Diferenças entre habilidades e talentos



  

Segundo os autores Curt Coffman e Marcus Buckingham, habilidades são aprendidas, enquanto talento não pode ser ensinado.

A sociedade moderna se utiliza de muitas ferramentas de aprendizado, algumas passíveis de classificação e outras apenas adquiridas por conta da vivência. Basicamente dividimos as qualificações humanas em habilidade, conhecimento e, porque não, talento? São aspectos diferentes que complementam as características de um indivíduo e que são determinantes para sua vivência no contexto de sociedade em que está inserido. Segundo os autores Curt Coffman e Marcus Buckingham no livro "FIRST BREAK ALL THE RULES" habilidades são aprendidas, enquanto talento não pode ser ensinado.

O conhecimento diz respeito ao que o indivíduo sabe, podendo ser algo tangível, como conhecer as praias do Rio de Janeiro, as regras da Trigonometria (regra da Matemática que estuda os triângulos) ou menos tangível, como as tarefas que se aprende com a experiência. O conhecimento é algo que se aprende, que se acumula durante o tempo, podendo este ser adquirido pelo contato com os pais, escolas, por meio de livros, internet e outras fontes.

Veja também:  Dicas para quem vai fazer uma entrevista de emprego




O conceito de habilidade envolve tarefas, ou seja, algo que o indivíduo tem a capacidade de realizar. Geralmente ligada ao conhecimento, as habilidades dizem respeito ao que o indivíduo sabe fazer, ou seja, quais tarefas ele consegue desempenhar que são frutos do conhecimento prévio mais a experiência. O indivíduo pode até ter o conhecimento em determinada área, mas se não tiver contato com ela, ter uma vivência, dificilmente terá a habilidade de realizar a tarefa com perfeição. Um exemplo de habilidade é a de um músico que aprende as notas e depois aprende a tocar. Aprender as notas é conhecimento e a prática de tocá-lo é a habilidade.

O talento já é algo que define o padrão de ideias, de sentimento ou como o indivíduo age. É a facilidade e a possibilidade dele se destacar por conta de uma habilidade maior ou maior facilidade em aprender. Partindo o exemplo do músico: existem diferentes músicos, mas apenas alguns conseguem alcançar notas mais difíceis e tocar músicas mais complicadas. O talento será a capacidade de sintetizar o conhecimento com a habilidade, garantindo um resultado surpreendente. 

Veja também:  Dicas para voltar ao trabalho após as festas de final de ano

Por Ana Rosa Martins Rocha



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *