A importância da constante capacitação de um Coordenador Pedagógico



  

A função de orientar o corpo docente, discente e a dinâmica escolar não é simples, por isso a capacitação do Coordenador Pedagógico deve ser continuada, visando melhorar o aproveitamento do cargo. Mesmo que abram concursos para a vaga de Coordenador, muitas instituições ainda preferem selecionar professores experientes, mesmo de outras disciplinas, para assumir a ocupação.  

O Coordenador Pedagógico deve estar preparado para executar sua função, tendo em vista a necessidade de estar atualizado e informado a respeito do meio educacional ao qual pertence. Para isso, não basta apenas esperar que a Secretaria de Educação ou a Instituição de Ensino ofereça a formação continuada, pois um bom profissional sempre está buscando o aperfeiçoamento para se destacar no mercado de trabalho. Mesmo os coordenadores com carreira estável não devem se acomodar, pois o desenvolvimento educacional depende da sua boa atuação.   

Veja também:  O que é o PPP (Projeto Político-Pedagógico) e qual o papel do diretor?




É essencial enfatizar, no dia a dia, a necessidade do comprometimento e envolvimento de todos, pois o trabalho em equipe possibilita elaborar projetos que auxiliam na evolução da qualidade de ensino. Neste sentido, a formação continuada do Coordenador pode voltar-se na melhoria da comunicação com todos os setores da Instituição de Ensino. A capacidade de ouvir, motivar e compreender as necessidades dos professores, colaboradores e alunos também é fundamental para resolver os conflitos, melhorar a distribuição do conteúdo e rendimento das turmas.

Muito além de apenas coordenar professores e alunos, esse profissional está envolvido em todos os setores da Instituição de ensino: organização, administração, gestão financeira, planejamento pedagógico entre outros, além de participar e incentivar a execução das ações constantes no PPP (Projeto Político Pedagógico).

Veja também:  O que é o PPP (Projeto Político-Pedagógico) e qual o papel do diretor?

A profissão exige que haja formação adequada a fim de se atualizar e acompanhar as novidades da área, dessa forma, ao aprimorar seus conhecimentos, o Coordenador enriquece a sua atuação, pois a formação continuada é muito significativa na busca constante do crescimento profissional no ambiente pedagógico.



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *