Por que as empresas falham na gestão de informação?



  

A administração de dados é a forma fundamental de uma empresa obter maior vantagem competitiva no mercado atual. Desta forma, é muito importante implantar e investir em boas ferramentaspara conseguir alavancar uma boa administração de dados e utilizá-los para o desenvolvimento de iniciativas. Sem uma gestão efetiva de informações o objetivo, que é a tomada de decisões corretas a partir de dados precisos, não é atingido.

Os gestores precisam saber transformar as informações a fim de extrair ao máximo os seus dados, pois o gerenciamento de dados é imprescindível para o sucesso de uma empresa, entretanto, muitas têm falhado na gestão de dados e apenas uma pequena parcela tem colhido bons resultados para a organização.

Uma pesquisa realizada pela Iron Mountain e pela Pricewaterhouse Coopers (PWC) mostrou que poucas empresas, têm conseguido resultados efetivos na gestão de seus dados. Desta forma, no contexto atual, as organizações não têm mostrado os resultados que estão sendo atingidos com as iniciativas do Big Data e Analytics. O estudo foi feito com 1,8 mil líderes de mercado de negócio, que inclui empresas de médio e grande porte, na América do Norte e Europa. Assim, poucas instituições podem atribuir um valor aos seus registros.





Além disso, a pesquisa mostrou que existem lacunas (gaps) de estratégia na gestão de dados. Neste sentido, três em cada quatro empresas que foram estudadas não possuem, em sua estrutura, um analista de dados. Entre as companhias que possuem o profissional, apenas uma está utilizando esta função de forma efetiva. O estudo da PWC revelou que 75% dos líderes de negócio acham que estão conseguindo extrair ao máximo os dados, mas, somente 4% estão colhendo os resultados.

Um bom gerenciamento de dados permite organização e otimização das informações e, também, maior ganho de produtividade. A gestão de informações possibilita o uso de dados seguros evitando erros e muitos outros problemas que comprometem a empresa, além de facilitar com procedimentos que favorecem a assertividade nas tomadas de decisões.

Veja as seis principais vantagens para uma empresa adquirir um Software de Gestão:

  • Economia de tempo e dinheiro: com o software, os custos relativos aos processos manuais são eliminados;
  • Aumento na produtividade: facilita o cumprimento das tarefas diárias e atribuições;
  • Integração entre os departamentos: evita o retrabalho e redigitalização de informações;
  • Precisão nas informações e relatórios: agilidade nas análises e no controle financeiro, compras, estoque, emissão de notas, etc.;
  • Controle de gestão: facilidade para o proprietário ou gerente acompanhar o progresso de projetos e funcionários;
  • Praticidade no armazenamento: sistema totalmente informatizado e seguro.

O BI (Business Intelligence) é um dos sistemas que mais auxilia na gestão de informações, pois garante relatórios seguros, além de analisar, filtrar e organizar os dados a serem utilizados.



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *