O que é o PPP (Projeto Político-Pedagógico) e qual o papel do diretor?



  

Você sabe o que é o PPP? Conhece suas ramificações? Se você atua na área Pedagógica e não ouviu falar, ou ainda tem dúvidas. Este artigo é para você. Desde 1996, a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) instituiu que toda escola precisaria desenvolver um PPP, ou o Projeto Político Pedagógico. Muito mais do que desenhar os métodos de ensino que o professor ira desenvolver em sala de aula, o Projeto Pedagógico requer o envolvimento das esferas sociais em torno do assunto.

Para isso torna-se necessário o envolvimento de gestores educacionais, pais, alunos, professores e demais funcionários da escola participem do processo de elaboração do documento. Para coordenar e garantir o envolvimento dos envolvidos, O Diretor Escolar desempenha um papel de muita importância, assim com outros que citaremos adiante. A necessidade da criação de um plano pedagógico surgiu no período pós-ditatura, as escolas publicas passarem a receber indivíduos que antes eram excluídos do processo educacional publico do país, com o aumento da diversidade social dentro das escolas tornou-se necessário a adequação dos modelos existentes para colaboração do novo cenário.

Veja também:  A importância da constante capacitação de um Coordenador Pedagógico

Muitos profissionais da área ainda encontram certa dificuldade em compreender as ramificações do PPP e como ele influenciar nas praticas de ensino, tornando-as mais eficientes. A seguir esclareceremos as dúvidas mais comuns:

1. Como iniciar um Projeto Político Pedagógico eficaz O Projeto Pedagógico é pautado em três pilares, independente do perfil da escola ao qual o mesmo será aplicado, são eles:

· Proposta curricular: Nesta etapa deve-se levar em consideração o que será ensinado e quais os meios de transmissão do conhecimento, bem como a gestão do tempo e o espaço (ambiente) onde o ocorrerão as atividades.





· Formação dos educadores: abrange a organização do corpo docente, a fim do cumprimento da proposta curricular

Veja também:  A importância da constante capacitação de um Coordenador Pedagógico

· Gestão Administrativa: Responsável pelo fornecimento de insumos (físicos ou não) para realização as atividades bem como os demais setores funcionem bem dentro da escola.

2. De quem é a responsabilidade e elaboração do projeto? O projeto deve ser originalmente elaborado pelas esferas sociais que citamos acima: pais, alunos, professores e alunos, entretanto a condução desta elaboração é papel do Diretor que deve estar bem atento e habituado à realidade da comunidade para conseguir transitar pelo projeto.

3. Quais as maiores dificuldades encontradas durante a Elaboração? Por se tratar de projeto colaborativo, é comum que exista distorção do que é de interesse coletivo e individual, portanto há de se ter em mente sempre os motivos aos qual a equipe envolvida está se reunindo.

Veja também:  A importância da constante capacitação de um Coordenador Pedagógico

Um bom exercício para gestão deste conflito é buscar sempre a resposta que façam refletir sobre o porquê da existência do espaço educativo, bem como qual a sua funcionalidade social.



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *