Linguagem corporal na entrevista de emprego



  

A linguagem corporal é tão importante quanto a linguagem verbal em uma entrevista de emprego. É preciso ficar atento a todos os detalhes.

Quando nos candidatamos a uma vaga de emprego e somos convidados para uma entrevista é porque a empresa quer nos conhecer melhor. Você atualizou o seu currículo, preparou-o da forma correta, entregou-o na empresa e surtiu efeito, a empresa gostou do que viu em seu currículo e por isso está te convocando para uma entrevista.

E é na entrevista de emprego que a empresa vai te conhecer melhor e para isso ela usará todos os recursos, então não pense que será analisado somente o que for dito por você, porque o recrutador estará atento a cada movimento seu, porque a linguagem corporal diz muito sobre nós e vai dizer muito sobre você, então é bom ficar atento a este que pode ser um pequeno, mas importante detalhe.

O ser humano não se expressa somente através de palavras, os movimentos de nosso corpo sempre estão expressando algo que estamos sentindo ou pensando. E para um recrutador que é um profissional experiente nesta área, bastará um pequeno gesto de seu corpo para ele conhecer bastante a seu respeito, talvez até mais do que você mesmo.

Veja também:  ParkShopping de Brasília (DF) oferta vagas de emprego

A forma como você se movimenta durante uma entrevista de emprego e até mesmo a sua postura, estará dizendo muito sobre sua personalidade. E quase que 100% dos candidatos quando comparecem a uma entrevista de emprego, estão preparados apenas para a linguagem verbal, pois desconhecem completamente a linguagem corporal.

Através da linguagem corporal você poderá demonstrar segurança, experiência e principalmente, seu interesse em trabalhar na empresa. Então fique atento ao seu corpo e veja com estes exemplos o quanto é importante se preparar para a linguagem corporal.





Quando chegar à entrevista, basta um aperto de mão para iniciar o contato com o entrevistador e segure sua mão de forma segurança, mas sem fazer força e cumprimente-o olhando nos olhos. Sente-se de forma adequada, coluna ereta e cabeça erguida não deixando seu corpo de qualquer jeito na cadeira e nada de ficar balançando ou virando de um lado para o outro. Se a cadeira for giratória e de rodinha, mantenha-se firme no lugar com a postura de um profissional, demonstrando que você é uma pessoa responsável e focada nos seus objetivos.

Veja também:  Contax abre 500 Vagas de Emprego para Operador de Atendimento

Evite ficar com os braços cruzados, pois demonstra insegurança e é uma postura defensiva. O corpo sempre deve ficar inclinado na direção do recrutador, como se você estivesse demonstrando que está totalmente voltado para ele, além de ajudar você a se manter concentrado na conversa.

Candidato que fica balançando os pés, as mãos, mexendo o tempo todo com algum objeto sobre a mesa, demonstra nervosismo, insegurança, demonstra que você não está se sentindo à vontade naquele local e isso é péssimo para sua entrevista.

Vocês estarão tratando de um assunto sério, tanto para você que deseja a vaga como para a empresa que precisa de um profissional, então demonstre tranquilidade e mantenha o olhar no entrevistador, principalmente quando ele estiver falando.

Veja também:  CCAA abre vagas de emprego no Rio de Janeiro

As sobrancelhas quando ficam arqueadas demonstram interesse da pessoa e quando estão franzidas querem dizer que a pessoa ficou em dúvida ou está insatisfeita. Converse com você mesmo diante do espelho e procure observar sua sobrancelha, ou converse com um amigo, simulando uma entrevista e peça-o para observar seus gestos, contando-lhe depois e ajudando-o a melhorar sua linguagem corporal.

Por Russel



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *