Entre as profissões que não requerem nível superior mas pagam um bom salário e oferecem uma excelente carreira, está a de Técnico em Agrimensura, cargo que requer formação específica, um profissional imprescindível para obras maiores.

Quaisquer empresas que necessistem de levantamento topográfico minucioso para uma obra precisam de um agrimensor, e é mais comum que o profissional desta profissão encontre trabalho em construtoras e no setor público. São inúmeros os concursos públicos e processos seletivos que oferecem vagas para este tipo de profissional (tem um processo seletivo aberto agora no Batalhão Mauá).

O agrimensor precisa de um diploma de técnico. Os cursos mais conceituados, na maioria das regiões, costumam ser aqueles oferecidos pelos IFETs (antigos CEFETs) e pelo SENAI. A dica é procurar uma dessas entidades na sua cidade, já que os cursos são sempre gratuitos nessas instituições. Também existe a opção de se fazer cursos em escolas técnicas particulares, mas é bom verificar se a estrutura oferecida é melhor que nas escolas públicas e se há alguma ajuda no acompanhamento ao emprego.