Consulta do PIS/PASEP – Como Fazer



  

Saiba aqui como fazer para realizar a consulta do PIS / PASEP.

O Pis, Programa de integração Social, é muito mais do que somente um número. Ele é o número o qual assegura ao trabalhador da empresa privada alguns de seus benefícios garantidos por lei, mediante seu tempo de trabalho, sendo de responsabilidade da Caixa Econômica Federal o seu pagamento.

Já o PASEP, Programa de Formação do Patrmônio do Servidor Público, diferente do PIS, assegura ao servidor público alguns de seus benefícios garantidos por lei, mediante seu tempo de trabalho, sendo de responsabilidade do Banco do Brasil o seu pagamento.

Este ano o PiS/PASEP foi liberado para seu pagamento desde julho, mas para receber o abono, também nomeado de décimo quarto salário, existem algumas regras para seu recebimento, como por exemplo, o abono somente será pago as pessoas que são trabalhadores do comércio e setor de serviços, da indústria e rurais que trabalharam com carteira assinada para uma empresa que tenham cinco anos de inscrição no PIS; a quem receba até dois salários mínimos; a quem tiver trabalhado por pelo menos trinta dias com carteira registrada no ano anterior e a empresa para a qual trabalhou deve obrigatoriamente ter atualizado o seu cadastro de trabalhadores no Ministério do Trabalho e Emprego.

Veja também:  Como Descobrir o Número do PIS pelo CPF

O pagamento do benefício ao trabalhador tem como intenção ajuda-lo em suas contas e dívidas, contribuindo assim para a diminuição das diferenças sociais.





Trabalhadores autônomos, trabalhadores que recebam mais de dois salários mínimos não tem direito ao benefício.

O pagamento do abono é de um salário mínimo, liberado conforme a data de nascimento do trabalhador. Conforme a tabela que consta no site do próprios PIS: http://pis2016.net.br/. Para sacar o seu benefício é necessário comparecer a uma agência da Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil, tendo em mãos um documento com foto que seja válido e esteja em bom estado, além de algum documento que comprove o cadastro do PIS, seja pela carteira de trabalho ou carteira de inscrição. Caso more longe de uma agência, o saque também pode ser realizado de uma casa lotérica ou posto de atendimento do Caixa Aqui.

Veja também:  Prorrogação do Pagamendo do Abono Salarial PIS PASEP 2015-2016

Se atente as informações e caso queira saber outras informações, procure a agência da Caixa Econômica ou Banco do Brasil mais próxima a você.

Carolina Anunciato Alves



1 comentário em “Consulta do PIS/PASEP – Como Fazer

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *