O momento de pedir um aumento ao chefe deve ser o mais difícil de muita gente durante o trabalho em uma empresa. Para muitos é a primeira conversa entre empregador e empregado onde irá se falar em salário.

Para pedir um aumento,o mais importante é saber se você merece um aumento. Alguns trabalhadores faltam sem justificativa, nunca são pontuais e saem cedo do turno constantemente e ainda assim acham que merecem ganhar mais. Com tal comportamento, é quase impossível receber um reajuste salarial, pois todos esses critérios serão avaliados na ficha do empregado antes de ser dada uma resposta afirmativa.

Caso tenha uma boa conduta na empresa, use seus méritos para justificar o aumento. Há casos de funcionários que se reportam ao chefe justificando o valor a mais no contracheque como um colega que ganha mais desempenhando a mesma função e isso pode causar um aborrecimento. Outro erro é justificar com pagamentos de contas pessoais, mostrando um desajuste financeiro e envolvendo trabalho e família.

Mostre seu comportamento e bom desempenho nas funções no decorrer dos meses ou anos, merecendo um acréscimo no salário. Em uma conversa franca com seu chefe diga o quanto foi importante para a empresa e demonstre em números e ações que merece receber uma bonificação.

Em caso de resposta negativa, não abaixe a cabeça e aproveite o momento para perguntar o que poderia fazer para conseguir um aumento. Estabeleça uma meta de alguns meses, melhore a conduta no ambiente de trabalho e volte solicitar um novo encontro para tentar mais uma vez.

Por Lidianne Andrade