Prorrogação do Pagamendo do Abono Salarial PIS PASEP 2015-2016



  

Novo prazo deve beneficiar cerca de 1,2 milhões de trabalhadores, que poderão sacar o dinheiro entre 28 de junho e 31 de agosto.

Nesta sexta-feira, dia 1º de julho, o governo federal divulgou que o prazo para saque do abono salarial do PIS/Pasep por trabalhadores, referente ao ano de 2014, foi prorrogado. Sendo assim, pelo menos 1,2 milhões de pessoas que ainda não haviam sacado o seu benefício, com prazo que havia terminado na última quinta-feira, dia 30 de junho, ainda poderão retirar o mesmo entre 28 de julho e 31 de agosto de 2016.

Atualmente o salário mínimo é de R$ 880. Quem quiser sacar o seu abono precisa ter cadastro há pelo menos cinco anos no PIS/Pasep, além de ter recebido, em média, uma remuneração mensal de até dois salários mínimos no ano de 2014. O exercício de trabalho no ano anterior precisa ser de no mínimo trinta dias e os dados na Relação Anual de Informações Sociais precisam estar atualizados. Os benefícios que não forem sacados, por outro lado, voltam ao Fundo de Amparo ao Trabalhador, o FAT.

Veja também:  Calendário PIS 2017

Conforme entrevista coletiva concedida por Ronaldo Nogueira, Ministro do Trabalho, o governo foi sensível ao estender o prazo à essa medida, levando-se em conta também a necessidade de aprimoramento desse e de tantos outros programas sociais que são extremamente importantes na vida de cada trabalhador, podendo-se citar entre estes o Bolsa Família, que teve reajuste de 12,5%. Além disso, esta também foi a primeira vez que o prazo para saque do abono foi estendido, fato este que acarretará em uma maior participação da população que precisa do benefício.





Para quem ainda não sacou e quer aproveitar a oportunidade, é preciso saber prioritariamente se o benefício já foi ou não depositado na sua conta. Em caso de negativa, este deve comparecer nos terminais de autoatendimento da Caixa ou em uma Lotérica com o Cartão do Cidadão e senha cadastrada em mãos. Quem não tiver o cartão pode apresentar um documento de identificação em qualquer agência Caixa para receber o seu abono salarial. Os que forem participantes do Pasep, por outro lado, após verificação de depósito na conta, precisam ir até uma agência e apresentar seus documentos de identificação.

Veja também:  Abono Salarial 2016 - Quem Tem Direito, Data de Pagamento e Como Sacar

Se algum trabalhador tiver alguma dúvida pode tira-la pela Central de Atendimento Alô Trabalho, no 158, ou pelo telefone da Caixa, no 0800-7260207, e/ou do Banco do Brasil, no 0800-7290001.



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *