Falar dos seus pontos positivos em uma entrevista



  

O que o recrutador quer saber é se o candidato se conhece bem, se é coerente e se sabe de seu potencial.

Conseguir êxito em uma entrevista de emprego é sempre um desafio para qualquer profissional e para a grande maioria, o grande problema está quando o recrutador pede para que o entrevistado aponte seus defeitos. Nesta hora, o candidato se sente acuado, com medo de falar sobre seus pontos fracos e assim ser reprovado.

Mas o problema pode estar justamente quando ocorre o contrário, ou seja, quando o recrutador pede que o entrevistado fale dos seus pontos positivos. E a situação pode piorar ainda mais, quando o candidato à vaga acha que esta é a hora em que ele tem a oportunidade de garantir a vaga desejada e aí dispara a falar e começa a aumentar e em alguns casos, até inventar qualidades as quais não possui.

Veja também:  Dicas para voltar ao trabalho após as festas de final de ano

Toda empresa valoriza o autoconhecimento, o recrutador quer saber se você conhece a si mesmo, se tem noção do seu potencial e o que seria capaz de fazer dentro da empresa.

Na hora de falar dos seus pontos positivos, basta uma palavra em falso para colocar tudo a perder, por exemplo, não adianta você dizer na entrevista que sabe trabalhar em equipe e na hora de falar suas qualidades, dizer apenas o que você é capaz de fazer sozinho.

Ao falar de seus pontos positivos é preciso, acima de tudo, coerência!





Geralmente, o entrevistador procura te conhecer um pouco, saber onde trabalhou, porque deixou o emprego, pergunta sobre sua experiência profissional e mais para o final da entrevista ele pedirá a você para citar seus pontos positivos justamente para ver se há coerência entre o que você diz.

Veja também:  Tipos de Emprego para Trabalhar Online

Então, tome muito cuidado quando for solicitado a falar de suas qualidades! Você não pode perder esta oportunidade, afinal estará fazendo o seu marketing e isso é importantíssimo, mas tenha muita cautela com o que vai falar, evite os exageros e jamais minta!

Ao questionar sobre suas qualidades, o entrevistador só quer saber quais são os seus limites e todas as pessoas têm limitações. Algumas não conseguem falar em público, outras não dominam um segundo idioma, então não queira se mostrar perfeito, porque isso não existe.

Lembre-se que você já incluiu no seu currículo as suas qualidades, sua capacidade, então tudo o que você tem a fazer é ser natural, sincero e citar com suas palavras o que já foi colocado no currículo, assim o entrevistador verá que você está sendo verdadeiro e que seu currículo está de acordo.

Veja também:  Empresas trazem o Happy Hour para dentro dos escritórios

Então, a dica é ler e reler seu currículo várias vezes, para ficar bem familiarizado com o que ele consta e assim, durante a entrevista, poderá agir naturalmente, sem omitir dados, mas também sem exagerar.

Por Russel



1 comentário em “Falar dos seus pontos positivos em uma entrevista

  • É de grande ajuda p mim essas dicas, estou desempregada e a espera de uma entrevista.Quando acontecer,vou me lembrar do que li aqui p me sentir mais segura.Obrigada.

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *