Invista na inteligência emocional para sua carreira



  

Para ter uma carreira bem sucedida é preciso investir na inteligência emocional.

Investir na sua inteligência emocional não é nada fácil, mas é possível e necessário. Pode ser um ponto bastante importante para construir uma carreira bem sucedida. Suas emoções podem ajudar você no trabalho, mas também podem atrapalhar. Então foque naquilo que pode te ajudar a subir na carreira e não o contrário. Controle suas emoção e suba mais degraus de reconhecimento.

Controlar as emoções é pensar antes de agir, antes de falar. Elaborar estratégias antes de impulsos. Ponderar os pós e os contras de determinadas atitudes antes de executá-las. É estar preparado para quando as coisas não saem exatamente conforme planejamos, e ter discernimento para pensar rápido, sem perder o foco da situação.

Veja também:  Dicas de Como Evitar a Ansiedade

As emoções são nossos guias, até mesmo quando priorizamos o uso da razão, nesse momento temos a frieza de deixar as emoções de lado. Frieza? Isso não seria um tipo de emoção?

Desenvolver sua inteligência emocional facilita também o entendimento das emoções alheias, dos seus colegas de trabalho.

Não Sabe como fazer isso, vejamos alguns pontos importantes para serem pensados:

– Atente-se para suas reações, raiva, impulso, choro, frieza, entre tantos outros.





– Desenvolva algum método para acalmar-se a si mesmo, evitando conflitos ou apaziguando-os.

– Ensaiar situações mentalmente pode ajudar, em apresentação em público, por exemplo. Ensaiar na frente do espelho, por exemplo, ajuda, não é lenda.

Veja também:  Como fazer o cálculo das Férias

– Fale de forma clara, pausadamente, em um tom agradável para seus ouvintes, sejam eles um único colega de trabalho ou uma plateia inteira. Curso de como falar em público, ou teatro ajudam no desenvolvimento desse tipo de comportamento.

Se você é um líder, é mais importante ainda controlar suas emoções. Passar confiança e conhecimento para seus subordinados lhe dão respeito, credibilidade e, consequentemente, autoconfiança, motivação.

Por fim, educação, ser educado, independente do nível hierárquico que você ocupa, é fundamental em todas as áreas da vida, não somente na carreira. Assim, você pode crescer profissionalmente e pessoalmente.

Por Vivian Schetini



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *