Importância das Redes Sociais Corporativas



  

A Rede Social Corporativa torna todo o fluxo de trabalho mais proveitoso, pois permite que todos fiquem inteirados sobre as informações do trabalho e da empresa.

As novas tecnologias têm permitido que as empresas explorem diversas formas para otimizar as suas rotinas de trabalho. Com uma comunicação ágil, eficaz e rápida, as Redes Sociais Corporativas surgem como uma excelente ferramenta para auxiliar e guiar as estratégias de comunicação das empresas. É um nicho de mercado com promessa de crescimento de 42,4% por ano, segundo análise do IDC, que traz benefícios e riscos.

É bem verdade que as Redes Sociais têm um papel impactante na vida das pessoas, com um crescimento gritante nos últimos anos. Com a mesma mentalidade, a Rede Social Corporativa permite a interação humana e traz a tona uma nova realidade nas empresas, possibilitando que os profissionais conheçam melhor seus companheiros de trabalho e funções.

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A Rede Social Corporativa também facilita a vida de clientes, parceiros e colaboradores, que passam a ter acesso facilitado a informações, o que torna o fluxo de trabalho mais proveitoso. Outro ponto interessante é a redução de custos com a agilidade nos processos.





Por permitir diferentes tipos de mídia e não apenas textos, as Redes Sociais Corporativas possibilitam uma interação de um amplo grupo neste sistema intranet, propiciando que se façam pesquisas, enquetes, entre outros, e abra espaço para debates profícuos para a rotina da empresa.

Entretanto, é importante a quem tem interesse em ter uma Rede Social Corporativa ficar bem atento. Se os benefícios são muitos, também há riscos nesta empreitada. É possível que haja vazamento de informações confidenciais deste ambiente interno das empresas, bem como casos de discriminação e exposição pública de problemas entre o empregador e o empregado.

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Desta forma, recomenda-se que toda Rede Social Corporativa possua um regulamento de normas e condutas para que se coíba e alerte o funcionário, colaborador e/ou cliente sobre o que é assunto público e o que é assunto interno da empresa. Com essas regras de direitos e deveres esclarecidos, eventuais problemas podem se reduzidos e os benefícios maximizados.

Por Julio Abreu



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