Dicas para ter mais produtividade no trabalho home office



  

Algumas distrações podem afetar a produtividade de quem é home office, mas estabelecer rotina e ter disciplina podem evitar que isso aconteça.

Trabalhar em casa pode parecer uma grande vantagem para quem não tem essa rotina, mas só quem possui um Home Office sabe as dificuldades que enfrenta. Distrações mil, problemas familiares, responsabilidades do lar. Tudo isso vem bater a sua porta no horário de trabalho, o que pode afetar a sua produtividade. Saiba como evitar que isso aconteça:

– Estipule um horário de trabalho:

Não é porque você está trabalhando em casa que não precisa de disciplina. Um horário de trabalho fixo é o ideal para que você consiga produzir com mais fluidez e eficiência.

– Tenha seu próprio escritório:

Veja também:  Como fazer o cálculo das Férias

Trabalhar em cômodos da casa movimentados é a chave para a distração no trabalho. Procure um local calmo e agradável, que você possa personalizar e fazer literalmente de escritório. Com um espaço reservado, as pessoas saberão que não podem lhe interromper a todo momento.

– Faça pausas curtas:





Como você está em casa, é inevitável que alguma distração ou afazer doméstico chegue até você. Por mais que você se isole, as pessoas o procurarão, pois sabem exatamente onde você está. Então, faça pequenas pausas (pode ser de 30 minutos, por exemplo), para ir ao banheiro, beber água, e também conferir se tudo está bem em casa. É possível também, nesse período, praticar alguma atividade relaxante por alguns minutos, como brincar com seu cachorro ou acessar a internet. Ao voltar ao trabalho, compense esse tempo. É importante que a carga horária diária seja a mesma, e respeitada todos os dias, para criar uma certa rotina.

Veja também:  Entrevista de Emprego - Como Agir e se Comportar durante a Seleção

– Evite as distrações da internet:

Redes sociais, programas de mensagens instantâneas, ou mesmo aquele joguinho super divertido. Se eles são proibidos dentro de uma empresa, porque seriam liberados no seu home office? Melhor evitar esses grandes consumidores de tempo, e somente acessá-los quando for fazer suas pausas de descanso e dispersão. Mas tenha cuidado! Mesmo que você os utilize durante as pausas, cuide para que eles não tomem muito espaço. Respeite seus horários.

– Considere trabalhar de madrugada:

Se todas essas dicas não forem eficazes para você e o seu ambiente familiar ainda está atingindo a sua produtividade, considere horários durante as madrugadas: além de serem mais silenciosas, algumas pessoas têm a tendência natural de produzir melhor durante as noites. Se você é uma dessas pessoas, aproveite o tempo em que o silêncio será seu melhor aliado.

Veja também:  Melhores sites de Empregos do Brasil

Por Patrícia Generoso



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *