O que é o CNIS do INSS?



  

Descubra aqui o que é o CNIS do INSS.

Caso você seja contribuinte do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e deseja acompanhar suas contribuições, saiba que existe uma plataforma chamada CNIS, que significa Cadastro Nacional de Informações Sociais. Nessa plataforma o contribuinte pode acompanhar mensalmente a situação do seu cadastro, sabendo assim se o empregador está realmente recolhendo suas contribuições. Outra vantagem da plataforma oferecida pelo INSS e se no caso de haver incorreções como faltar algum período que você contribuiu, você pode solicitar informações ligando para o telefone da Central de Atendimento do INSS 135.

Através do CNIS o contribuinte tem acesso sobre seguro desemprego, FGTS, entre outros. A importância do CNIS é que ele é um banco de informações que reúne todas as informações do governo, pois nesse banco de dados, além das informações de contribuinte e empregador, contém informações de outros órgãos como Ministério do Trabalho e Emprego, Receita Federal. É conveniente que o trabalhador tenha acesso ao extrato de vínculo e contribuições à previdência, bem antes de pedir o requerimento da aposentadoria, evitando assim que haja algum imprevisto quando for solicitar.

Veja também:  INSS - Como Consultar Saldo, Extrato e Tirar Certidão Negativa (CND)

Caso você queira ter acesso ao extrato, deverá acessar o site do INSS. É necessário ter em mãos o número PIS/PASEP, juntamente com sua senha, que deverá ser solicitado em uma Agência da Previdência Social, se preferir o contribuinte pode buscar informações pessoalmente nas agências da previdência.

O contribuinte possui outras formas de obter o extrato caso ele tenha conta no Banco do Brasil ou Caixa Econômica, nesse caso o extrato pode ser solicitando pelo caixa eletrônico ou na Internet Banking da seguinte forma:





Banking Banco do Brasil

  • Vá na opção “conta corrente
  • Selecione a guia "Extrato diversos"
  • Por último clique na opção "Previdência Social"
Veja também:  Revisão dos Benefícios do INSS - Auxílio Doença e Aposentadoria por Invalidez

Banking Caixa Econômica Federal

  • Primeiramente vá no menu "Cidadão Online"
  • Acesse "Extrato Previdências", no lado direito da página.

Na base de dados do CNIS estão trabalhadores que informaram seus dados previdenciários a partir do ano de 1971 para empregados. Também consta para trabalhadores individuais como os empresários, funcionários públicos que informaram seus dados a partir do ano de 1974, ou seja, todos aqueles que possuem o número do NIT ,PIS ou PASEP.

Gisele Alves de Brito



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *