Importância de saber ouvir no ambiente de trabalho



  

Saber ouvir ajuda o profissional a se relacionar e a resolver problemas que possam surgir no dia a dia do trabalho.

Muitos ditados dizem sobre saber ouvir o que os outros dizem, mas essa expressão vai além da cultura popular, no mercado de trabalho, por exemplo, é extremamente importante saber ouvir todos que estão à sua volta. Seja você chefe, funcionário ou até mesmo estagiário, ouvir os outros sempre vai te ajudar a se relacionar com os outros e com certeza te ajudar a resolver os problemas que aparecem no dia a dia.

Na condição de chefe, você tem que ouvir todos os seus funcionários para saber como vai sua equipe, tem que saber quais são as dificuldades e de que modo a equipe está produzindo, assim poderá ter uma visão clara e mais facilidade na hora de resolver problemas. É importante também abrir os ouvidos para ouvir reclamações dos funcionários, saber como anda o humor de sua equipe também é muito importante. Outro ponto que é importante destacar é que sempre vai existir alguém superior a você, que te faça exigências, como um chefe ou cliente, é sempre bom ouvir o que todos têm a dizer.

Veja também:  ParkShopping de Brasília (DF) oferta vagas de emprego




Se você é funcionário de uma equipe, seja ela grande ou pequena, deve saber que a comunicação é uma das armas mais importantes para o sucesso do trabalho em conjunto e para todo o processo de comunicação obter êxito, precisamos saber nossa vez de falar e principalmente ouvir. Ouça seus colegas e as dificuldades que estão passando, talvez algum tenha superado alguma que você está passando nesse momento, também ouça funcionários que estão abaixo de você, como estagiários e aprendizes, eles podem te ensinar e te despertar um espírito de mentor, que pode te ajudar a ser um ótimo líder.

Se os velhos ditados dizem “temos duas orelhas e uma boca para ouvir mais e falar menos”, essa prática funciona bem em situações de trabalho, o que não significa que você deva se calar e apenas ouvir o que os outros têm a dizer, mas saber a hora certa de falar, tendo uma noção do que todos os outros já comentaram, para poder construir uma argumentação melhor, além de melhorar suas relações interpessoais com os outros funcionários.

Veja também:  CPAT/ Sine de Campinas (SP) anuncia novas vagas

Por Tom Vitor de Freitas



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *