Empregos na Construção Naval e Petróleo – Mercado de Trabalho



  

Confira aqui como anda o mercado de trabalho para os setores de Petróleo e Construção Naval.

Se compararmos o setor de petróleo e construção naval em 2002 e 2016, notamos que houve um enorme crescimento no período de 13 anos. Enquanto o número de trabalhadores no setor era de 174.243 em 2002, em 2015 chegou a 293.594 trabalhadores, um índice de 68,4% de aumento.

Apenas no setor de petróleo o crescimento foi de 67,8%. Em meados de 2002 o número de trabalhadores era de 46.743, depois de 13 anos esse número aumentou para 78.470 funcionários.

O crescimento foi caracterizado pela exploração do pré-sal, investindo mais de US$ 200 bilhões. O setor também abre espaço para os microempresários, pequenas empresas começam a integrar no mercado de petróleo e a se favorecer de diversas formas.

Veja também:  Como Trabalhar em Casa pela Internet

Os trabalhadores que interessam por essa área recebem ótimos salários, alguns chegando a receber até em moedas estrangeiras. Tem maiores chances internacionais, pois as maiorias das empresas são multinacionais, originadas da Nigéria, Rússia, Arábia Saudita, Venezuela, Canadá, Estados Unidos, México, China, Emirados Árabes Unidos, Noruega, Kuwait e Reino Unido. Além de poderem optar por trabalhar nas empresas privadas ou públicas.

Já no setor de construção naval esse crescimento é muito evidente. Antes de 2002 podemos dizer que esse setor praticamente não existia e começou a ter importância somente após o reconhecimento do mercado de trabalho nacional. No final de 2002 o número de trabalhadores nesse setor era de 6.500, dentro de 13 anos ele evoluiu muito e chegou a 57.048 funcionários.

Veja também:  Tipos de Emprego para Trabalhar Online




A exploração do pré-sal realizada no setor de petróleo contribuiu muito para a evolução do setor de construção naval, em especial pela Petrobras. Cada dia que passa as empresas estão contratando mais pessoas para trabalharem com construção de embarcações e plataformas marítimas.

Apesar do setor de construção naval ter crescido muito, ele está sofrendo com a falta de habilidades dos funcionários. Por este motivo, as indústrias estão preparando os funcionários para trabalharem nessa área.

No entanto, mesmo com esse enorme crescimento e excelentes benefícios oferecidos para os funcionários, o setor de petróleo e construção naval vem enfrentando uma enorme crise desde 2014, quando iniciou os processos de lava jato. Infelizmente a crise que chegou com o lava jato ocasionou um grande número de desemprego, tanto no setor de petróleo quanto no setor de construção naval.

Veja também:  Como Trabalhar em Casa pela Internet

Aline Aparecida Feitosa Dias



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *