Para os candidatos inseguros e que não conseguem elaborar um bom currículo, a resposta pode estar mais próxima que ele imagina. Diversas empresas de Recursos Humanos estão desenvolvendo e divulgando os chamados “Pacote do Candidato”.

Esse pacote traz desde a elaboração, por um profissional da área, de uma carta de apresentação, elaboração de um currículo atrativo destacando seus pontos fortes, ate o treinamento para uma entrevista (treinamento on-line), onde o profissional ira mostrar o que deve ser melhorado e o que e eficaz para as entrevistas reais.

Vale a pena conferir e um pouco de investimento para se conseguir uma boa oportunidade de emprego.

Por José Alberi Fortes Junior

No ambiente corporativo, a prática de avaliações de desempenho é um instrumento usado para os mais variados tipos de decisão em relação ao quadro funcional. Elas são quesitos usados na concessão de promoções, nos “temidos” momentos de cortes de funcionários e na determinação da performance geral da própria empresa.

No que se refere à parte do colaborador (que é a única na qual você, na maioria da vezes, poderá interferir), a melhor atitude é dar o melhor de si e saber administrar bem as críticas que surgirem por parte de quem faz avaliação.

E naqueles casos nos quais há as ditas “perseguições” por parte dos superiores, o melhor posicionamento é ter uma conduta irrepreensível, que torne infundada qualquer tentativa de avaliação baseada em critérios subjetivos e por vezes injustos.

Aprender a ser avaliado ajuda não apenas no ambiente de trabalho, mas também na vida, pois todas as pessoas estão sendo avaliadas o tempo todo, onde quer que seja.