Aprendendo com os erros



  

É natural errar no ambiente de trabalho, mas é preciso saber tirar o lado positivo e o aprendizado do erro cometido, para sempre evoluir.

O ditado diz que "errar é humano, mas permanecer no erro é burrice". É um ditado popular muito fácil de ser compreendido, mas muito difícil para ser colocado em prática, principalmente quando nos referimos ao nosso trabalho, onde não são permitidos erros. Não importa se você ocupa o cargo mais simples dentro de uma empresa ou o de mais alto grau, sempre que errar será cobrado por seus erros.

Óbvio que aquele que ocupar um cargo de chefia, de direção, arcará mais com as consequências, seja por seu erro ou pelo erro de um subordinado, mas seja como for, a realidade que nos é imposta é que em local de trabalho não há espaço para erros.

Veja também:  Empresas trazem o Happy Hour para dentro dos escritórios

De fato, nenhum profissional quer errar, sabe que isso pode trazer sérias consequências para a empresa e consequentemente para sua carreira, mas os erros acontecem e quando você menos esperar, eles irão surgir!
E nesta hora, quando o erro aparece, não há muito que ser feito, a não ser tentar corrigir o erro e ver o que pode ser feito para que aquele erro não traga consequências desastrosas. Porém, todos nós precisamos descobrir que se pode aprender muito com os erros e que este aprendizado faz parte da vida, faz parte da carreira profissional e vai se tornar um diferencial em nossa vida.

O primeiro aprendizado que temos com o erro é descobrirmos que somos pessoas e, como tal, não somos perfeitos. Porque os profissionais buscam tanto o acerto, a perfeição, que acabam se esquecendo deste detalhe básico.

Veja também:  Dicas para quem vai fazer uma entrevista de emprego




E como pessoas, nós erramos, nós aprendemos, nós esquecemos, nós precisamos contar com a ajuda de nossos colegas de trabalho, precisamos aprender a trabalhar em equipe, precisamos aprender a respeitar nossos limites e os limites de cada um de nossos colegas.

Outro importante aprendizado que os erros nos trazem é a descoberta dos verdadeiros amigos, aquelas pessoas com as quais realmente podemos contar. Porque quando erramos, muitos aparecem para criticar e condenar, mas quantos aparecem para nos dar o apoio necessário e ficam do nosso lado, nos ajudando a corrigir o erro? Então, da próxima vez que errar, olhe bem para os lados e veja quem, de fato, é seu amigo!
E com os erros, também podemos aprender a conhecer nossas capacidades. Quando erramos precisamos lidar com novos sentimentos, novas pressões para resolvermos o problema gerado pelo erro e neste processo vamos nos descobrindo mais capazes do que realmente achávamos.

Veja também:  Contax oferta mais de 1,6 mil vagas em diversas cidades

Erros devem ser evitados, mas quando acontecem, também trazem aprendizado, crescimento, conhecimento, só precisamos ficar atentos para não deixar tudo isso passar despercebido.

Por Russel



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *