Como manter os profissionais motivados



  

Os líderes têm papel fundamental no processo de motivação dos funcionários. Eles devem estar atentos às situações e utilizar artifícios que motivem a equipe.

O sucesso de uma equipe está relacionado à motivação. Por exemplo,  entrega de relatórios fora do prazo, pouco comprometimento com a Organização e baixa produtividade são fatores que indicam que os funcionários não estão motivados, e isso é muito comum no ambiente corporativo.

A falta de motivação pode acontecer por vários motivos e um dos principais é a falta de desafio para as equipes, assim como, a falta de transparência. Por isso, é fundamental que os líderes proporcionem feedback positivo ou negativo para as equipes, demonstre preocupação com os funcionários, saiba escutar as angustias e os problema e também estabeleçam metas e objetivos para os colaboradores.

Veja também:  Lojas Renner – Como Trabalhar e Enviar Currículo para Empresa

Além disso, também é importante que a empresa elabore planos de avaliação de desempenho e planos de cargos e carreiras, que tenham regras e competências bem claras e objetivas, para que o profissional se sinta motivado e tenha o reconhecimento do seu trabalho. As pessoas devem procurar trabalhar em empresas que se sintam bem e que o seu trabalho é útil para o sucesso da Organização, assim, elas se sentirão motivadas e buscarão desempenhar as suas atribuições com comprometimento.

Desta forma, o empreendedor deve evitar climas de incerteza no ambiente laboral entre os colaboradores. Além disso, o líder da equipe deve estar perto dos colaboradores, e ele pode realizar atividades por meio de palestras, por exemplo, para orientar os trabalhadores.

Veja também:  Magnesita oferece vagas de emprego em Contagem (MG)




Outra dica é fornecer novos desafios e metas para a equipe de trabalho. Mas, devem ser projetos que, realmente, poderão ser cumpridos se as pessoas se esforçarem.  O empreendedor também pode dar flexibilidade de horário de trabalho para os colaboradores, assim, eles podem desempenhar as atividades de acordo com o seu próprio ritmo.

Também é importante fazer pesquisas sobre o clima no ambiente corporativo e fazer a busca de feedbacks, para que fatores que provoquem desmotivação possam ser descobertos e assim poderão ser corrigidos.

Gostou das dicas? Deixe a sua opinião! 

Por Babi



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *