Entrevista de Emprego – Como Agir e se Comportar durante a Seleção



  

Confira aqui algumas dicas e cuidados que você deve tomar na hora da entrevista de emprego.

Seja você um candidato experiente ou esteja indo a sua primeira entrevista, sempre bate aquela dúvida  e insegurança em relação a maneira em que devemos nos apresentar numa entrevista de emprego. Então separei umas dicas de alguns especialistas para que você se sinta seguro e pronto pra arrasar na sua entrevista.

1. Contato no currículo: Um dos muitos erros que passam despercebidos pelos candidatos são os contatos telefônicos deixados nos currículos, eles precisam estar atualizados e quem for atender esses números tem que ser educado e gentil, quando for marcar a entrevista apresentar disponibilidade, pois esse é um ponto muito importante para se estabelecer um bom primeiro contato. Por mais ansioso que o candidato esteja, tem que evitar qualquer tipo de pergunta que não seja sobre o local e a data da entrevista, perguntas fora de hora podem deturpar o perfil do candidato.

Veja também:  Procurar Emprego - Dicas e Estratégias para Conseguir uma Vaga

2. Pesquise sobre a empresa: missão, valores, o que a empresa faz, de que maneira que você pode contribuir para o crescimento dela e onde você pode se encaixar lá. Hoje a internet acaba sendo uma ferramenta muito útil nessa área, pois a maioria das empresas possuem sites  que falam muito sobre a sua historia.

3. Roupa adequada: Vista como se já trabalhasse lá, pesquise como as pessoas que lá trabalham se vestem, se puder de uma passada antes na empresa para observar, na dúvida use social. Cabelo e unha bem cuidados. Seja extremamente pontual.

4. Currículo: Leve um currículo extra, ele deve estar atualizado, estude sobre si mesmo, conheça seu currículo, esteja pronto para responder com clareza  sobre suas experiências especificadas no currículo, tente mostrar o que suas experiências podem agregar a empresa. Ao falar evite usar gírias e cuide com os erros de português.

Veja também:  Dicas de Como Ir Bem na Entrevista de Emprego




5. Esteja pronto para responder questões tais como: Fale ao seu respeito? Quais foram suas conquistas até agora? Você está satisfeito com sua carreira? Fale-me sobre uma situação difícil que tem enfrentado? As empresas estão sempre à procura de pessoas capazes de realizar o trabalho com eficiência e que tragam bons resultados e a melhor maneira de mostrar isso é você contar o que já fez. Por isso, responda com calma e simplicidade.

6. Faça perguntas: No tempo pertinente faça perguntas sobre responsabilidades, o motivo da abertura da vaga, método de avaliação do seu desempenho, natureza da função, se há incentivo para treinamentos adicionais, quais serão seus clientes, quais os planos da empresa e os próximos passos,  tudo isso deve ser esclarecido durante a conversa com o entrevistador.

7. Postura: Tome cuidado com a linguagem corporal, mantenha a boa postura, olhe nos olhos, sempre sorrindo e  trate seu entrevistador pelo nome.

Veja também:  Dicas para conquista de um novo emprego

8. Agradeça: É educado e promissor agradecer e se colocar a disposição.

Na maioria das vezes o perfil da pessoa a ser contratada pesa mais do que a competência ou a capacidade intelectual, por que cada cargo exige um tipo de perfil. Então a melhor estratégia é ser claro, caprichar no português, ser espontâneo, agir com naturalidade, enfim, seja você mesmo e boa sorte!

Dany Bueno



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *