Procurar Emprego – Dicas e Estratégias para Conseguir uma Vaga



  

Confira aqui algumas dicas e estratégias para conseguir a tão sonhada vaga de emprego.

Entregar currículos e enviar e-mails sem obter retorno pode ser uma tarefa desgastante para quem busca emprego. Se você quer trabalhar ou mudar de emprego, mas já está desanimado, o segredo é se organizar, montar um projeto objetivo e separar tempo para ir atrás.

Para que a procura seja eficiente, é preciso conhecer seus pontos fortes, suas melhores habilidades e se organizar para obter o melhor resultado sem perder tempo.

1. Conheça suas Preferências

Para começar, você precisa saber em que área quer trabalhar. Conhecer e filtrar suas capacidades pode ser uma tarefa árdua, mas necessária. Quando você traça um perfil e especifica sua aptidão para certo tipo de serviço, o empregador saberá como te encaixar na empresa.

Nesse momento é importante também procurar empresas que possam lhe fornecer a área que você está à procura.

Veja também:  FHSFA tem vagas de emprego abertas para Farmacêutico

2. Monte seu currículo

Agora que você já sabe o que quer fazer no mercado, é preciso caprichar no currículo. Ao contrário do que muita gente pensa, não é preciso colocar foto nesse documento. Em empresas maiores, os entrevistadores utilizam filtros eletrônicos específicos. Se seu currículo tiver as palavras-chave para o cargo, a possibilidade de entrarem em contato é maior.

Tenha uma cópia do currículo sempre com você, no seu e-mail ou em um pen drive. Caso a empresa entre em contato, quanto mais rápido for a resposta, maiores as chances para a vaga.

3. Comece a busca

Com currículo pronto e uma lista inicial de empresas, é hora de fazer contato com sua rede de amigos e colegas de trabalho. Você pode perguntar o que eles sabem sobre atuais vagas de emprego e pedir conselhos ou contatos.

Veja também:  Sine de Três Corações (MG) abre Novas Vagas de Trabalho




Participar de palestras ou feiras de negócios pode ser de grande ajuda, pois além de conhecer mais empresas do ramo que você procura, ainda é possível apresentar seu cartão para os representantes presentes.

4. Programe-se

Para não se perder no caminho, é válido montar um cronograma e segui-lo com seriedade. Esteja atento à suas metas e mantenha seus contatos atualizados.

Se você já contatou empresas, entregou currículos e está esperando uma resposta, mande um e-mail para que o RH confirme. Caso a vaga seja sua, mas ainda não marcaram entrevista, espere de cinco dias a uma semana para que o pessoal possa se organizar. Depois disso é só entrar em contato.

5. Esteja preparado

Você entregou currículos, contatou amigos e visitou empresas, agora é hora da entrevista. Não estar preparado pode colocar tudo a perder.

Conseguir um emprego de qualquer coisa é difícil quando os recrutadores procuram por especialistas. Quanto mais você dominar a área a que está concorrendo e quanto mais segurança demonstrar, mais fácil vai ser de começar no novo emprego.

Veja também:  Como ser produtivo no trabalho

Caso você esteja trabalhando, agende entrevistas para horários que não atrapalhem seu dia na empresa. Nesse momento, profissionalismo é tudo.

Por Fábio Santos



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *