Intervalos de Descanso podem Melhorar Produtividade no Trabalho



  

Pesquisa revela que profissionais que intervalos de descanso têm melhor produtividade do que aqueles que trabalham direto.

Se você pensa que para ser produtivo e cumprir bem as tarefas do dia é passar oito horas diárias sentado numa cadeira de escritório, engana-se. De acordo com o coautor do livro “Emotional Intelligence 2.0” (Inteligência Emocional 2.0), Travis Bradberry, trabalhar oito horas por dia sem intervalos está ultrapassado. Agora o correto é fazer pequenos intervalos e descansar a cada hora.

A ideia de Travis baseia-se em um estudo do "Draugiem", grupo de tecnologia da informática, que mediu a quantidade de tempo que funcionários gastavam cumprindo várias atividades e também mediu o grau de produtividade, tudo através de um programa de computador.

Veja também:  Abono Salarial 2016 - Quem Tem Direito, Data de Pagamento e Como Sacar

Eles chegaram a conclusão que não tinha grande importância o tempo total da jornada, mas o que importava é como era estruturada. Foi identificado que os profissionais que paravam as atividades por curtos períodos para descansar apresentavam mais produtividade do que aqueles que passavam longos períodos trabalhando.

Estimou-se que o ideal seriam 52 minutos de trabalho com intervalos curtos de 17 minutos para descansar. Os funcionários que cumpriam essa rotina conseguiam um nível alto de concentração no trabalho, eles focavam 100% nas tarefas pelo período de uma hora, sem distrações.

O autor, que também é psicólogo e presidente da Consultoria Empresarial "TalentSmart", garante que o cérebro humano precisa alternar períodos de muita energia, por volta de uma hora, para em seguida relaxar de quinze a vinte minutos.

Veja também:  Dicas de Como se Preparar para uma Vaga de Trabalho

Quatro dicas para alcançar o ritmo ideal de trabalho:





Dividir seu dia em curtos intervalos: Bradberry diz que conseguimos planejar com naturalidade todas as tarefas diárias, semanais e mensais, porém, é mais positivo se focarmos no que conseguimos realizar neste momento.

Respeitar seu momento: Durante o trabalho usamos um pico de energia para manter um alto nível de concentração, a tarefa não deve ser interrompida para fazer coisas sem importância com olhar o celular ou entrar nas redes sociais.

Descanse o corpo e a mente: Se deseja aumentar sua produtividade descanse de fato durante o intervalo de trabalho, esqueça suas tarefas.

Não espere ficar cansado: Se esperar seu corpo dar sinais de cansaço, pode ser tarde. Lembre-se que é melhor descansar por curtos períodos, do que trabalhar cansado e com a mente distraída.

Veja também:  Ricardo Eletro recruta profissionais de MG, DF e GO

Por Ruth Galvão



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *