em dia com os tributos.

Por Luiz Felipe T. Erdei

Fonte: Sebrae-MG

Atualmente diversas empresas concedem benefícios financeiros indiretos a seus funcionários como vale refeição, vale transporte ou planos de saúde corporativos. Muitas vezes é vantajoso optar por uma vaga com mais benefícios, porém com uma remuneração levemente menor.

Na totalidade dos casos em que os benefícios são oferecidos, o desconto em folha de pagamento é muito favorável ao funcionário. Quando se coloca na ponta do lápis os gastos com alimentação, saúde ou transporte, chega-se à conclusão de que vale a pena receber menos em “espécie” em troca de vantagens subsidiadas pela companhia.

Avalie se os benefícios que as empresas oferecem antes de aceitar uma vaga. Frequentemente o fiel da balança pende a seu favor a despeito do salário inferior.

Na maioria das empresas, os colaboradores têm acesso a alguns benefícios e comodidades, que podem ser garantidos pela lei trabalhista ou que são concedidos pela empresa como uma maneira de melhorar o bem-estar dos funcionários. No entanto, algumas pessoas acabam de aproveitando e usam de maneira abusiva essas “benesses”.

Encher mais e mais garrafinhas plásticas com a água do filtro ou do garrafão, sair para fumar dez vezes durante o expediente, tomar dois litros de café por dia, entre outros abusos, são coisas inaceitáveis no comportamento de um funcionário consciente.

Esse tipo de postura pode vir a gerar a perda dos benefícios e comodidades pelo fato de os exageros gerarem custos excessivos ou atrapalharem o ritmo normal de trabalho dentro da empresa.

Valorize aquilo que a empresa lhe proporciona. Não ponha tudo a perder querendo levar “vantagem em tudo”. Pense naquele ditado popular muito sábio que diz: “Quem cuida, tem.”

Sua empresa tem um programa consistente de benefícios: vale-refeição, vale-transporte, plano de saúde, subsídios para aperfeiçoamento. Você pode pensar que isso representa apenas descontos em seu salário, mas esses benefícios muitas vezes valem mais que dinheiro.

Os benefícios proporcionados pelas organizações representam mais qualidade de vida para os colaboradores. Muitas vezes um vale-refeição ou um plano de saúde pode ser muito melhor do que o correspondente ao desconto em dinheiro no salário. Se o trabalhador fosse buscar esses serviços e vantagens por conta própria, talvez gastasse muito mais.

Valorize os benefícios que sua empresa proporciona a você. Eles com certeza tornam sua vida mais fácil.