Responsabilidade socioambiental nas empresas



  

Desenvolver a sustentabilidade é cada vez mais importante para os dias atuais.

Além de assumir um papel social para melhoria do meio ambiente, você também pode ter muitas vantagens em sua empresa. Veja dicas de como atuar de maneira socioambiental:

Falar de sustentabilidade é, sem dúvida, um dos assuntos mais importantes atualmente, mas afinal o que é e como atuar a sustentabilidade? Sustentabilidade é a prática consciente de preservar o meio ambiente, a fim de não comprometer as gerações futuras, por meio das extrações dos recursos naturais e degradação do planeta Terra. É por este motivo que é de extrema importância atuar de forma socioambiental.

As principais vantagens das empresas e organizações a aderirem à sustentabilidade é estarem conscientes da responsabilidade socioambiental, essa responsabilidade reúne atitude e iniciativa quanto aos impactos ambientais; torna a empresa mais competitiva no mercado; economiza; contribui para atuação socioambiental; desenvolve ações a fim de formalizar com a prática da sustentabilidade; forma de divulgação; credibilidade social e imagem positiva na sociedade.

Veja também:  Agência Abound abre vagas de emprego no Rio de Janeiro

Rafaela dos Santos, 32 anos, pernambucana, relata o que acha da questão socioambiental dentro dos empreendimentos. “Acho bem interessante às empresas atuarem fazendo o bem, vejo publicidades de empresas que oferecem seus produtos e ao mesmo tempo conscientizam a população sobre a sustentabilidade. Acho que elas só têm a ganhar”, destacou.

Veja algumas formas de colocar em prática a sustentabilidade em sua empresa:

– Substituição de copos descartáveis: Deixar um aviso a todos os funcionários, para que levem sua garrafinha de água, é uma forma de substituir os copos descartáveis, que afetam a natureza e levam anos e anos para se decompor e economiza na compra dos copos.

– Elimine vazamentos: Evita o desperdício da água, bem precioso de consumo humano que ameaça acabar, e economiza na conta da mesma.





– Evite substituir aparelhos eletrônicos: Só substitua se for bastante preciso, prefira chamar um profissional que conserte, caso necessário. Fazendo assim, você evitará o acúmulo dos resíduos eletrônicos na natureza e ainda economiza na compra de outros aparelhos.

Veja também:  Empresas trazem o Happy Hour para dentro dos escritórios

– Substituição de lâmpadas: A substituição das lâmpadas incandescentes por lâmpadas florescentes além de evitar a emissão de 136kg de gás carbônico por ano, ainda economiza aproximadamente 60% do consumo e a florescente tem maior durabilidade.

-Separação do lixo: Ao separar o lixo, papel, plástico, metais e vidros, você estará contribuindo para a reciclagem, economiza matérias primas para a fabricação de novos produtos, evita os impactos ambientas.

– Política socioambiental: Faça uma política socioambiental em sua empresa, fazendo assim, você envolverá os funcionários na temática.

– Envolva os colaboradores: Capacite e envolva os seus colaboradores em aderirem um papel socioambiental. Instruindo sobre a poluição no planeta, aquecimento global, desperdício de água, energia e outros assuntos que fazem parte a sustentabilidade.

– Manutenção de veículos: Caso sua empresa possua carro para transportar produtos, por exemplo, faça a manutenção da troca de óleo e filtros de óleo e de ar do veículo nos prazos corretos que indica o fabricante. Pois a manutenção feita de forma correta ajuda na diminuição da emissão de CO2 no ar e na economia do combustível.

Veja também:  Empresas trazem o Happy Hour para dentro dos escritórios

– Refil: Caso seu empreendimento seja uma fábrica de produtos como shampoo, por exemplo, mude a embalagem pelo refil, pois ele é oriundo da reciclagem.

Por Erika Amanda Silva de Souza



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *