Saque do Abono Salarial tem Prazo para Saque Prorrogado



  

Ministério do Trabalho estende mais uma vez o prazo para o saque do abono salarial.

Mais uma vez o governo decidiu ampliar o prazo para o saque do abono salarial PIS (Programa de Integração Social)/Pasep (Programa de Formação do Patrimônio Público do Servidor Público) referente ao ano-base 2014. Agora os beneficiários poderão fazê-lo até o dia 31 de dezembro deste ano. Para quem não sabia, o primeiro o prazo para o saque venceu no dia 30 de junho e foi prorrogado até ontem (31 de agosto de 2016). Lembrando que os trabalhadores remunerados e cadastrados no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos são os que podem e devem sacar o seu abono salarial. De acordo com o Ministério do Trabalho, quase um milhão de trabalhadores são beneficiários.

Veja também:  Reclamação Trabalhista por Rito Sumaríssimo - Quando se Aplica?

Porque prorrogaram o prazo para o saque do PIS/Pasep mais uma vez?

O ministro do trabalho Ronaldo Nogueira afirma que uma grande campanha na mídia foi feita para que os que ainda não sacaram o valor do benefício o fizessem (mais de 200 mil trabalhadores remunerados puderam realizar o saque). Com mais uma prorrogaçã, mais uma parte deste 1 milhão de beneficiários poderia ser alcançada. Pela primeira vez o governo federal concede uma prorrogação de prazos para que os trabalhadores retirem o seu PIS/Pasep.

Algumas regras para o pagamento do abono foram mudadas desde a primeira prorrogação. A Medida Provisória 665 define o aumento da exigência de tempo em que o trabalhador deve permanecer no ano-base para que ele tenha o direito de receber o abono salarial: o trabalhador que recebeu até dois salários mínimos mensais (atualmente o valor do salário mínimo é de R$ 880,00), com registro em carteira e exerceu sua atividade remunerada durante, pelo menos 30 dias no ano de 2014. O que foi mudado é o valor do direito para quem trabalhou um mês no ano-base, que é de 1/12 do salário mínimo e não o valor total como era previsto até junho deste ano.

Veja também:  Como Descobrir o Número do PIS pelo CPF




Para consultar o seu benefício há várias maneiras: o trabalhador pode fazê-lo por telefone ligando para a Caixa Federal ou Banco do Brasil, pelos números 0800 726 0207 e 0800 729 0001, respectivamente. Também é possível acessar os site do Ministério do Trabalho clicando no banner Abono Salarial. Ali é possível ver a lista dos beneficiários que têm direito ao abono e que ainda não realizaram o saque.

Fique atento aos prazos e aos seus direitos!

Ana Luiza Suficiel



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *