Muitas pessoas chegam a ignorar as Artes Plásticas como uma Profissão, muitas vezes por desconhecimento do assunto ou pelo impacto que o avanço tecnológico tem provocado no mundo, inclusive nas Artes. Contudo, todos nós, sem exceção, vez por outra, nos deparamos com uma pintura, uma escultura ou outra obra de grande atração e beleza estética que nos absorve e nos leva, momentaneamente, a “outro mundo”.

Por trás de toda a beleza da Obra de Arte está a figura ímpar, de grande importância na sociedade, que além de precisar ter um talento natural e um espírito criativo, precisa estudar muito para aprimorar suas técnicas e conhecimentos. Os mais renomados Artistas possuem uma boa formação e para garantir a transmissão de conhecimentos e técnicas acumuladas, existe o curso Universitário de Artes, com duração entre 3 e 4 anos.

Este profissional trabalha com criação de obras de arte (quadros, esculturas, objetos de cerâmica, instalações artísticas), em geral e pode trabalhar em galerias de arte, museus, escolas de arte, exposições, design, Ateliês, escolas do ensino público e particular e muitos outros. Quando especializado, é um profissional muito bem remunerado.

Por Lindomar Vieira